sdasdasdasd
Agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão reforçar o policiamento na Região Metropolitana do Blém (PA), pelos próximos 90 dias
Cenas dos debate da TV Gazeta
teste video
Agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão reforçar o policiamento na Região Metropolitana do Blém (PA), pelos próximos 90 dias
Agentes da Força Nacional de Segurança
Agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão reforçar o policiamento na Região Metropolitana do Blém (PA), pelos próximos 90 dias
Enem 2022: fim da cobertura em tempo real
Após quase nove horas de cobertura, o tempo real de A Gazeta sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 chega ao fim. Ainda neste domingo (20), haverá a divulgação de um gabarito extraoficial e de vídeos com comentários da prova feitos por professores parceiros no nosso site. Obrigada pela audiência e boa noite!
Saída dos candidatos dos locais de prova
Minutos depois do fim da prova, houve uma intensa movimentação de pessoas em frente a uma faculdade particular de Vitória. Ao todo, foram 90 questões que os candidatos tiveram que responder em até cinco horas de exame. Os portões dos locais de aplicação se abriram às 12h e fecharam às 13h. A prova teve início às 13h30 e seguiu até às 18h30.
Sonho de mãe para filho
Cursando o primeiro período de Medicina, a estudante Danielle Moraes de Oliveira Moura, de 40 anos, levou o filho João Victor de Oliveira Moura, de 10, para fazer o Enem junto com ela neste domingo (20), no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória. O adolescente realizou a prova como treineiro e quer fazer o mesmo curso da mãe. "Prova cansativa. Coloquei ele para fazer logo, desde agora, para pegar o ritmo”, comentou Danielle.
Fim do 2º dia de prova do Enem
Cinco horas e meia após o fechamento dos portões, está encerrado o 2º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Amizade do lado de fora: mães esperam filhos
A arquiteta Tânia Gonçalves e a diretora de franquias Andréia Neves se conheceram no primeiro dia de prova e estão aguardando os filhos juntas, mais uma vez, do lado de fora de uma faculdade em Vitória. "É a segunda prova, segunda oportunidade para concluir o Enem. Que nossos filhos sejam bem sucedidos na vida. E estou aproveitando a saída dos filhos para colocar o papo em dia com essa nova amizade que fiz aqui”, disse Tânia.
Enem: 30 minutos para o fim do 2º dia
Faltam apenas 30 minutos para o fim do 2º dia de Enem. A partir de agora, os candidatos poderão sair dos locais de prova com o caderno de questões.
Saiba quando saem os gabaritos oficiais do Enem e como consultar
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a previsão é que o gabarito oficial do Enem seja publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas, isto é, até o dia 23 de novembro, junto com os cadernos de prova, na página do Inep. Apesar de os gabaritos oficiais serem divulgados ainda neste mês, não há uma data definida para publicação dos resultados individuais de cada candidato. Lembrando que A Gazeta divulgará um gabarito extraoficial e vídeos com comentários da prova feitos por professores parceiros até o final da noite deste domingo (20).
Enem: 1 hora para o fim do 2º dia de prova
Falta apenas uma hora para o fim do 2º dia de prova do Enem. O exame traz neste domingo (20) questões de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (física, química e biologia). A partir de 18h, os candidatos poderão sair dos locais de prova com o caderno de questões.
Número de faltosos chama atenção
A grande quantidade de faltosos neste segundo e último dia de provas chamou a atenção de alguns candidatos. É o caso da atendente Yasmin Miranda, de 21 anos, que fez o Enem deste domingo (20) no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória. "Na minha sala teve 12 pessoas que faltaram. Muitas salas vazias. Média de 15 candidatos na sala, muita vazia. Passando pelo corredor dava pra ver que estava bem mais vazia do que na semana passada", ressaltou. Ela contou ainda que havia uma "cola" com algumas fórmulas em sua sala, possivelmente usada por alunos do próprio colégio, mas que logo foi tampada pelos aplicadores.
Enem: uma hora para candidatos saírem com caderno de questões
A partir das 18 horas, os candidatos poderão sair dos locais de prova com o caderno de questões. O término da prova está previsto para 18h30.
Treineiro testa ritmo da prova pela primeira vez
Com o sonho de cursar Medicina, o estudante Miguel Feltmann, de 14 anos, pretende fazer o Enem todos os anos, até terminar o ensino médio. De acordo com ele, é importante entender o ritmo da prova e quais temas são mais cobrados, com o intuito de garantir uma vaga na faculdade onde quer estudar. “Eu acho importante fazer como treineiro, para você ir acostumando e não ficar nervoso quando for fazer para valer”, opinou Miguel, que está no 8º ano do ensino fundamental. O adolescente fez a prova pela primeira vez no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, Vitória.
