Formada em Ciências Contábeis pela Ufes, com MBA em Controladoria e Finanças e certificações em metodologias ágeis e métricas de produtos. Atua há mais de 18 anos no setor bancário, com experiência em gestão de produtos e projetos. Atualmente, lidera a área de Inovação em Meios de Pagamento e Investimentos do Banestes

Black Friday: 5 dicas para desviar dos golpes e aproveitar as ofertas

Confira orientações para ir às compras na temporada de descontos sem descuidar da segurança

Vitória
Publicado em 19/11/2024 às 08h30
Black Friday, oferta, consumo, venda, comércio
É preciso ter cuidados com links suspeitos para não cair em golpes na Black Friday. Crédito: Shutterstock

Black Friday está chegando e, com ela, a oportunidade de garantir produtos e serviços com descontos. Mas cuidado! Aproveitar os descontos para fazer compras que já estavam previstas é uma boa oportunidade, mas é importante estar preparado financeiramente para não comprometer sua saúde financeira e ter atenção redobrada para não cair em armadilhas. Afinal, nessa época, os fraudadores também aproveitam para aplicar golpes.

Para aproveitar as ofertas sem preocupações, fique de olho nessas dicas:

1 - Pesquise preços antes da Black Friday

Não se deixe enganar por falsos descontos. Compare os valores do produto que você deseja em diferentes lojas e monitore o histórico de preços para ter certeza de que a oferta é realmente vantajosa. Assim, você evita adquiri-lo com preços superfaturados e descontos enganosos, o famoso “metade do dobro”.

2 - Cuidado com links suspeitos e phishing

Desconfie de ofertas recebidas por e-mail, SMS ou redes sociais, especialmente se vierem de remetentes desconhecidos. Esse tipo de golpe é chamado de phishing e é um dos mais comuns da internet.

Nunca clique em links suspeitos, nem forneça seus dados pessoais ou bancários em sites não confiáveis. Verifique sempre se o site possui certificado de segurança (https://) e se o endereço do site (URL) é o oficial da loja.

3 - Prefira métodos de pagamento seguros

Sempre verifique se o site permite o pagamento com cartão de crédito, pois normalmente sites falsos priorizam pagamento por boleto e Pix. Se for realizar pagamento usando boleto, verifique sempre o nome do emissor e o valor do boleto. Se optar por pagar com Pix, confira atentamente os dados do recebedor antes de confirmar a transação.

4 - Atenção às informações do vendedor

Antes de comprar, verifique a reputação da loja on-line. Consulte sites como o Reclame Aqui para saber a avaliação de outros consumidores e se a empresa responde as reclamações. Busque informações sobre o CNPJ, endereço físico e telefone da loja para garantir que ela realmente existe.

5 - Desconfie de ofertas "imperdíveis"

Se a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é um golpe. Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado e de produtos com estoque limitado ou prazo de validade próximo. O barato pode sair caro!

A Black Friday é uma ótima oportunidade para economizar, mas com atenção para não cair em armadilhas. Aproveite para adquirir produtos que estejam previstos no seu orçamento e aproveite os descontos, sem descuidar da segurança.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Black Friday Comércio Golpe Comércio eletrônico

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.