Término do pronunciamento
Depois de um pronunciamento de aproximadamente 15 minutos, o governador Renato Casagrande terminou a transmissão desta sexta-feira (27). "Desejo um bom final de semana a todos e um bom voto nas eleições de domingo, aqui na Região Metropolitana", concluiu.
Colaboração para manter comércio aberto no fim de ano
"Especialmente no final do ano, todo mundo tem que ter o comércio aberto para gerar emprego e renda. Todo mundo quer isso, nós queremos isso. Mas isso só é possível se todos colaborarem. Se isso acontecer, conseguimos manter as atividades sociais e econômicas funcionando", diz o governador.
Taxa de transmissão do ES: 1,16
"Nosso pedido é muito veemente para tomar todos os cuidados e ver se conseguimos reduzir o contágio. Nós fechamos a semana, há 14 dias, novamente, com a taxa de transmissão acima de 1. No interior está 1,3; e na Grande Vitória está 1,02. Mas ainda é um RT acima de 1 no Estado: 1,16. Então, estamos crescendo o número de pessoas contagiadas", detalha Casagrande.
Governador: "vamos tentar não suspender cirurgias eletivas"
"Essa semana abrimos 91 leitos: 40 de UTI e 51 de enfermaria. Estamos nos preparando para que o Estado possa atender a todos. Mas quero fazer um alerta: estamos atendendo cirurgias eletivas, qualquer trauma, atropelados... No início da pandemia, estávamos com todo o sistema destinado aos casos de Covid-19. Agora não. Vamos tentar não suspender cirurgias eletivas", afirma Casagrande.
Suspeitos devem ficar isolados aguardando o resultado de teste
"Uma ajuda grande do município é isolar os casos com sintomas. Quem tem sintoma: faça o teste, mas, enquanto não receber o resultado, precisa ficar isolado. Esse acompanhamento é fundamental para barrar a transmissão do vírus. As outras medidas são as mesmas: da não aglomeração, da higiene e do uso das máscaras. Essa é a nossa orientação. Isso todo mundo pode fazer", diz o governador.
Governador alerta: "o moderado pode virar alto"
"Se nós não tomarmos os cuidados, o que é moderado pode virar risco alto e o mapa começar a ter pontos vermelhos. Aí as restrições começam a aumentar. É bom que todos nós ajudemos", pede Casagrande.
Bares e restaurantes até às 22h de segunda a sábado
"As restrições estão relacionadas a bares e restaurantes, que podem de segunda-feira a sábado até às 22h; e no domingo até às 16h. Porque são ambientes menos controlados, em relação a distanciamento e uso de máscaras. Eventos sociais e corporativos só até 300 pessoas, respeitando os protocolos já anunciados", explica Casagrande.
Novo mapa: 35 municípios em risco moderado
O novo mapa de risco do Espírito Santo vale a partir da próxima segunda-feira (30): serão 35 municípios em risco moderado. Até então, eram apenas cinco. Os demais 43 estão no risco baixo."O mapa começou a amarelar. Ele estava praticamente todo verde há 15 dias. Isso mostra que a pandemia está crescente", anuncia o governador.
Mais de 50% das UTIs potenciais ocupadas no ES
"Nos hospitais gerenciados pelo Governo do Estado chegamos a ter 280 pessoas internadas em UTI. Hoje já estamos com 367. Quase cem pessoas a mais. Isso fez com que nós passássemos dos 50% de ocupação dos leitos potenciais. Sempre que a gente passa desse nível a nossa matriz de risco muda, por causa da vulnerabilidade. Estamos com mais de 51%", adianta Casagrande.
"Estamos em uma segunda fase da onda", afirma Casagrande
"Praticamente todos os dias o número de casos identificados está sempre acima de 1.000. A média é de 1.100, nos últimos 14 dias. Quando você tem mais pessoas identificadas, você passa a ter mais pessoas internadas. Uma parte dessas pessoas precisa de atendimento hospitalar e, infelizmente, há um aumento no número de pessoas que perdem a vida. É o que temos assistido nas últimas semanas. Chegamos a ter a oito ou nove óbitos de média de 14 dias; agora estamos próximos de 15. Quase dobramos. Isso mostra que estamos tendo uma segunda fase da onda. Há uma nova pressão", alerta Casagrande.
Início do pronunciamento
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande dá início ao pronunciamento desta sexta-feira (27), no qual apresentará o mapa de gestão de risco e possíveis mudanças nas medidas qualificadas de enfrentamento ao novo coronavírus no Estado. Acompanhe com A Gazeta.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.