Enem: 2 horas para o fim do 2º dia de prova
Faltam apenas duas horas para o fim do 2º dia de prova do Enem. O exame traz neste domingo (20) questões de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (física, química e biologia). A partir de 18h, os candidatos poderão sair dos locais de prova com o caderno de questões.
Questões abordam Covid-19, uso de placas solares e eletromagnetismo
Professores de cursinhos que fizeram a prova destacaram, entre os conteúdos escolhidos, as questões sobre a pandemia de Covid-19 e o uso de placas solares para a produção de energia. Essa foi a primeira vez que a crise sanitária apareceu na prova de Ciências da Natureza do Enem. Na avaliação deles, a prova de física também não trouxe surpresas, com questões de ondas, estática, colisões e eletromagnetismo.
"Prova estava dificílima", afirma aposentado
Quem achou a prova deste domingo (20) complicada foi o aposentado e estudante de Zootecnia Ueber Chaves, de 67 anos. Essa já é a terceira vez que ele faz o Enem. “A prova estava dificílima, principalmente Matemática. Mas espero me sair bem. Na semana passada, as provas estavam mais tranquilas”, destacou Ueber, que fez o exame no Centro Universitário Salesiano, em Forte São João, Vitória.
Formato digital é mais prático, acredita candidato
Na quarta vez em que faz o Enem, o aluno de Nutrição John Áquila, de 19 anos, que pretende cursar Odontologia no futuro, optou por realizar a prova no formato digital no Centro Universitário Salesiano, em Forte São João, Vitória. “O formato digital é mais prático, você não corre o risco de errar o gabarito. Eu prefiro bem mais do que o tradicional formato em escrever”, disse John.
Aluna não viu dificuldade nas questões
A candidata Keila Viana, de 20 anos, que fez a prova na faculdade Multivix, em Vitória, avaliou o segundo dia do Enem como "tranquilo". As questões, de acordo com ela, não estavam tão difíceis. "Acho que fui bem. Para mim, não foi difícil. Quem estudou o básico da Matemática e das Ciências (da natureza) ia fazer tranquilo. Não achei uma coisa tão complexa", avaliou.
Candidato faz prova em duas horas e avalia: "Bastante pegadinha"
O candidato Gabriel Gomes Alves foi o primeiro aluno a sair da faculdade Multivix, em Vitória, neste domingo (20). Segundo ele, a prova podia deixar em dúvida quem não se preparou ao longo do ano. "Tinha bastante pegadinha. Precisava analisar bem as questões, porque dava para confundir. Eu me preparei um pouquinho, mas teve algumas questões que me deram bastante dúvida", afirmou.
Enem: candidatos podem deixar local de prova a partir das 15h30
Os candidatos só podem sair do local de prova duas horas depois do início do exame – ou seja, às 15h30. O aluno que sair nesse horário não poderá levar o caderno de questões para casa. É possível sair com a prova (sem o gabarito) apenas 30 minutos antes do fim, às 18h.
Vizinhas (e amigas) vão juntas fazer Enem
As amigas e vizinhas Millena Vieira Boldrini e Eduarda Conceição Nascimento, ambas de 17 anos, saíram de Santa Marta, em Vitória, para fazer o Enem no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, também na Capital capixaba. As candidatas afirmaram estar nervosas e preocupadas com a prova deste domingo (20). Millena, que pretende cursar Direito, acredita que tenha se saído bem na semana passada. Já Eduarda ainda não decidiu em qual faculdade entrar. “Estou na dúvida entre Ciências Biológicas e Oceanografia. Estou bem nervosa para a prova”, afirmou.
"Mais tranquila por não ter redação", diz jovem
Noemi Marin, de 23 anos, quer cursar Biologia. Neste segundo dia de prova, a jovem não estava nervosa. "Estou mais tranquila já que não tem redação. Com Matemática dá para lembrar das teorias e fórmulas", afirmou. Ela foi acompanhada da mãe, Tatiana Santos, de 43 anos, até a Escola Elzira Vivacqua dos Santos, em Jardim Camburi, Vitória. "A calmaria dela me acalma", ressaltou a mãe.
