Fim do tempo real
Encerramos agora, às 21h40, a cobertura em tempo real da chegada das vacinas no Espírito Santo. Acompanhe os desdobramentos em www.agazeta.com.br. Até mais!
Nésio Fernandes: "O SUS já nos dava orgulho, e agora ainda mais!"
"Enfrentamos muitas polêmicas e mentiras ao longo desse ano e perdemos muitas vidas e nada do que vamos fazer traremos de volta. Mas agora podemos salvar essas pessoas e é um símbolo muito importante. O serviço de saúde está chegando às pessoas. O SUS já nos dava orgulho, e agora ainda mais. Desenvolvemos em pouco tempo uma vacina. Vamos dar saltos muito grandes a partir de agora".
"Seguimos lutando para que país adquira outras vacinas", diz secretário
Nésio Fernandes: "Nós acreditamos que a partir de fevereiro a Fiocruz poderá também produzir as vacinas. Nós poderemos receber nas próximas semanas uma pequena quantidade de doses importadas da Índia, mas infelizmente até o presente momento não há um calendário claro de uma agenda de imunização, de uma logística capaz de atender a toda a população neste ano. Seguimos lutando para que o país adquira outras vacinas, é importante negociar com os russos, com a Pfizer e outras soluções, para garantir a imunização de toda a população adulta e idosa ainda este ano e rápido".
"Não senti nada, nem a picada da agulha", diz profissional vacinada
Técnica de Enfermagem vacinada, Elizelia Bicalho: "Eu fui vacinada! Valeu à pena. Eu tenho 68 anos e tenho comorbidades, arritmia e hipertensão. Tive há muitos anos Hepatite C. Foi uma surpresa, soube agora, mas foi muito bom. A vacina não dói nada. A minha colega tem uma mão abençoada, vai de cada vacinador. Não senti nada, nem a picada da agulha. Eu vacino as pessoas há mais de 32 anos. Foi uma inversão de papéis, mas foi bom. Como a gente tá na linha de frente, queremos que as pessoas com mais de 75 anos, grupo que o governo federal estipulou, eu pensei logo neles, não pensei em mim. Não tive medo, ainda mais se tratando de Butantan e Fiocruz. Perdi a minha madrasta para a Covid, ela tinha diabetes e fazia hemodiálise. Foi agora em dezembro. Realmente a vacina para mim foi abençoada por Deus. Tudo na nossa vida vem dele. Na hora da picada passou um filme, vi minha madrasta, que não teve essa oportunidade. Queria que ela tivesse tido. Não pudemos nem velar, foi direto para o cemitério, com caixão lacrado. Só quem sente é que sabe o que essa vacina significa. Significa vida, esperança. Para todos os brasileiros. Se eu tomo, o outro toma, eu vou proteger quem está a minha volta. Amo o que eu faço, não quero me aposentar, não tem nada melhor do que fazer alguma coisa de bom para alguém".
Primeira vacinadora da Covid no ES: "Quase não acreditei"
Vacinadora Gabriela Fonseca, 26 anos: "Sou funcionária do Jayme há 4 anos. Há 3 anos exerço a função de imunização, faço vacinas em neonatal. Tive a oportunidade de presenciar esse marco histórico, foi muito gratificante e até agora não estou acreditando. Tremi um pouco na hora de aplicar a vacina. A vacina é aplicada em 0,5ml. Ela só vem nessa quantidade junto ao residual, que fica na pontinha da agulha. Em cada vidrinho tem uma dose. Ontem que eu soube que iria participar da solenidade. Fui a primeira vacinadora da Covid no Estado. Quase não acreditei".
"Só o SUS aplicará a vacina", esclarece Casagrande
Renato Casagrande: "Só o SUS aplicará a vacina. Neste momento, não há imunizadores para as empresas privadas. Vamos seguir com muita lealdade o Plano Nacional de Imunização (PNI), que considera grupos prioritários. Depois dos primeiros 4 grupos, virão as pessoas de mais idade. Pessoas com 20, 30 anos, sem comorbidade, ficarão mais adiante. Por isso torcemos para ter em larga escala. Tem duas doses, entre 14 e 28 dias. Só neste lote. 101 mil para vacinar 48 mil pessoas. A vacina Coronavac exige duas doses. Por isso que quem vacina tem que cadastrar nome e endereço certinhos".
