Acompanhe os bastidores da folia, conheça os personagens que fazem a magia acontecer e descubra curiosidades da festa que enche a ilha de cor e som com Any Cometti, comentarista do Carnaval de Vitória

Chocolates e Madalenas: escolas preparam surpresas para ensaios técnicos

Apresentações vão acontecer de terça (24) a quinta-feira (26) e depois recomeçam na próxima semana. A entrada é gratuita!

Vitória
Publicado em 24/01/2023 às 02h00
Baianas da Unidos de Jucutuquara no ensaio técnico de 2022. Crédito: Fernando Madeira
Baianas da Unidos de Jucutuquara no ensaio técnico de 2022. Crédito: Fernando Madeira

Atenção, Sambão do Povo! A avenida vai voltar a ser ocupada pelas escolas de samba! Começam nesta terça (24) os ensaios técnicos, aquele momento de preparação e de treino para os desfiles. É agora que as escolas vão ver se as evoluções de bateria, casais de mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente e alas coreografadas funcionam na avenida.

Já no primeiro dia, nesta terça-feira (24), a Chegou o que Faltava promete adoçar e presentear o público. Com o enredo "O tesouro que faltava", em que a escola fala sobre riquezas do Espírito Santo, os componentes vão distribuir pequenas amostras de um "tesouro". Moedas de chocolates vão ser entregues ao público para ilustrar o enredo. A dica da coluna é: quem quiser pegar os chocolates, tem que ficar bem próximo à pista!

A Jucutuquara também está preparando uma surpresa para o ensaio da quinta-feira (26), como garantiu o diretor de carnaval Armando Chafic. Ele não deu mais detalhes, mas disse que a bateria da Nação, comandada pelo mestre Glaydson Santos, está preparando uma apresentação especial.

Uma dessas surpresas nós descobrimos: a rainha Schyrley Moura está aprendendo a tocar tamborim e vai levar o instrumento para a avenida, tanto para o ensaio técnico quanto para o desfile. Além de ficar ligada na bateria, Schyrley também vai estudar a performance de avenida para a fantasia do desfile. É que, dessa vez, a rainha — que desfilou com um costeiro holográfico no carnaval passado — vai usar uma fantasia com nano cibernética, produzida pelo ateliê Aguiar Marins. Isso quer dizer que algumas peças vão ter programação robótica e movimento próprio. Futurista demais!

Também na quinta-feira (26), a São Torquato vai levar para a avenida uma coreografia especial, em que mulheres que interpretam Madalena do Jucu — da famosa canção de congo gravada por Martinho da Vila — vão interagir com a bateria da escola.

Nos sete dias de ensaios técnicos — serão três nesta semana e quatro na próxima —, a primeira escola a ensaiar será sempre do Grupo A. Depois, para encerrar a noite, virá uma do Grupo Especial. No primeiro dia, teremos Barreiros e Chegou o que Faltava. Já na quarta (25), vêm Mocidade da Praia e Andaraí. São Torquato e Jucutuquara encerram os ensaios desta semana na quinta-feira (26). Lembrando que a entrada é franca! O público pode ocupar livremente as arquibancadas, a área de mesas e os camarotes.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.