O prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2023/2024 se encerra no dia 31 de maio de 2024. Vejo com muita tristeza como muitas pessoas postergam a entrega. Mudar o olhar sobre o Direito Tributário e sua razão de existir é importante para o sucesso financeiro.
Esse momento fornece oportunidades de análise fiscal, monetária e patrimonial. Há pessoas que sequer checam as informações enviadas pelo contador. A responsabilidade é do cidadão, pessoa física, titular do CPF.
Em cima da análise do resultado final da DIRPF ocorre uma conscientização do que pode ser melhorado. Como exemplo de análises interessantes podemos citar: houve aumento patrimonial de um ano para o outro? Quanto renderam os investimentos em um ano? Posso aproveitar melhor as deduções dentro do que a lei permite? Posso começar a contribuir para uma Previdência Privada do tipo PGBL? Houve diminuição de dívidas? Posso aumentar os rendimentos com renda passiva?
Mudar o olhar sobre esse momento tão importante permite ao cérebro voar em análises de incremento da qualidade de vida que pode ser fornecida pelo aumento da restituição e diminuição do imposto a pagar. Foram muitos os clientes que começaram a investir em fisioterapia, médico e dentista após a demonstração prática do benefício fiscal. Muitos enxergaram a importância de pedir recibo e nota fiscal para abater na declaração e ainda deduzir mais gastos.
Faltando quatro dias para o encerramento do prazo, fica o convite e o pedido para que a devida atenção seja dispensada a essa fase no ano. Por experiência, garanto que sua vida financeira ganhará um novo rumo com sua análise honesta e detalhada de cada linha que está na declaração. E, além disso, você agregará um valor inestimável dentro do seu ser cidadão.
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.