Este vídeo pode te interessar
Fim do pronunciamento
Depois de aproximadamente 30 minutos, o governador Renato Casagrande encerra o pronunciamento desta sexta-feira (22). "Estamos em uma curva descendente da terceira onda, mas se a gente não tomar cuidados, ela pode deixar de cair. Peço que continuem nos ajudando", conclui.
Bancos podem funcionar no risco alto
De acordo com o governador Renato Casagrande, os bancos poderão funcionar nos municípios de risco alto, a partir da próxima segunda-feira (26).
Veja as alterações no transporte coletivo
"No sábado que vem (dia 1º de maio), o transporte passa a funcionar na Região Metropolitana. As viagens intermunicipais e interestaduais poderão funcionar com até 75% da capacidade", adianta Casagrande.
Risco alto: mudança para restaurantes
"Em relação a restaurante, no risco alto, está autorizado a funcionar das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira. No sábado, das 10h às 16h", diz Casagrande.
Risco alto: atividades abertas de segunda a sábado
"Nós fizemos uma mudança pontual nas medidas qualificadas do risco alto. No risco extremo, continua com três dias de funcionamento. No risco alto, as atividades podem funcionar de segunda-feira a sábado. Em dias úteis, das 10h às 18h. Nos sábados, das 10h às 16h. O shopping funciona de 12h as 20h em dias úteis e, no sábado, de 12h as 16h", anuncia Casagrande.
Novo mapa de risco do ES
O novo mapa de risco do Espírito Santo tem cinco municípios em risco extremo, 50 no risco alto e 23 no risco moderado. O mapa vale a partir da próxima segunda-feira (26). A Grande Vitória passou do risco extremo para o risco alto.
Média de óbitos já apresenta redução
"O óbito é o último indicador que cede. Mas a média de 14 dias já cedeu pela primeira vez. Na semana epidemiológica passada estava em 62, e agora está em 60. Cada vida que se perde é uma pessoa em luto. A gente precisa continuar lutando para ir a zero. Nos óbitos por semana, na 11ª (quando começou a quarentena), tínhamos 248. Chegou a 490. Mas vamos ter queda por duas semanas", informa Casagrande.
Casagrande: "ano de gestão da pandemia"
"A ocupação dos leitos de UTI ainda é alta. Não dá para comemorar, mas temos que celebrar as pequenas vitórias, para ter forças para continuar. Vai ser um ano todo de gestão da pandemia", afirma o governador.
Casagrande: "sem quarentena, pessoas teriam morrido sem atendimento"
"Já há uma demanda menor por UTI. A tendência é manter a redução na ocupação de leitos. Mas ainda está alta. Pela primeira vez, fechamos a semana abaixo de 90% da ocupação de leitos. Mas abrimos mais de 2 mil leitos, de UTI e enfermaria. Demos conta. Se não tivéssemos tomado a decisão da quarentena, teríamos visto pessoas morrerem sem atendimento", defende o governador.
Casos confirmados e ativos também em queda
"Na semana número 11 (uma antes de começar a quarentena), nós tínhamos 14.745 casos confirmados. Chegamos a mais de 16 mil. Estamos fechando esta semana com 5.284. Quase 10 mil casos a menos. Chegamos a quase 18 mil casos ativos e vamos fechar essa semana com 10 a 11 mil", divulga Casagrande.
Taxa de transmissão (RT) tem redução no ES
"Vamos dar uns dados que são fundamentais. A transmissão estava altíssima entre fevereiro e 27 de março. De março até maio, reduziu um pouco. E, agora, de 28 de março a 22 de abril, uma transmissão muito menor. No dia 2 de abril, o RT (taxa de transmissão) está em 1,32. No dia 19 de março, estava em 1,6. Temos um dado ainda não consolidado, do dia 9 de abril: o RT já está abaixo de um", revela Casagrande.
Casagrande: "momento de guerra e de crise"
"Vocês me elegeram para que eu pudesse trabalhar e produzir. Em um momento de guerra e de crise, como o que estamos vivendo, temos que estabelecer uma diretriz e seguir em frente. Vocês estão vendo que estamos conquistando resultados extraordinários, e gostaria de fazer um agradecimento a vocês. Grande parte da população nos ajudou a enfrentar a quarentena. Como é bom a gente tomar as decisões corretas, populares ou impopulares", diz o governador.
Parceria entre Lacen-ES e Instituto Butantan
"Queremos desenvolver uma parceria por meio do Lacen-ES (Laboratório Central do Espírito Santo) com o Instituto Butantan, para dar um passo adiante para o desenvolvimento de novos produtos e medicamentos. Para, com o tempo, o Espírito Santo ter mais autonomia. É o primeiro passo. Manifestamos esse interesse. Equipes de trabalho daqui e de lá vão começar a preparar ações iniciais. O objetivo é fortalecer o nosso sistema de saúde", afirma Casagrande.
ES ainda não conseguiu comprar vacinas
"Nós não conseguimos ainda comprar (vacinas). Nenhum Estado conseguiu, porque são poucos fornecedores, mas estamos tentando, estamos buscando. Se algum atender a gente, vamos agilizar a vacinação dos capixabas. O nosso compromisso, dos governadores, é aportar essas vacinas no Plano Nacional de Imunização (PNI), se o Governo Federal nos ressarcir. Do mesmo jeito pode acontecer com as 37 milhões de doses da Sputinik. É um acordo feito entre todos os Estados", explica Casagrande.
ES quer adquirir 4 milhões da Butanvac
"Ontem tive um encontro com o governador João Dória (de São Paulo), tratando de vacinas, do funcionamento do Instituto Butantan e sobre a Coronavac e Butanvac, que é uma nova vacina. Tratamos de parcerias importantes com o Estado de São Paulo. Hoje de manhã visitamos o Instituto Butantan e nos reunimos com a diretoria. Visitamos o local de embalo e produção da Coronavac, assim como o local que será produzida a Butanvac. Fizemos uma manifestação de interesse para adquirir 4 milhões de doses da Butanvac, que poderá estar à disposição a partir de setembro", conta Casagrande.
Início do pronunciamento
O governador Renato Casagrande começa o pronunciamento desta sexta-feira.
Em instantes...
O governador Renato Casagrande fará um novo pronunciamento nesta sexta-feira (23). A transmissão, que poderá ser acompanhada pelo YouTube, estava marcada para as 18h, mas sofreu um atraso devido à agenda do governador. Na ocasião, será apresentado o Mapa de Gestão de Risco, válido a partir de segunda-feira (26). Acompanhe com A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.