Número de faltosos é o menor da história, avalia ministro
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que cerca de 1,2 milhão de faltosos representam 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. “Deu tudo certo, foi tudo perfeito, funcionou tudo bem. Tivemos a mais baixa abstenção da história”, avaliou
Mãe e filho no Enem
A jornalista Francineide Martins Ferreira, de 46 anos, está fazendo o Enem para ingressar no curso de Psicologia. Já o filho Lucas Ferreira Salatiel, de 15 anos, e estudante do ensino médio faz o Enem como treineiro. Eles foram uns dos últimos a saírem do primeiro dia de provas em Goiabeiras. "O tema da redação foi simples, poderiam ter outras coisas para abordar. A prova teve questões muito contextuais o que ajuda a gente como eu que já está fora da escola há bastante tempo. Foi cansativo tanto para ele quanto para mim", disse.
Trânsito intenso na saída dos locais de prova
Maioria dos candidatos saiu ao fim do horário de realização do primeiro dia de provas em uma faculdade particular em Goiabeiras, Vitória. Com isso, trânsito é complicado no local.
Fim do primeiro dia do Enem
Conforme programado pelo Inep, às 19h foi encerrada a aplicação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo (3), o teste contou com a prova de redação, que teve como tema a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". No próximo, dia 10, os candidatos voltam às salas para as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Esperando o caderno de prova
Candidatos que já tinham terminado, mas aguardavam o horário para sair com o caderno de provas, congestionam as saídas de faculdade que funciona como local de aplicação do exame neste domingo (03)
Mais de cinco horas sentado
Na tentativa de entrar para o curso de Relações Internacionais, Guilherme Nunes, de 17 anos, classificou a prova do Enem como exaustiva. "É bastante cansativo ficar quase cinco horas sentado fazendo a prova. A parte que mais pegou mesmo foi a redação. Foi uma surpresa esse tema. Durante todo o ano os professores mostraram vários temas que poderiam cair para gente estudar, e esse não foi apresentado nas aulas. Foi um tema bastante surpreendente mesmo, mas, deu para desenvolver uma boa redação sim".
Quase no fim
Faltando pouco mais de trinta minutos para o fim do primeiro dia de provas, boa parte dos candidatos já saíram e os últimos começam a deixar o local de aplicação de exames em Goiabeiras, em Vitória.
Apreensiva e na torcida pelo filho
A empresária Marlene Moreira, aguardou pelo filho José Geraldo Bermudes Neto, de 19 anos, que está fazendo o Enem pela segunda vez, e tentando uma vaga para o curso de medicina. "Ele se preparou bastante na escola e em casa, estudando muito também. O coração fica apertado, na mão, não tem como você não ficar assim, apreensiva. Estou 100% na torcida para ele e por ele".
"Democratização do acesso ao cinema no Brasil" é tema de Redação
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano tem como tema a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, divulgou o tema às 13h59 deste domingo (3).
Calor: termômetro em local de prova marca 35ºC
O termômetro que fica dentro do campus da Faesa, em Vitória, onde diversos candidatos do Enem fazem prova neste domingo (3), estava marcando 35ºC no início da tarde.
Vídeo: candidatos correm para conseguir entrar em local de prova
Os candidatos que chegaram em cima da hora a local de prova, em Vitória, correram para conseguir pegar o portão aberto e garantir entrada no local para fazer a prova, que será aplicada às 13h30.
Candidata chega para prova após fechamento do portão
Uma candidata chegou ao local de prova, em Vitória, poucos segundos depois do portão fechar e ficou de fora da prova neste domingo (3). Os portões dos locais de prova foram fechados às 13h, e as provas serão aplicadas às 13h30.
Rua de Lazer com horário reduzido
Para garantir a fluidez no trânsito e evitar transtorno para os candidatos, a Prefeitura de Vitória reduziu o tempo de bloqueio na orla de Camburi. A avenida, que fica fechada para carros aos domingos, de 7h às 15h, hoje ficou fechada apenas até 11h.
Contagem regressiva para fechamento dos portões
Atenção! Faltam menos de 10 minutos para o fechamento dos portões dos locais de prova do Enem, que será às 13 horas.
Corredor para desejar boa prova a candidatos
Vestidos de azul e segurando balões, universitários se concentraram na entrada do campus da Faesa, em Vitória, distribuíram abraços e fizeram um corredor para desejar boa prova aos candidatos do Enem.
Fé para fazer boa prova
Candidata faz oração antes de entrar no local de prova. No Espírito Santo, o horário de fechamento dos portões nos locais de prova será às 13h.
Superação
João Antônio Cipreste, de 17 anos, machucou o pé na quinta-feira e teve dificuldade para conseguir chegar no local de prova. "Estava em casa e escorreguei. O pé deu problema. Mas não vai atrapalhar na hora da prova. Só foi ruim pra chegar", relatou o candidato, que vai tentar medicina.
Movimentação de candidatos para a prova do Enem no ES
Estudante se emociona ao chegar para a prova
A estudante Juliana Traba, de 17 anos, se emocionou ao chegar no local de prova, na Faesa, em Vitória. "É muita pressão, é um momento muito importante pra todo mundo".
Horários de abertura e fechamento dos portões
No ES, o horário de abertura dos portões nos locais de prova será ao meio-dia. O fechamento será às 13h. Falta pouco para a abertura. Fique ligado!
Local de prova já está lotado de candidatos
Um dos locais de prova do Enem, o campus da Faesa, na Avenida Vitória, em Vitória, já está lotado de candidatos.
Universitários distribuem abraços a candidatos do Enem
No campus da Faesa, em Vitória, um grupo de 40 universitários distribui abraços e mensagens de incentivo para os candidatos. Ana Karoline, estudante de arquitetura, é membro do projeto voluntário. "Já chorei muito em provas do Enem e não quero que eles passem por isso. Vim aqui pra falar que vai dar tudo e pra eles não ficarem nervosos", contou.
Estudante chega mais cedo por medo de atraso
Com medo de se atrasar, a estudante Larah Lethicia Dias, 16 anos, saiu mais cedo de casa e também chegou ao local de prova, na Faesa, cerca de uma hora antes do portão ser aberto (abertura será às 12h). "Domingo é muito difícil para pegar ônibus", comentou.
Mudança na hora do celular faz estudante chegar mais cedo
A estudante Juliana Kelly Lima, de 17 anos, ficou confusa com a mudança na hora e também chegou antes do horário que havia planejado. Ela vai fazer a prova no campus da Faesa, em Vitória. "Acho que isso pode prejudicar e deixar alguns candidatos nervosos", comentou.
Candidatos começam a chegar a locais de prova
Candidatos que vão fazer prova do Enem neste domingo (3) já começam a chegar aos locais de prova. Já tem movimentação de pessoas no campus da Faesa, na Avenida Vitória, em Vitória
Mudança no horário de celular confunde candidata
Maria Inês Protásio, de 54 anos, chegou mais de uma hora antes o início da abertura dos portões ao campus da Faesa, na Avenida Vitória, em Vitória, seu local de prova. Ela disse que ficou confusa por causa da mudança na hora do celular – smartphones Android tiveram o horário adiantado em uma hora. "Fiquei com medo de me atrasar e ainda com receio de pegar trânsito. Por isso, decidi vir mais cedo", contou a candidata que quer cursar Direito.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
Entre para receber conteúdo exclusivo.
A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.