Profissionais recebem a primeira dose da Coronavac
Além de dona Iolanda, outros profissionais receberam a primeira dose da Coronavac. São eles: a fisioterapeuta Thais Fonseca Silva, 37 anos; o médico Romerson Ribeiro Silva, 32 anos; a enfermeira Eliane Palles Luz, de 51 anos; a auxiliar de serviços gerais Sabrina Bital Martins, de 39 anos. "Vacinação continua amanhã no Jayme Santos Neves para os profissionais que lidam diretamente com os pacientes com a Covid-19", disse o governador.
Técnica de Enfermagem é vacinada
Iolanda Brito foi vacinada por volta das 20h20. Emocionada, ela agradeceu pela oportunidade."Boa noite para todos. Hoje pela manhã recebi a notícia que seria a primeira profissional da saúde que tomaria a vacina. Fiquei muito feliz, graças a Deus chegou essa solução, depois de tantas mortes. A partir de hoje isso será evitado e não tenho um pingo de medo. Fiquei feliz por contribuir nos dias de luta. Agora sou uma das primeiras a viver os dias de glória. Deus é fiel, glória a ele. Peço que não tenham medo, não dói e evita que venhamos a morrer de coronavírus", disse.
"Conseguimos cuidar de todos, mas nem todos conseguimos salvar", diz Nésio Fernandes
Nésio Fernandes: "Cumprimento toda a imprensa, todos os trabalhadores da saúde, secretários de Estado. Nós médicos conseguimos cuidar de todos, mas nem todos conseguimos salvar. Somos formados para apostar na ciência, nas evidências científicas. Hoje ao Espírito Santo chegou a Coronavac, depois de muita luta e insistência. Nós temos condições plenas que 100% das pessoas que tomarem não evoluirão à forma grave da doença. Estive em algumas ocasiões no Jayme e há um motivo especial para ser aqui hoje esse momento: foi quando começamos com uma velocidade imensa a preparar o sistema único de saúde".
Vacinadoras: "É um marco histórico"
Gabriela Fonseca, técnica de Enfermagem, e a enfermeira Caryne Neves aguardam para aplicar as primeiras doses da Coronavac nos profissionais que serão imunizados na noite desta segunda-feira (18): "Estamos emocionadas aguardando este momento. Representa um marco histórico".
Todos receberão a vacina na Grande Vitória, diz Casagrande
"Na Grande Vitória todos recebem. A previsão pelo ministro dos 2 milhões de doses da empresa indiana, o governo deve receber autorização essa semana e já chegará. Assim que chegar, será feita a distribuição pela população de cada Estado. Também a partir de fevereiro a Fiocruz e o Butantan também receberão autorização para a produção nacional das vacinas. Isso também permitirá que a partir daí teremos uma produção mais rotineira", disse o governador.
Cinco profissionais serão vacinados em hospital da Serra
Ainda na noite desta segunda-feira (18), cinco profissionais do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, serão vacinados: médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta.
Casagrande fala sobre distribuição das vacinas no Estado
De acordo com o governador do Estado, Renato Casagrande, a maioria dos municípios receberá doses da Coronavac. "A secretaria estadual bem como as municipais foram definindo as prioridades em cada município. A maioria dos municípios receberá, os que têm alguma referência de tratamento para a Covid. A partir de amanhã (19) essas vacinas já estarão nas superintendências e o município irá buscar", detalhou.
"Serei uma das primeiras a viver os dias de glória", diz técnica de Enfermagem
"Estou muito orgulhosa em ser a primeira. Depois de contribuir nos dias de luta, serei uma das primeiras a viver os dias de glória. Foi a minha gerente que me deu a notícia, fiquei muito emocionada. Tenho 4 filhos, de 27, 23, 32 e 35 anos. Só um mora comigo. Moro com meu esposo e meu filho de 23 anos. Um mora no Rio e faz Direito. Eu fui auxiliar de serviços gerais e em 2009 fiz curso para ser técnica. O Jayme foi o primeiro local de trabalho. Decidi por essa carreira porque gosto de cuidar. Estou na ala de frente da Covid, em UTI. Vi muita gente perder a vida, não tenho noção de quantas foram. Fiquei mais sensibilizada ainda de ver jovens morrendo. Continua o pedido de que as pessoas mantenham as precauções", disse Iolanda Brito.
