Este vídeo pode te interessar
Término do pronunciamento
Depois de aproximadamente 15 minutos, o governador Renato Casagrande conclui o pronunciamento desta sexta-feira (16), no qual anunciou algumas medidas novas para o Espírito Santo e o próximo mapa de risco do Estado.
Eventos com até 600 pessoas a partir de agosto
"Estamos mudando a regra de eventos para uma ocupação de até 50%, podendo chegar até 600 pessoas, a partir do início de agosto. Se alguém for fazer eventos com mais de 300 pessoas, precisa ter uma lista nominal de presença e a pessoa tem que ter ou a carteira de vacina, comprovando pelo menos a primeira dose, ou um teste (negativo) de no máximo 48 horas antes do evento social", anuncia Casagrande.
Três áreas receberão mais investimentos no ES
"O investimento em educação vai crescer muito neste ano e ano que vem, porque isso é fundamental para que nós possamos fazer um trabalho forte de recuperação para o que a gente perdeu. A área de saúde sairá mais estruturada, mas a educação, a assistência social e a segurança pública precisam de uma atenção especial", adianta o governador.
Casagrande ressalta prejuízo à educação
"Estamos dando essa semana para que a direção da escola possa avisar as famílias e se organizar para que todos possam retornar nesse novo modelo. A gente também pede aos municípios que adotem, porque sabemos o quanto ficou prejudicada a educação por causa da pandemia", lembra o governador, destacando medidas anteriormente adotadas para melhorar o ensino, como a compra de computadores para os professores.
Aula presencial obrigatória a partir de 26/07
"Esse momento de avanço permite que a gente tome algumas medidas. Vocês já sabem que estamos com as escolas abertas, com modelo de alternância de alunos, semana sim e semana não, sendo opcional estar presente. A partir do dia 26 deste mês, nós vamos continuar com alternância, mas vai ser dia sim e dia não. Agora, vamos passar a exigir a presença do aluno em sala de aula. Nos municípios, fica a cargo dos gestores", anuncia Casagrande.
Novo mapa do ES: 72 municípios em risco baixo
O novo mapa de risco do Espírito Santo traz seis municípios em risco moderado e 72 em risco baixo, a partir da próxima segunda-feira (19). Estarão em risco moderado: Ecoporanga, Mantenópolis, Iúna, Ibitirama, Divino São Lourenço e Alegre.
Casagrande: "Ainda estamos em risco"
"Neste momento, estamos com os municípios em risco baixo e moderado. É bom que a gente compreenda que ainda estamos em risco. Por isso, continuamos com todos os cuidados e cautelas necessárias", ressalta o governador.
ES segue com indicadores da pandemia em queda
"Continuamos reduzindo taxa de transmissão e ocupação de leitos de UTI. Já temos algumas semanas com taxa de transmissão abaixo de 1. Isso é muito importante. Na ocupação de leitos de UTI, estamos com 39% dos leitos potenciais. O número de óbitos, na média móvel de 14 dias, está em torno de 11. Já tivemos 75. Sempre digo que ainda é um número muito grande e que precisamos, efetivamente, continuar com os cuidados", diz Casagrande.
Início do pronunciamento
O governador Renato Casagrande inicia o pronunciamento desta sexta-feira (16).
Em instantes...
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande deve dar início ao pronunciamento desta sexta-feira (16), no qual falará sobre a pandemia do novo coronavírus no Estado, nos próximos minutos. Acompanhe com A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.