Este vídeo pode te interessar
Fim da transmissão
"É isso, é o trabalho que precisamos continuar fazendo. Começamos o ano dessa forma e estamos, infelizmente, terminando dessa forma. Vamos ajudar para reduzir as perdas das vidas. É um trabalho de todos nós. Obrigado e desejo à todos um bom final de semana".
Casagrande pede por reflexão em relação às festas de fim de ano e período de férias
"A gente fala e repete, fazemos apelo, mas muitos não se convencem. É importante parar para refletir. Vamos ver o que vai ser o nosso final de ano, nosso período de férias, como será a nossa vida nesse momento. Precisamos refletir, fazer reflexão dessas pessoas de mais idade. (...) Se pudermos ter uma disciplina individual, teremos algumas atividades em ambientes controlados".
"A situação é grave. Estamos abrindo mais leitos", diz governador
"A situação é grave. Estamos abrindo mais leitos. Estamos, de novo, tendo uma pressão sobre o sistema de saúde. Chegamos a ter em torno de 280 leitos ocupados e agora temos 436 ocupados, só com pacientes na UTI. Isso mostra o crescimento da pandemia".
436 leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados no ES
"O controle da pandemia depende da empatia de cada um de nós. Estamos com 715 leitos potenciais, 61% de ocupação. Se Contabilizarmos os disponíveis, são 494 leitos, temos 436 ocupados".
Nova portaria para os municípios em risco alto será publicada neste sábado (12)
"Uma nova portaria será publicada amanhã, com uma série de restrição das atividades para estes municípios. É importante que todos compreendam: todos nós temos uma tarefa. Se permanecermos em uma situação de risco baixo, nossa liberdade é muito maior. No risco alto, muda muita coisa. Por enquanto, são 6 municípios no risco alto. Espero que a gente não aumente. Mas a cada semana, se continuar piorando com o número de casos ativos e óbitos, mais municípios vermelhos".
Mapa de risco: seis municípios estão "no vermelho"
"Nós tínhamos nesta semana um município em risco vermelho, no risco alto: Mantenópolis. Tínhamos 49 em risco moderado e 28 em risco baixo. A partir de segunda-feira, nós temos 6 municípios em risco alto: Ecoporanga, Mantenópolis, Marilândia, Ibiraçu, Domingos Martins e Anchieta".
"Vamos ter empatia", diz Casagrande
"Estamos entrando no verão, época de férias, precisamos ter disciplina. Se não tivermos, muitas pessoas vão perder a vida, principalmente as pessoas de mais idade. Às vezes o jovem tem poucos sintomas, não tem efeito sobre o organismo. Mas ele pode transmitir para uma pessoa de mais idade. Vamos ter empatia de compreender aquilo que precisamos fazer e o que podemos causar ao outro. Quem puder ficar em isolamento, fique".
"A pandemia do interior está mais descontrolada do que na Grande Vitória"
""Nós estamos acompanhando o crescimento da pandemia no Brasil todo, aqui no Espírito Santo... Só para ter uma ideia, a média móvel de óbito dos últimos 14 dias chegou a 20 praticamente. Há um mês, estávamos com a média móvel em torno de 8. Agora chegamos a 20 por dia. A taxa de transmissão do Espírito Santo, consolidada, está 1,43. A taxa do interior do Estado, está 1,71. E a taxa da Grande Vitória está 1,03. A taxa de transmissão do interior está muito superior em relação a Grande Vitória. Precisamos chamar atenção dos municípios do interior. A pandemia do interior está mais descontrolada do que na Grande Vitória".
Casagrande busca alternativas caso não tenha Plano Nacional de Imunização
"Estamos trabalhando muito mesmo, em contato com os demais governadores, com o Ministério da Saúde, para ter essa coordenação. Mas também estou buscando alternativas caso não tenha essa possibilidade. Hoje estive em São Paulo, dialoguei com o governador Dória. Tenho muita expectativa e esperança de que o governo federal vai coordenar toda essa ação".
Pedidos ao governador de São Paulo e Instituto Butantan
"Nós também tivemos contato com o governador de São Paulo, com o Instituto Butantan, pedimos que forneçam vacinas se não houver o Plano Nacional de Imunização, para aplicarmos especialmente nos profissionais de saúde e segurança pública".
Governadores pedem agilidade ao ministro da Saúde
"Pedimos ao ministro da Saúde que a gente seja rápido. O anúncio do Ministério, de que no final de fevereiro, início de março, começaríamos a fazer o plano de imunização. Estamos vendo que outros países já estão colocando em prática. Estaríamos atrasados de 2 a 3 meses, esse atraso leva a perder muitas vidas. Estamos perdendo aqui no Espírito Santo uma média de 20 pessoas por dia".
Reunião com o Ministério da Saúde sobre vacina
"Essa semana começamos com uma reunião dos governadores com o ministro da Saúde, muitos acompanharam sobre o Plano Nacional de Imunização. Pedimos que o Ministério coordene um plano, para que a gente evite que os Estados saiam disputando quem vai conseguir vacina, como aconteceu com o caso dos respiradores. Pedimos também que o ministro possa adquirir todas as vacinas aprovadas pela Anvisa ou outra entidade e institução que a Anvisa tem parceria".
Início da transmissão
O governador Renato Casagrande dá início à transmissão no início da noite desta sexta-feira (11) cumprimentando espectadores e jornalistas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.