Formada em Ciências Contábeis pela Ufes, com MBA em Controladoria e Finanças e certificações em metodologias ágeis e métricas de produtos. Atua há mais de 18 anos no setor bancário, com experiência em gestão de produtos e projetos. Atualmente, lidera a área de Inovação em Meios de Pagamento e Investimentos do Banestes

Cartão de crédito: saiba como cancelar uma compra

Veja como realizar o cancelamento de compras no seu cartão de crédito nos casos de desistência ou transações não reconhecidas

Vitória
Publicado em 08/10/2024 às 08h11
Programa de Regularização Financeira tem opção de parcelamento com cartão de crédito
Há opções para cancelar compras no seu cartão de crédito, incluindo casos em que você não reconhece a transação. Crédito: OAB/ES/ Divulgação

Quem nunca fez uma compra e se arrependeu, seja porque o produto não atendeu às expectativas, seja porque encontrou uma oferta melhor?

A boa notícia é que, para compras feitas no cartão de crédito, há algumas possibilidades para cancelar e evitar mais dores de cabeça, incluindo os casos em que você não reconhece a transação. 

O Código de Defesa do Consumidor garante esse direito, tanto para transações realizadas online quanto compras em lojas físicas. No entanto, existem algumas regras para efetuar o cancelamento.

Para compras on-line, o prazo para solicitar o cancelamento, sem justificativa, é de até 7 dias corridos após o recebimento do produto. Já em lojas físicas, a política de cancelamento varia: algumas oferecem trocas ou devoluções, mas o cancelamento não é obrigatório se o produto não tiver defeito.

Fique atento às regras e veja como cancelar uma compra no cartão de crédito:

  1. 01

    Entre em contato com a loja

    O primeiro passo é contatar a loja onde você fez a compra, seja on-line, seja  física. Explique a situação, informe seu desejo de cancelar e guarde o número de protocolo do atendimento.

  2. 02

    Fale com a administradora do seu cartão de crédito

    Caso não consiga resolver com a loja, entre em contato com a administradora do seu cartão de crédito. Detalhe a situação e forneça os documentos, como e-mails de confirmação de compra, comprovantes de entrega e recibos de pagamento. A administradora do cartão poderá auxiliar no processo de cancelamento, principalmente em casos de cobrança indevida ou fraude, através do processo de chargeback, que permite contestar a compra e solicitar o estorno do valor pago.

  3. 03

    Faça um registro no Órgão de defesa do consumidor

    Caso os passos anteriores não resolvam o problema, registre uma reclamação em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

DICAS IMPORTANTES 

  • Leia atentamente a política de cancelamento da loja antes de finalizar a compra;
  • Documente todos os contatos, guardando e-mails, comprovantes de compra e números de protocolo;
  • Em caso de dúvidas, consulte o Procon ou outros órgãos de defesa do consumidor.

Se você identificar algo errado na sua fatura, como uma cobrança indevida, contate imediatamente a administradora do seu cartão. Assim, você evita gastos indesejados e mantém a saúde do seu bolso.

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