Gabarito extraoficial das provas do 1º dia
O resultado oficial deverá ser liberado até o dia 27 de janeiro, mas você pode conferir o gabarito extraoficial das quatro provas - amarela, azul, branca e rosa -, divulgado pelo UP Centro Educacional.
Prova de Ciências Humanas "mais tradicional", avaliam professores
Enquanto a prova de Geografia trouxe questões de geologia que exigiram conhecimentos mais específicos do candidato, a prova de História não abordou temas que são pertinentes ao segundo ano do Ensino Médio. Essa é a avaliação que os professores do UP Centro Educacional fazem da prova de Ciências Humanas.
Professores analisam prova de Linguagens e Códigos
Professores do UP, Grijó, Marcela, Gina, Murilo, Beatriz, Paulo, Ana Paula e Valladares, avaliam que a prova de Linguagens surpreendeu positivamente. Apontam ques, diferente dos anos anteriores, neste exame houve um equilíbrio entre o cânone e o popular. Para eles, o exame evidenciou a proposta do Ensino Médio, que é expor ao aluno o que se produziu em termos literários em outras épocas.
"Redação foi pertinente", avalia professora
Com o tema "o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", a redação do Enem 2020 foi considerada pertinente pela professora Ana Paula Oliveira. "Não pode ser considerada uma prova difícil. Os alunos que estavam atentos aos temas atuais, em algum momento passaram por ele. Surpreende muito menos que o tema do ano passado", avalia.
Mais da metade dos inscritos falta ao Enem
Em meio a um momento crítico da pandemia do novo coronavírus no país, o Enem teve recorde de faltas neste primeiro dia de prova. Dos 5,7 milhões de inscritos, mais de 51% não compareceu ao exame. Antes, o maior índice havia sido o de 2019, quando os faltosos representaram 23,7% dos candidatos esperados. Ainda assim, o ministro da educação, Milton Ribeiro, classificou a prova de hoje como um sucesso.
MEC fará balanço do primeiro dia do Enem 2020
Por meio das redes sociais, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou que fará um balanço do primeiro dia de aplicação da prova do Enem 2020, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). A transmissão poderá ser acompanha ao vivo pelo canal oficial do Inep no Youtube, a partir das 20h.
1º dia de prova do Enem 2020 encerrado
Depois de 5 horas 30 minutos de duração, a aplicação da prova regular do Enem 2020 terminou. Neste domingo (17), o exame contou com 45 questões de ciências humanas, 45 questões de linguagens e códigos e a redação. A folha de respostas tinha que ser totalmente preenchida até as 19h.
Mais de 5 mil candidatos solicitaram reaplicação
De acordo com o ministro da educação, Milton Ribeiro, mais de 5 mil candidatos inscritos no Enem 2020 já entraram com um pedido de reaplicação da prova por estarem com sintomas de doenças respiratórias. Se as solicitações forem aceitas, os estudantes farão o exame nos dias 23 e 24 de janeiro. As informações foram obtidas pelo G1.
Veja alguns dos assuntos abordados nas questões
A escravização de chineses, a Insurreição Pernambucana, a independência dos Estados Unidos da América, a Revolução Francesa e as reformas macroeconômicas feitas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso foram alguns dos assuntos abordados pela prova do Enem 2020. Além da desigualdade de gênero, que foi tratada em uma questão que trazia a diferença salarial entre o Neymar e a Marta, ambos jogadores da Seleção Brasileira de futebol. As informações são do G1.
Estudante pode sair com caderno de questões
A partir deste momento, os participantes do Enem podem sair dos respectivos locais de prova com o caderno de questões. A aplicação da prova já está na reta final: faltam apenas 30 minutos para o encerramento.
Covid-19: veja prazo para enviar laudo de infecção
Quem teve sintomas ou acabou infectado pela Covid-19 neste final de semana e precisou faltar no Enem deve ficar atento ao prazo: os exames e o laudo médico comprovando a condição de saúde devem ser enviados entre os próximos dias 25 e 29 de janeiro. Os pedidos de reaplicação da prova devem ser feitos pela Página do Participante. Caso sejam atendidos, os candidatos prestarão a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro. Veja todas as orientações aqui.
Candidatos barrados por causa de lotação
Diversos estudantes do país relataram ter sido impedidos de fazer o Enem com a justificativa de que as salas já estavam com a capacidade máxima de participantes. Em Mogi das Cruzes (SP), cerca de 60 pessoas teriam sido barradas em uma escola. Situação semelhante também aconteceu em Pelotas (RS). A instrução dada pelos ficais de prova era que os alunos entrassem em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Impressão dos estudantes sobre a redação
Na redação do Enem 2020, os estudantes tiveram que escrever sobre "o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". O tema foi considerado "complicado" pela estudante Iara Rocha, de 17 anos. Já o capixaba Marlon Luiz, de 20 anos, achou a proposta "interessante".
"Prova muito difícil", opina estudante capixaba
A estudante Victoria Avides, de 16 anos de idade, achou a prova muito difícil e confessou que acha que não teve um bom desempenho.
Desclassificada por causa do despertador
A estudante Nayara Gonçalves, de 19 anos, acabou eliminada do Enem devido ao despertador do celular, que tocou durante a realização da prova. Desclassificação está prevista no edital do exame.
Capixaba presta o Enem há sete anos
Estudante do curso de Educação Física, Leonardo Luiz (22) faz o exame há sete anos para testar os conhecimentos e o nível de exigência da prova.