Correria nos últimos segundos antes de portões fecharem
Na Faesa, em Monte Belo, Vitória, quem estava no entorno da unidade deu forças a estudantes que chegaram nos últimos segundos antes dos portões fecharem. Um aluno, que correu pela ladeira, foi aplaudido ao entrar. Confira:
Universitária faz Enem pela 3º vez para testar conhecimentos
Mesmo já cursando Medicina, a universitária Lara Bessa, de 19 anos, foi até a Multivix em Goiabeiras, Vitória, para fazer a prova neste domingo (20). É a terceira vez que a jovem faz os exames para, segundo ela, testar os conhecimentos.
Falta de documentos faz dois perderem prova
No Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória, dois alunos não puderam fazer a prova neste domingo (20) porque esqueceram o documento em casa. Um deles teria apresentado um documento digital, mas não foi aceito. Eles não quiseram dar detalhes à reportagem.
Provas do Enem 2022 começam agora
Neste momento, às 13h30, é dada a largada para o sonho de muitos estudantes. Eles começam a fazer as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (química, física e biologia) e questões de Matemática e Suas Tecnologias.
"Espero uma prova justa para todos", diz jovem
Pâmella Waiyn, de 19 anos, foi fazer a prova na Faesa, em Vitória. Ela quer cursar Medicina e espera uma prova acessível para os participantes. “Eu espero que a prova realmente seja justa para nós, né? Uma prova que cobre da gente aquilo que de fato a gente estuda”, disse.
Irmãos e amigos na torcida por estudante
Acompanhada dos irmãos e dos amigos, a estudante Beatriz Fischer, de 19 anos, chegou para o segundo dia mais animada. A jovem falou que a companhia deles faz com que ela vá para a prova se sentindo acolhida, amada e menos nervosa. "Tenho interesse em fazer Medicina Veterinária e confio que Deus vai me ajudar", disse, antes de entrar na Escola Elzira Vivacqua dos Santos, em Jardim Camburi, Vitória.
Portões fechados
Os portões dos locais de prova fecharam agora, às 13h. Daqui a meia hora os candidatos poderão começar a prova.
"Caiu muita coisa que a gente não estudou", diz aluno
Rafael do Santos, 18, saiu de Maruípe, em Vitória, para fazer a prova no Colégio Estadual do Espírito Santo, também na Capital. “Eu queria fazer Engenharia mas acho que não vou conseguir passar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vou escolher o curso a partir da minha nota. Se não der na Ufes, vou tentar alguma bolsa ou financiamento em uma faculdade particular. A prova está desatualizada. Passamos pela pandemia e perdemos muitas aulas, eles não levaram isso em consideração. Caiu muita coisa que a gente não estudou", ponderou o aluno sobre a primeira etapa da prova.
Faltam 10 minutos para o fechamento dos portões!
Agora, às 12h50, faltam apenas 10 minutos para que os portões sejam fechados nos locais de prova. O exame começa pontualmente às 13h30. Boa sorte para os candidatos!
Ação solidária para quem esqueceu material
Em frente à Multivix de Goiabeiras, em Vitória, uma dupla chama a atenção. Carolina Gatti e Hellen Ribeiro, da Igreja Batista Atitude, da Mata da Praia, estão distribuindo canetas, um doce e uma palavra de apoio para quem esqueceu o material. "Não tenha medo, Deus é contigo", diz um dos cartazes feitos por elas.
"Estou confiante, mas sem criar expectativa", diz aluna
A estudante Júlia Kaniski Rossi, de 17 anos, foi acompanhada da mãe para o Colégio Estadual do Espírito Santo. O sonho da adolescente é cursar Medicina. “Estou confiante para a prova, porque além da escola eu estudei por conta própria. Mas não criei muitas expectativas. Se não conseguir esse ano, no próximo pretendo fazer cursinho”, disse.
Com os minutos passando, movimentação aumenta
Faltam 30 minutos para o fechamento dos portões. Com isso, a movimentação de estudantes aumenta nos locais de prova da Grande Vitória. Confira os registros feitos na Faesa, em Monte Belo, na Capital:
Movimentação para o Enem aumenta na Faesa
Vizinhos juntos para prova do Enem
Os vizinhos e amigos Arthur Martins, 17, Yasmin Miranda, 21, e Amanda Freitas, 18, foram juntos realizar a prova do Enem no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, Vitória. Os três, antes de entrar, disseram que estavam ansiosos para o exame.
