Simule nota da prova com calculadora TRI
Antes mesmo do resultado oficial, é possível simular seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a calculadora desenvolvida pela Gama Pré-Vestibular e disponibilizada por A Gazeta. Clique aqui e faça o teste.
Mais de 22 mil faltaram ao segundo dia de provas
No Espírito Santo, 22.384 faltaram ao segundo dia de provas do Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa. Dos 74.368 inscritos, 69,9% fizeram os exames (51.983).
Acompanhe live com análises das provas
A partir de agora, professores do curso preparatório Gama Pré-Vestibular analisam a dificuldade da prova e apresentam o resultado de gabarito extraoficial. Clique aqui e acompanhe a transmissão
Live de análises e calculadora de nota
A partir das 19h30, A Gazeta vai transmitir uma live com análises de professores do curso Gama Pré-Vestibular sobre o gabarito extraoficial. Ainda hoje também será disponibilizada uma calculadora de notas, desenvolvida pela Gama, que permite simular o desempenho na prova.
Fim de prova
Chegou ao fim o segundo dia de provas do Enem 2024. Em todos os locais de aplicação do exame, as atividades foram encerradas às 18h30. A edição deste ano teve questões sobre tipos de energia, pesticidas, vacina contra a Covid e daltonismo, entre outros assuntos.
Gabarito oficial antecipado
A divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estava prevista para o dia 20 de novembro, será antecipada para esta semana. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (10). Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.
Caderno de prova
Faltando 30 minutos para encerrar o dia de exame, estudantes podem sair do local de prova com caderno de questões.
"Maior desafio é lidar com a pressão"
O adolescente Lucas Sicuro, de 16 anos, fez a prova como "treineiro", em Vitória, e falou sobre o maior desafio de um exame como esse: "Lidar com a pressão. Fiz mais como um preparativo para o ano que vem, mas ainda assim tem uma pressão sobre definir o futuro". Ele ainda não decidiu qual curso pretende tentar, mas pensa em Medicina.
"Muita conta e muitos dados", diz jovem sobre Enem
A jovem Antonelly de Carvalho, de 20 anos, pretende cursar Enfermagem ou Fisioterapia. "Tinha muita conta, muitos dados, eu que não sou muito boa em Matemática sofri bastante", revelou ela após sair da prova neste domingo (10), em Vitória.
"Treineiro" diz que prova de Linguagens foi mais fácil
"Não fiz uma preparação específica, fui como treineiro, com o que eu tinha na cabeça. Achei Linguagens (prova do último dia 3) mais fácil. Acho que acertei umas 30 questões hoje", disse o estudante Guilherme Alves, de 15 anos, que realizou o exame em Vitória. Ele gosta mais da área de Humanas, mas não tem nenhum curso em vista.
"Para quem não se preparou, o nível de dificuldade estava alto"
Matheus Rodrigues, de 18 anos, disse estar seguro do desempenho. Mesmo assim, ele considerou a prova complicada. "Para quem não se preparou, o nível de dificuldade da prova estava alto. Eu estudei e me preparei, porque meu foco é fazer concurso", declarou. Além da carreira militar, ele disse que o curso de Direito o interessa. Ele também jurou que não fez a prova com pressa para ver o jogo do Flamengo. Mesmo assim, estava correndo para acompanhar o time do coração.
"Não achei difícil", pondera adolescente
A estudante Emily Carolina Monteiro, de 17 anos, fez o Enem pela primeira vez. "Não achei difícil. Estou doida para chegar em casa, não aguentava mais", disse a adolescente, que realizou a prova em Monte Belo, Vitória.
"Prova muito complicada", diz estudante
Uma das primeiras a sair de centro universitário em Vitória, Stefany Coutinho, de 18 anos, disse que achou a prova muito complicada. Segundo ela, por causa do itinerário formativo (conjunto de atividades e disciplinas que os estudantes do ensino médio podem escolher para aprofundar seus conhecimentos em uma ou mais áreas de estudo), ficou sem as disciplinas de Física e Química. "Isso dificultou muito. Na hora, eu não lembrava de nada", disse.
"Movimento menor do que no 1º dia", diz vendedora
A vendedora Emanuela Oliveira, de 32 anos, contou que o movimento no segundo dia de provas foi menor do que no primeiro. Mesmo assim, ela disse estar satisfeita com as vendas. Em frente à Multivix, em Goiabeiras, Vitória, ela revelou que foi a única ambulante durante todo o dia: "Essa segunda fase foi um pouco mais difícil, porque as pessoas não compareceram por conta da primeira chamada, acho que perderam. Mas as vendas, no total, foram boas".
