Acidente em Vila Velha: fiscalização não pode dar trégua para vans escolares

Um veículo escolar, com algumas irregularidades, circula pela Grande Vitória sem ser "incomodado" pela fiscalização. Até que um acidente grave acontece. Transporte escolar não pode contar com a  sorte, precisa garantir segurança

Publicado em 22/05/2024 às 01h00
Van escolar caiu de barranco em Vila Velha
Van escolar caiu de barranco em Vila Velha. Crédito: Fernando Estevão

As imagens da van escolar despencando de um barranco no bairro Alvorada e indo parar, tombada, na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, ficam ainda mais atordoantes quando nos damos conta de que a maioria dos ocupantes eram crianças a caminho da escola. O aperto no peito é imediato.

E o que também causa assombro é constatar que pessoas resolvam prestar esse serviço, tão importante para pais, mães e familiares dos alunos, de forma clandestina, sem preocupações mínimas com a segurança. Não há excesso de burocracia nem falta de dinheiro que justifique que um veículo circule pela cidade, repleto de crianças, sem autorização para tanto, como confirmou o Detran à reportagem da Gazeta.

Por sorte, as seis crianças e o motorista não ficaram feridos com gravidade, como a imagem impressionante da queda poderia sugerir.  Mas uma empresa que coloque tantas crianças sob a sua responsabilidade não pode contar com a sorte: é imprescindível que cumpra todas as exigências da legislação.

De acordo com informações da Guarda Municipal da Vila Velha, os pneus da van estavam bastante desgastados e o freio quebrou durante o acidente. Indícios de que a manutenção poderia não estar em dia. A apuração do acidente também vai poder avaliar se houve direção imprudente ou negligente, o que reforça que motoristas profissionais, sobretudo no transporte escolar, devem ter uma conduta ao volante cercada de ainda mais segurança.

Fato é que um veículo escolar, com algumas irregularidades, circulava pela Grande Vitória sem ser "incomodado" pela fiscalização. Todo mundo sabe, inclusive as autoridades de trânsito, onde e quando encontrar essas vans: a realização periódica de blitze nas redondezas das escolas seriam suficientes para flagrar vans irregulares e garantir mais segurança aos alunos. A fiscalização não pode dar trégua.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Detran Educação Vila Velha trânsito Fiscalização

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.