Formada em Ciências Contábeis pela Ufes, com MBA em Controladoria e Finanças e certificações em metodologias ágeis e métricas de produtos. Atua há mais de 18 anos no setor bancário, com experiência em gestão de produtos e projetos. Atualmente, lidera a área de Inovação em Meios de Pagamento e Investimentos do Banestes

Imposto de Renda 2024: reta final para envio das declarações

Fique atento ao prazo e saiba como ficar em dia com o Leão

Vitória
Publicado em 07/05/2024 às 11h56

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 termina neste mês: você tem até o dia 31 de maio para regularizar sua situação.

Receita Federal espera receber cerca de 43 milhões de declarações em 2024. Até às 10h do dia 6 de maio, já foram entregues 21.503.653 declarações, o que representa 50% do total previsto.

Neste ano, a declaração pré-preenchida está disponível para todos os contribuintes, facilitando o processo e diminuindo as chances de cair na malha fina. Mas atenção: é fundamental revisar as informações antes do envio.

Prazo para enviar a declaração do IR termina em 31 de maio. Crédito: Agência Brasil
Prazo para enviar a declaração do IR termina em 31 de maio. Crédito: Agência Brasil

Se você ainda não fez a sua declaração, se organize, pois ainda está em tempo. O que você precisa saber:

Documentos:

  • Última declaração do IR
  • Documentos pessoais e CPF dos dependentes (se houver)
  • Informe de rendimentos (empresa e instituições financeiras)

Como declarar: 

  • Programa da Receita Federal: disponível para download no computador ou online (site da RFB, app Meu Imposto de Renda ou eCAC). 
  • Declaração pré-preenchida: disponível para quem tem cadastro no Gov.br (nível prata ou ouro). Saiba mais sobre o Gov.br e os serviços disponíveis: (https://www.agazeta.com.br/dinheiro/isis-parteli/conheca-o-aplicativo-govbr-e-acesse-servicos-sem-enfrentar-filas-0822.

Dicas importantes: 

  • Confirme as informações da declaração pré-preenchida: revise tudo e faça as alterações necessárias. 
  • Informe seus dados bancários para receber a restituição: use o Pix CPF para mais agilidade e segurança. 
  • Envie a declaração no prazo: evite multas e a malha fina. A multa prevista é de R$ 165,74 (sem imposto a pagar) ou 1% ao mês sobre o imposto devido (com imposto a pagar), limitado a 20%.

O ideal é concluir todo o processo de envio da declaração até a data limite, para não correr risco de tomar multa ou cair na malha fina. No entanto, se o prazo limite estiver próximo você ainda tiver pendências, pode enviar a declaração mesmo assim e retificá-la posteriormente.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Imposto de Renda Isis Parteli dinheiro Declaração do Imposto de Renda

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.