Trânsito tranquilo no entorno dos locais de prova em Vitória
A reportagem de A Gazeta está circulando pelas ruas de Vitória para mapear como está o trânsito no entorno dos locais de prova. Até o momento, o fluxo é livre, sem sinais de congestionamento ou lentidão na Avenida Leitão da Silva, Avenida Vitória, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar) e Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha).
Fotojornalismo: cenas do Enem 2024 em Vitória
O repórter-fotográfico de A Gazeta Ricardo Medeiros esteve no Centro Universitário Faesa, em Monte Belo, Vitória, e registrou a movimentação de candidatos e familiares neste segundo dia de prova do Enem. Confira as cenas:
Cenas e movimentação do segundo dia do Enem 2024 em Vitória
Familiares dão apoio para "treineiros"
Melqui Louzada, de 32 anos, é analista de Logística e padrasto da estudante Maria Eduarda, de 15. A enteada vai fazer a prova como um teste e ainda não decidiu o que pretende cursar. Ele acredita que essa experiência vai colaborar para quando Maria Eduarda fizer a prova "valendo". "Ela estuda no Ifes e está buscando criar essa experiência. A gente já passou por esse momento, sabe que é bem desafiador, uma prova exaustiva, e vem buscando dar esse suporte para quando ela chegar no terceiro ano estar já com uma bagagem", declarou.
Portões fechados nos locais de prova
Portões fechados nos locais de prova do Enem 2024. A partir de agora, os candidatos ficam impossibilitados de entrar. A aplicação do exame está prevista para 13h30.
Dez minutos para o fechamento dos portões
Os portões dos locais de prova do Enem 2024 serão fechados pontualmente às 13h, portanto, cuidado para não ficar do lado de fora! A prova começa às 13h30.
Emoção entre pai e filha antes de entrar no local de prova
"Tudo que era possível fazer, ela fez. Agora, é confiar em tudo que ela sabe e entregar nas mãos de Deus", disse o engenheiro Geraldo Ladiapari, 58, pai da estudante Laura Ladiapari, 22. A jovem tenta o Enem pelo segundo ano e pretende cursar Medicina. O nervosismo virou emoção na despedida antes da estudante entrar no local de prova. Até o cachorrinho da família, Benton, foi acompanhar a candidata.
Segundo dia de Enem: A Gazeta terá live e calculadora de nota
Os candidatos deste domingo (10) poderão ter uma noção dos erros e acertos na avaliação durante a transmissão ao vivo que será realizada por A Gazeta em parceria com o curso preparatório Gama Pré-Vestibular, a partir das 19h30. Um time de professores vai analisar as principais questões e apontar as alternativas corretas do gabarito extraoficial das provas de Matemática e Ciências da Natureza. Clique aqui para saber mais.
Intensa movimentação de estudantes após portões abrirem
Logo após o meio-dia, momento de abertura dos portões, a movimentação de estudantes aumentou rapidamente na Faesa, em Vitória. Os alunos já começaram a subir a ladeira para acessar a entrada. Confira no vídeo:
Como funciona o TRI, sistema que calcula a nota do Enem
O método usado para a correção da prova do Enem é chamado de Teoria de Resposta ao Item, conhecido como (TRI). Com ele, é bem provável que pessoas que acertaram o mesmo número de questões tenham pontuações bem diferentes. Veja, no vídeo abaixo, como ele funciona:
Portões abertos nos locais de prova do Enem 2024
Os portões já estão abertos nos locais de prova do Enem 2024 neste domingo (10). Eles serão fechados pontualmente às 13h, portanto, se adiante para não ficar do lado de fora. A prova terá início às 13h30.
Estudante apaixonado por esportes quer cursar Educação Física
O estudante Lenilton Contes Moraes, de 17 anos, gosta de praticar esportes e isso o influenciou a escolher qual curso pretende fazer: Educação Física. Ele tenta o Enem pela primeira vez este ano. "É uma prova bem difícil, pelo que falam, mas se Deus quiser vou passar com a nota que preciso", declarou.
"Mais ansiosa com o jogo do que com a prova", diz flamenguista
A atendente Narelly Lelis Nobre, de 19 anos, já estava em frente ao portão da Faesa, em Monte Belo, Vitória, antes do meio-dia. Ela disse estar mais ansiosa com o jogo entre Flamengo e Atlético Mineiro, na final da Copa do Brasil, do que com a prova. Mesmo assim, nada de pressa para fazer o exame. "Eu trabalho (na escala) 6x1, mas estudei como deu. Eu trabalho de segunda a sábado e só folgo no domingo. Aí estudo de manhã ou nos horários de intervalo do trabalho. Apesar do jogo, vou esperar para sair com o caderno de questões", disse. A jovem quer cursar Farmácia.