Fora da escola há 40 anos, militar aposentado vai tentar Direito
Fora da escola há quase 40 anos, o militar aposentado Elvio Perosini, de 55 anos, está fazendo o Enem deste ano na Estácio de Sá, em Vitória, com o objetivo de voltar a estudar. Ele deseja cursar Direito para realizar um sonho pessoal, e disse que foi bem na primeira prova realizada no último domingo. A expectativa é boa para a segunda etapa, pois, segundo Elvio, ele domina a área de exatas. “Fiz a correção da primeira prova com o gabarito extraoficial e acertei 61 questões. A expectativa é que eu faça uma boa prova hoje, porque sempre fui bom em exatas”, comentou.
Mãe na torcida pela filha: "Está preparada"
A jornalista Anna Cristina Ribeiro, de 47 anos, foi acompanhar a filha Gabriela Ribeiro, de 17 anos, que está fazendo o Enem pela primeira vez na Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória. Gabriela deseja cursar Odontologia. Segundo a jornalista, a filha se preparou bem e a expectativa é que ele faça uma boa prova. “Ela estudou bastante durante o ano, fez simulados, está preparada para fazer a prova. A expectativa é que ela tenha um bom desempenho”, afirmou Anna.
Cursando o Ensino Médio, adolescente faz prova para treinar
O candidato Juan Gonçalves das Neves, de 17 anos, faz curso técnico em Mecânica e pretende cursar Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele ainda não terminou o Ensino Médio, mas gostou de fazer o exame do primeiro domingo como teste para o próximo ano. A mãe Luciane Gonçalves da Costa, de 47 anos, fez questão de levar o filho: “Semana passada eu vim e essa semana também, vou ficar até o final para dar apoio a ele”.
Estudante chegou às 9h30 para garantir entrada na prova
A estudante Gislaine Barbosa da Silva foi a primeira a chegar na Faesa, em Monte Belo, Vitória, por volta das 9h30. "Tenho medo do ônibus atrasar, do trânsito. Trouxe água, suco natural, salgadinho e biscoito recheado (para comer durante a prova). Pretendo tentar Pedagogia ou Enfermagem. Estou confiante, seja o que Deus quiser", declarou.
Mãe sai da Bahia para dar apoio à filha em Vitória
Zeine Barros veio direto da Bahia para dar forças à filha Ana Beatriz que fará a prova em Vitória para tentar o curso de Medicina. "Vim direto da Bahia acompanhar minha filha que vai fazer última etapa do Enem hoje. Ela quer o curso de Medicina, é muito concorrido e difícil sim, mas eu como mãe vim dar um apoio e força para que ela não fique tão nervosa na hora da prova", disse.
Atenção! Abertura dos portões começa agora
Os portões dos locais de prova abrem agora, ao meio-dia. Fique atento, pois eles fecham às 13h.
Amigas unidas no Enem
As amigas Thaís Silva Amaral, 23, Larissa Duarte Gonçalves, 18, e Rebeca Lopes Faria, 17, foram juntas fazer o Enem. Elas chegaram com antecedência ao Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória, para não perderem o horário da prova.
"Vim dar suporte", declara pai que foi levar filha para a prova
É a primeira vez que a estudante Wanderleny Teixeira, de 17 anos, faz o Enem. Ela sonha em cursar Fisioterapia e foi a primeira a chegar na faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória. A candidata está nervosa para realizar a prova. Segundo ela, Matemática e Ciências da Natureza são áreas que não domina tanto. O pai, Wanderley Teixeira, de 54 anos, veio acompanhar a filha e tentar acalmá-la nesses momentos de tensão que antecedem o exame. “Vim dar um suporte para ela. É muito importante para que ela faça uma boa prova”, afirmou.
Vendedor de doces há 10 anos diz que movimento diminuiu
Há 10 anos trabalhando como vendedor de doces no Enem, Mazinho dos Santos, de 43 anos, disse que o movimento diminuiu após a pandemia da Covid-19. "Desde que dividiram os estudantes em mais escolas, o movimento nas vendas ficou fraco", pontuou. Neste domingo (20), ele está no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, na Capital.
Mãe de dois sonha em cursar Direito e é a primeira a chegar
A fiscal de loja Laís Liberato Nascimento, de 24 anos, foi a primeira a chegar no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, Vitória, um dos locais de prova do Enem na Capital. O sonho dela é cursar Direito. “Tenho me preparado nesses anos para fazer a prova. É cansativo porque tenho dois filhos, mas sempre arrumo um tempo na rotina pra estudar. Estou com esperança e boa expectativa."
