Este vídeo pode te interessar
Fim da transmissão
"Termino ano de 2020 triste porque já passamos de de 5 mil pessoas que perderam a vida. Que 2021 seja de paz e muita, muita saúde, cautela, responsabilidade, empatia, resistência e resiliência que precisamos ter. Bom 2021 para todos vocês, para seus familiares e todos os capixabas".
"Só venham para cá se vierem para lugar seguro", diz Casagrande aos turistas e visitantes
"Queremos receber muito bem as pessoas no nosso Estado, mas só venham para cá se vierem para lugar seguro. Se não vierem para um lugar seguro, não venham. Veja se o local que vocês vão frequentar é seguro, evitem aglomeração por favor. É especialmente na aglomeração e no ambiente fechado que o vírus consegue se transmitir com muita facilidade e eficiência. Todos são bem-vindos, mas só venham de fato se tiverem um local seguro. Neste momento, é bom que a gente alerte que a virada do ano não é para ter festa, fogos, shows, não pode aglomerar. Este momento difere de outros que já vivenciamos. Sempre gostamos da confraternização, mas façam isso com quem vocês convivem com toda a segurança. É um momento de final de ano e de verão diferente do que já vivenciamos na nossa vida. Ninguém de nós vivenciou isso. Por isso que precisamos ter um comportamento diferente neste momento diferente. Não tenham o mesmo comportamento, estamos crescendo o número de casos e óbitos. Se não tivermos cuidado, janeiro, fevereiro e março serão meses perigosos".
Casagrande faz pedido a gestores que vão tomar posse em 2021
"Neste ano novo também temos gestores novos nos 78 municípios do Estado: prefeitos, prefeitas, vereadoras e vereadores. Quero fazer um chamamento a esses gestores: é preciso que vocês compreendam e busquem informações da realidade da Covid em cada município. Classificamos o município com o mapa de risco. É importante que vocês conheçam a metodologia da produção desse mapa de risco, as medidas que precisamos tomar de acordo com o risco de cada cidade. É preciso que vocês estejam cientes para trabalharmos juntos. No dia 5 de janeiro, às 14h, vamos fazer uma reunião virtual com os prefeitos eleitos, gestores da área da Saúde, Ministério Público para falar sobre o combate à Covid. Tudo que estamos fazendo é para salvar vidas".
Primeiros lotes da vacina devem chegar no ES em fevereiro
"A vacina está chegando, estamos com expectativas de que os primeiros lotes cheguem em fevereiro para os profissionais de saúde e pessoas do grupo de risco. Quero aqui agradecer muito todos os profissionais de saúde, trabalhando e liderando no hospital, unidade de saúde, na UPA, no pronto atendimento. Muito obrigado a vocês pela colaboração e contribuição. Diversos outros profissionais que trabalham na linha de frente também, funcionários públicos, da segurança, dos serviços essenciais. Faço meu agradecimento a vocês neste momento".
"Não podemos nos cansar", reforça Casagrande
"A situação de hoje é mais grave no interior do que na Grande Vitória. A média móvel de mortes lá é maior que na Grande Vitória. Vamos começar um novo ano com os mesmos pedidos, com o mesmo apelo, com os mesmos cuidados que a gente tem que ter. Vamos tratar em 2021 praticamente durante o ano todo desse tema novamente. Nunca tínhamos vivenciado isso. Vimos a sociedade se mobilizando, buscando ajudar em todas as ações. Enquanto temos a presença do vírus que mata, que tira vidas e provoca sequelas, também tivemos união de pessoas em 2020. Queremos que em 2021 a gente continue com essa responsabilidade, resistência, resiliência. Não podemos nos cansar, não temos o direito de dizer que estamos cansados. Precisamos cumprir os protocolos. Se não cumprirmos, colocamos a nossa vida e a do outro em risco".
"Números de pessoas contagiadas agora é maior que na primeira fase", diz governador
"O número de pessoas contagiadas neste momento é maior que na primeira fase da doença do coronavírus. Nós estamos agora, de novo, em uma fase crescente dos números, e para vocês terem uma ideia, nós que chegamos na primeira fase com 36 óbitos por dia, caímos com 9 óbitos por dia e agora voltamos a 27 mortes por dia. Crescemos muito o número de óbitos e ainda é um número crescente no nosso Estado. Estamos com 1.700 pessoas contagiadas por dia. Dos leitos potenciais, que são 715, temos 75% dos leitos ocupados. Dos leitos disponíveis, temos 80% dos leitos ocupados. Estamos em um processo de abertura de leitos, queremos chegar a até 900 leitos de UTI disponibilizados para a Covid. Vamos chegar até o final de janeiro provavelmente com 850 leitos. Isso tudo tem um limite".
Casagrande reforça pedido de cuidados e distanciamento neste fim de ano
"Estamos literalmente chegando ao final do ano. Muitas pessoas estão se deslocando, se desmobilizando de suas tarefas e serviço, e começam a entrar em ritmo de virada de ano. E nós tivemos aqui, praticamente em todas as semanas, falando sempre das medidas com relação à Covid. Para gente encerrar o ano, eu não poderia deixar de falar novamente sobre o tema, que dominou o debate no mundo todo. Tomamos decisões, anunciamos medidas e falamos, durante o ano todo desde o mês de março, sobre os mesmos pedidos. Tomamos medidas de restrições, mas sempre chamando atenção das pessoas para gente barrar o contágio do vírus. É preciso ter a colaboração de cada um: população, municípios, governos, cidadão, cidadã. Precisamos manter todo o protocolo: distanciamento, usar máscaras, evitar aglomeração, higienizar as mãos, se isolar em caso de sintomas para evitar o contágio. Nesse tempo conseguimos atender a todas as pessoas que precisaram de um leito nos hospitais. Ninguém ficou sem atendimento hospitalar, e isso foi importante porque conseguimos fazer investimentos, aumentando a capacidade de leitos".
Início do pronunciamento
Renato Casagrande cumprimenta internautas e jornalistas que acompanham o pronunciamento desta quarta-feira (30).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.