Quando o consumidor vai se sentir seguro ao atender ligações telefônicas?

É de se espantar que, em pleno 2024, com tanta tecnologia disponível, as operadoras de telefonia não sejam capazes de garantir mais segurança aos seus usuários

Publicado em 30/04/2024 às 01h00
Celular
Homem usando celular. Crédito: Pixabay

Há dois sentimentos que se tornaram predominantes quando se atende a uma ligação telefônica:  raiva pela importunação ou medo de estar sendo alvo de um golpe. Em ambas as situações, o consumidor constata o nível de insegurança que passou a existir em uma ação que costumava ser banal e inofensiva.

Sobre as importunações, sobretudo nos casos em que disparos em massa de ligações oferecem produtos e serviços sem que eles tenham sido solicitados, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou um novo protocolo, a partir de 1º de junho, que promete reduzir os abusos.

A partir dessa data,  as empresas de telemarketing terão de ajustar novamente o tempo de duração dessas ligações. Atualmente, são consideradas chamadas curtas aquelas com até 3 segundos. Com as novas regras, serão consideradas curtas as chamadas de até 6 segundos, com desligamento na origem ou no destino. A agência reguladora detectou uma manobra dessas empresas para escaparem da regra anterior: a ampliação do tempo sem diálogo.

Outra mudança é que a  própria Anatel poderá determinar o bloqueio da linha, caso ela identifique que a ligação é abusiva. Desde 2019, medidas como a criação da plataforma "Não me perturbe" tentam reduzir os transtornos aos consumidores. 

Mas se as chamadas de telemarketing são um transtorno, as que tentam aplicar golpes podem colocar em risco os mais desavisados. Nos últimos meses, se proliferaram as ligações falsas de bancos, com a abordagem da compra não reconhecida. Uma falsa central telefônica, que consegue camuflar o número real das instituições bancárias.

Em novembro do ano passado, a Anatel determinou a suspensão de vendas de números 0800 no  período de 30 dias pelas operadoras para reprimir os golpes das falsas centrais de atendimento, que se beneficiam do uso irregular desses serviços.  Em dezembro, a própria Anatel foi usada como fachada para um golpe, no qual entrava em contato consumidores sugerindo a mudança de operadora, algo que a agência reguladora não faz e não está autorizada a fazer.

Ora, é de se espantar que, em pleno 2024, com tanta tecnologia disponível, as operadoras de telefonia não sejam capazes de garantir mais segurança aos seus usuários. Golpistas conseguem camuflar números sem que haja qualquer tipo de barreira. É preciso avançar em segurança, e a  agência reguladora deve exigir isso das empresas. A avalanche de ligações falsas mostra que os golpistas ainda estão muito à frente das autoridades. 

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