O que fazer com 500 pontos no Enem?
É importante estudar e dar o máximo para tirar um notão no Enem. Mas é bom ter um plano B. Com 500 pontos, por exemplo, há muitas possibilidades para acesso a faculdades. Confira todas elas clicando aqui.
"Expectativa alta", diz segundo aluno a chegar na Faesa
Samuel Emilio foi o segundo estudante a chegar na Faesa, em Monte Belo, Vitória, um dos locais de prova deste domingo (20). Com o objetivo de cursar Física, o jovem está confiante. "Estou com expectativa alta, esse ano estava até bem tranquilo. Semana passada achei que estava um pouquinho mais fácil do que as provas dos outros anos, talvez também porque neste ano estudei bastante. O tema da redação foi ótimo, deu para falar bastante. Expectativa de passar ou para o Instituto Federal (do Espírito Santo) ou para a Universidade Federal (do Espírito Santo), porque os dois ofertam o curso que eu quero", disse.
Saiba quais documentos digitais são aceitos no Enem
Para entrar nos locais de prova do Enem, todos os candidatos devem apresentar um documento de identificação válido aos fiscais de sala. Ainda assim, algumas pessoas foram impedidas de fazer a prova no primeiro dia por portarem documentos que não seguem as normas do Inep. Os casos de alunos que não conseguiram fazer a prova por conta de problemas do tipo ocorreram principalmente em relação aos documentos digitais, por isso, fique ligado: as versões digitais válidas para o Enem 2022 são dos documentos: e-Título, CNH digital e RG digital. Eles devem ser mostrados nos aplicativos oficiais em que são disponibilizados e não por meio de capturas de telas (prints). Saiba mais clicando aqui.
Atenção com o horário!
Assim como no primeiro dia de prova, neste domingo (20) os portões abrem meio-dia e fecham às 13h em ponto. As provas se iniciam às 13h30 e vão até 18h30. Os candidatos só podem sair do local de prova duas horas depois do início do exame, ou seja, às 15h30. No entanto, para levar o caderno de questões para casa, é necessário aguardar até 18h. Boa sorte!
Confira o que levar para a prova do Enem
Para participar da prova é obrigatório levar um documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Inep também recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição. Nas duas últimas edições do Enem, por causa da pandemia de Covid-19, o uso de máscara era obrigatório. Agora, o uso continua sendo permitido, mas deixa de ser obrigatório nos estados e municípios onde é liberado em locais fechados. Clique aqui para conferir mais detalhes e os itens proibidos.
Perdi o primeiro dia de Enem, ainda posso fazer hoje?
Quem faltou o primeiro dia do Enem pode fazer o exame neste domingo (20), mas, segundo especialistas, o ideal é ir sem a expectativa de aprovação. "O candidato quando perde o primeiro dia de prova tem a autorização para fazer o segundo. Mas é ir tendo a consciência de que vai servir mais como uma experiência para entender o momento da prova, treinar tempo de questão. Sobretudo, diante das áreas que são exigidas no segundo dia de prova. Não pode ir achando que vai ser aprovado; é ir sem expectativa", explicou Marina Monteiro, professora de Literatura do Madan, curso preparatório para vestibular.
Transcol com ônibus extras para o Enem
A frota de ônibus do sistema Transcol será reforçada neste domingo (20), na Grande Vitória, por conta do segundo dia do Enem. Ao todo, 34 veículos de reserva vão ficar distribuídos nos terminais e serão liberados caso seja necessário para atender a demanda. O reforço vai funcionar assim como no primeiro dia de Enem, que foi realizado no domingo (13). Ele abrange os dez terminais em operação: Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Vila Velha, Ibes, Itaparica, Itacibá, Campo Grande, Jardim América e São Torquato.
Mais de 60 mil vão fazer prova neste domingo
Cerca de 63 mil pessoas voltam às salas de aula no Espírito Santo, neste domingo (20), para realizar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Nesta segunda etapa, os inscritos farão as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (química, física e biologia) e questões de Matemática e Suas Tecnologias. Segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 63.705 pessoas se inscreveram no Estado, somando os participantes das versões impressa e digital. Desse total, mais 18 mil faltaram à primeira etapa do exame.
Início da cobertura: acompanhe!
Começa a cobertura do primeiro domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 no Espírito Santo, feita pela reportagem de A Gazeta. Acompanhe os principais assuntos a partir de agora aqui, no tempo real, e no site www.agazeta.com.br.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.