Secretário recepciona chegada de vacinas na Sesa
"Muitas vidas foram salvas", diz técnica de Enfermagem que será vacinada
A técnica de Enfermagem Iolanda Brito, que será vacinada nesta segunda-feira (18), tem quatro filhos e agradece a oportunidade de ser imunizada. "Graças a Deus não faltou medicação nem nada para os pacientes. Os que partiram foi da vontade do Senhor. Mas o que o Estado e o hospital puderam fazer, fizeram. Muitas vidas foram salvas. Agora serão evitadas muitas mortes. Isso foi um presente de Deus", agradeceu.
Técnica de Enfermagem aguarda vacina
Iolanda Brito é técnica de Enfermagem e será a primeira pessoa vacinada no Espírito Santo. Ela já está no local da vacinação esperando a chegada da Coronavac. “Estou muito emocionada. Fiquei sabendo hoje pela manhã. Fiquei muito feliz. Avisei no meu trabalho e por telefone com meus filhos. Trabalho há 8 anos no Jayme”, disse.
Comboio transporta vacinas para hospital da Serra
Sob escolta, doses da Coronavac são levadas para o hospital
Vacinas seguem para evento em hospital na Serra
O governo do Estado diz que o evento da vacinação no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, vai começar assim que as doses chegarem à unidade. Um total de 101.302 mil doses da Coronavac foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde ao Espírito Santo.
Nésio comemora chegada da Coronavac ao ES
Secretário Nésio Fernandes comenta sobre chegada das vacinas
"Começa hoje o plano. Amanhã as vacinas começam a ser distribuídas nos municípios e regionais, cabendo às prefeituras. Agora serão 48 mil vacinados", disse o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
Primeiras caixas de vacina são retiradas de avião
Irmãos foram ver a chegada do avião com a vacina
Larrana e Lahirke Firmo foram ver, no Aeroporto de Vitória, a chegada do avião com as vacinas. Os irmãos, de 23 e 28 anos, contaram que estavam com grande expectativa pela chegada do imunizante ao Estado, então correram para o aeroporto. "Vimos pelo site que estava chegando e viemos ver. Somos da Bahia, mas estamos esperançosos agora. Viemos passar o ano aqui, em família. Faz mais ou menos um ano que viemos, chegamos no pico da pandemia", disse a fisioterapeuta.
Chegada do avião ao Aeroporto de Vitória
Técnica de Enfermagem que receberá 1ª vacina era auxiliar de serviços gerais
Uma técnica de Enfermagem, de 55 anos, que atua no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, será a primeira a receber vacina contra a Covid-19 no Espírito Santo. A informação foi passada por pessoas envolvidas diretamente na campanha de imunização que começa nesta segunda-feira (18) no Estado. A mulher escolhida para receber a primeira dose do imunizante é negra e mãe de quatro filhos. Ela foi auxiliar de serviços gerais antes de fazer o curso de técnico de Enfermagem, função que exerce atualmente. O Jayme Santos Neves é um hospital de referência para o tratamento de pacientes com Covid-19 no Espírito Santo.
Avião pousa em Vitória com as primeiras doses da Coronavac
Às 18h20, o avião com as primeiras doses da Coronavac pousou no Aeroporto de Vitória.
PRF vai acompanhar as vacinas
A reportagem ouviu o secretário de Segurança, coronel Alexandre Ramalho, nesta segunda-feira (18) sobre a vigilância dos imunizantes. "A Polícia Rodoviária Federal vai acompanhar do aeroporto as vacinas até onde a Sesa determinar. O local será guarnecido pela Policia Militar e quando for efetivado o cronograma de entrega ao interior, também a PM fará a escolta", descreveu. As doses da Coronavac serão distribuídas para Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e parte ficará em Vitória, conforme determinado pela Sesa, segundo o secretário.
Chegada dos caminhões que transportarão as doses da Coronavac
Evento para início da imunização
O governo do Estado vai realizar um evento que marca o início da imunização contra o novo coronavírus no Espírito Santo nesta segunda-feira (18), a partir das 19h, no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. De acordo com a assessoria do órgão, o evento poderá sofrer atrasos devido à logística para chegada das vacinas, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde. A previsão inicial era de que o voo trazendo os imunizantes pousaria no Aeroporto de Vitória às 17h30, mas houve um atraso e a nova previsão é para às 18h45.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.