Palácio Anchieta, sede do governo Estadual
Palácio Anchieta, sede do governo Estadual. Crédito: Ricardo Medeiros

15 concursos públicos no ES para ficar de olho em 2025

Governador Renato Casagrande vai reforçar os quadros da Segurança Pública com  contratação de policiais penais, militares e civil, além do Iases

Tempo de leitura: 7min
Vitória
Publicado em 09/01/2025 às 11h06

Pelo menos 15 concursos públicos serão lançados até 2025 no Espírito Santo, totalizando mais de 5.500 vagas. As oportunidades estarão disponíveis nos Poderes Legislativo e Executivo estadual, prefeituras e Ministério Público.

O maior volume de vagas deve ser aberto pelo governo do Estado. A área da Segurança Pública será reforçada pelo governador Renato Casagrande (PSB), com a contratação de 600 policiais penais1.052 oficiais investigadores de Polícia Civil, além de 1.026 postos no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

“Vamos abrir também concursos na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Ficamos muito tempo sem processos seletivos para o cargo de soldados, de 2015 a 2018. Agora, precisamos recuperar o tempo perdido e contratar policiais em todas as carreiras da força de segurança e também para agente socioeducativo”, comentou.

O chefe do Poder Executivo ressaltou ainda a recomposição e o fortalecimento do quadro do magistério. Casagrande lembrou que ainda existem muitos contratos temporários na Secretaria de Educação (Sedu), mas a intenção do governo é substituir esses contratos por efetivos.

O edital para o certame da pasta já está publicado. São 1.290 vagas, sendo 940 para professores, 60 para pedagogos e 290 para agentes de suporte educacional. As inscrições podem ser feitas até 21 de janeiro.

“Tem uma regra hoje que a gente não pode ter DT (designação temporária) em algumas atividades. Então, estamos substituindo todos os policiais penais temporários por efetivos. O mesmo ocorre no Iases. Na educação, a gente está autorizado a contratar alguns DTs, mas vamos avançar na contratação de concursados”, ressaltou o governador.

Sobre o concurso da Polícia Civil, Casagrande explicou que o governo aguardava a lei geral ser aprovada para liberar as novas contratações. Com a legislação, o quadro da corporação passa a contar com apenas dois cargos: delegados e oficiais de investigação, este último substitui os cargos de investigador, escrivão e agente.

Há ainda previsão de concurso na área da Saúde. Ao longo dos anos, as contratações de profissionais efetivos são feitas pela Fundação Estadual de Inovação em Saúde (Inova Capixaba), autarquia responsável pela administração de hospitais estaduais.

A fundação assumiu recentemente o Hospital Sílvio Avidos, em Colatina, e vai assumir o Hospital de Cariacica e o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha. “Vai ter mais concursos na área da Saúde”, destacou.

Confira os concursos

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.