A folia está terminando, mas, além das lembranças, as contas provavelmente continuam frescas na memória.
Além de gastos com o próprio carnaval, o período de início de ano é marcado por despesas extras, como IPTU, IPVA, além de rematrícula e material escolar, para quem tem filhos.
O período de férias e festas costuma ser uma épocas em que o descontrole das finanças acontece, principalmente quando não há um planejamento financeiro que considere esses “gastos extras”.
Há quem diga que o ano só começa após o carnaval, então aproveite que “todo carnaval tem seu fim” para se recuperar da ressaca financeira e colocar suas finanças de volta nos trilhos. Saiba que com um pouco de organização e planejamento isso é possível, entenda como:
Além desses 3 passos, outras ações relevantes para manter as finanças em ordem são:
- Anote tudo: registre todos os seus gastos, desde os mais altos até os mais baixos, pois isso te ajudará a ter uma visão clara da sua situação financeira.
- Crie um orçamento: para facilitar o controle dos seus gastos e evitar novas dívidas, defina um orçamento mensal que inclua todas as suas receitas e despesas.
- Defina metas: estabeleça suas metas, seja estudar, viajar, comprar a sua casa. Isso certamente será um diferencial para te ajudar a manter o foco e economizar.
Organizar suas finanças não é uma tarefa fácil, mas é possível. Sacuda o glitter e aproveite que “o ano começou” para fazer o seu planejamento financeiro e manter suas finanças no azul.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.