Há 2 anos no ES, estudante do Acre foi o 1º a chegar em local de prova
Jackson Batista, de 23 anos, foi o primeiro a chegar para fazer a prova no Colégio Estadual do Espírito Santo, em Forte São João, Vitória, por volta das 11h. Ele fará o Enem pela primeira vez, como um teste, porque já tem um emprego como auxiliar de almoxarifado. Jackson mora há dois anos no Espírito Santo, mas nasceu e viveu a maior parte da vida no Acre. "Vim para fazer um teste mesmo, tentar uma nota. Se eu conseguir tento fazer uma faculdade de Engenharia Civil", disse.
Enem 2024: quase 10 mil candidatos têm mais de 60 anos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 tem 9.950 participantes maiores de 60 anos, o que representa 0,23% do total de 4.325.960 inscrições confirmadas em todo o Brasil. O número dessa faixa etária é o maior desde 2020, quando houve o registro de 11.768 idosos inscritos à época. Clique aqui para ver quantos realizaram a prova ao longo dos anos.
Movimentação ainda é tranquila nos locais de prova
O Centro Universitário Faesa, em Monte Belo, Vitória, é um dos locais de prova do Enem deste domingo (10). Por lá, a movimentação ainda é tranquila, já que os portões abrem às 12h. Confira:
É obrigatório levar o cartão de confirmação impresso?
Não há essa exigência. O que existe é uma recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que incentiva que todos os participantes tenham o documento em mãos no dia da avaliação, já que contém informações para o candidato. Entretanto, isso não significa que é necessário imprimir o cartão, já que é possível acessá-lo de forma digital pelo celular, por exemplo, pelo Portal do Participante.
Falta uma hora para a abertura dos portões
Atenção, estudantes: falta uma hora para a abertura dos portões nos locais de prova. Neste domingo (10), serão aplicadas as matérias de Exatas: Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Lembrando que os portões fecham às 13h e a aplicação do exame tem início às 13h30.
O que pode e o que não pode no Enem
Para não ter problemas na hora da prova, é importante se atentar às regras do exame. É proibido, por exemplo, o uso de canetas coloridas ou sem o corpo transparente, assim como lapiseira, lápis, borracha, corretivo ou qualquer tipo de material de escrita ou de correção, que não seja a caneta preta de tubo transparente. Levar o celular é permitido, mas, antes de entrar na sala de prova, o participante receberá um saco plástico para guardar e vedar o aparelho. O recomendado é que ele fique desligado durante o exame. Veja mais abaixo:
Trânsito tranquilo na Terceira Ponte
O trânsito na Terceira Ponte está tranquilo e segue sem interrupções na manhã deste domingo (10), em ambos os sentidos. Veja o registro abaixo, feito pelo repórter Felipe Sena, de A Gazeta, às 10h30:
Tempo: alerta de chuva para cidades do ES
Você que vai sair de casa para realizar a prova do Enem deve ficar atento: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, neste domingo (10), um alerta amarelo de chuvas intensas para 13 cidades do Espírito Santo, válido até 10h de segunda-feira (11), com previsão de precipitação de até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Os locais afetados ficam no litoral Norte, Noroeste e Vale do Rio Doce. Clique aqui para ver a lista de cidades.
Como fica o trânsito na Grande Vitória no 2º dia de prova
Aproximadamente 74 mil candidatos — mais de 19 mil faltaram ao primeiro dia de prova — do Espírito Santo participam do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A abertura dos portões está prevista para o meio-dia e o fechamento ocorrerá pontualmente às 13h.
O que comer no dia da prova
Alguns alimentos podem atrapalhar o desempenho dos candidatos. Confira o que comer no dia da prova.
Deslizes que podem eliminar
Saiba os deslizes que podem te eliminar no dia da prova, mesmo acertando a maioria das questões. Confira aqui.
Documentos para a prova
Clique aqui e veja quais documentos precisa levar no dia da prova.
Perdeu a primeira prova?
Quem perdeu o primeiro dia de prova por problemas logísticos ou de saúde pode solicitar a reaplicação do exame no período de 11 a 15 de novembro, no site do Inep. Clique aqui para saber como.
Cobertura completa
Serão aplicadas neste domingo (10) as avaliações de Matemática e Ciências da Natureza. Confira informações ao longo do dia sobre a movimentação nos locais de prova e análises de professores após o exame.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
Entre para receber conteúdo exclusivo.
A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.