Término do pronunciamento
Depois de cerca de 20 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerrou o pronunciamento desta sexta-feira (26). "Cuide-se, isole-se e tenha empatia."
Definição sobre transporte de profissionais da saúde sairá neste sábado (27)
"A partir de domingo o transporte coletivo será reservado para transporte de profissionais da saúde e faremos uma rota dos bairros até os locais de trabalho. Até o dia de amanhã (sábado, 27), o quantitativo de ônibus será anunciado. Os profissionais podem ficar tranquilos que o transporte será preservado para os mesmos. Será exigida alguma identificação para que comprove o trabalho e a necessidade de tomar aquela rota", adianta Nésio.
Orlei Cardoso: "Não se automediquem"
"É importante que as pessoas, ao sentir sintomas, procurem assistência e não se automediquem, para não termos casos mais complicados", pede Orlei Cardoso, gerente Estadual de Vigilância em Saúde.
Mais 76 mil doses de vacina chegam hoje
O Estado deve receber mais 76 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (26) e, com isso, concluir os grupos de idosos com 74 a 79 anos. Além de continuar com a vacinação do grupo que tem entre 65 e 69 anos. As informações foram passadas por Orlei Cardoso, gerente Estadual de Vigilância em Saúde, que também participa do pronunciamento.
Dados da rede privada ficarão disponíveis
"Neste final de semana iniciaremos as simulações internas e devemos ter, entre a próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), o painel da rede privada no nosso Estado", adianta Nésio.
Secretário fala sobre possível falta de oxigênio e profissionais da saúde
"A expansão de leitos continua seguindo o calendário já anunciado anteriormente. Vamos abrir leitos de cuidados intensivos para pacientes críticos e leitos semi-intensivos. Eu reitero sobre a falta de profissional e de oxigênio: os temas de possíveis faltas não estão relacionados à capacidade dos hospitais, mas eventuais problemas nas quatro empresas que fornecem gases ao Estado, no que diz respeito à logística de atendimento simultâneo. Já entramos em contato com empresas para colaborar com os fornecedores e evitar qualquer risco. A falta de profissionais ainda preocupa e compromete a rapidez de expansão de leitos", explica o secretário.
40% das pessoas que vão para hospital morrem
"Mesmo com um desempenho (sem comprometimento da rede hospitalar), em torno de 40% das pessoas que vão para o hospital acaba evoluindo a óbito. Por isso, faço um apelo para as pessoas entenderem o grave momento que vivemos", diz Nésio.
Secretário: "Próximos dias serão determinantes"
"Nós não queremos que nenhum capixaba fique sem o direito ao cuidado do serviço público ou privado. Mas, para isso, a população precisa aderir à quarentena. O isolamento nos próximos dias é para a toda a população, que deve permanecer em casa, saindo só para procurar serviço de saúde, ir ao mercado... Os próximos dias serão determinantes para interromper transmissão e o número de casos e óbitos", afirma Nésio.
96% de ocupação nos leitos de UTI e enfermaria
"Alcançamos, no dia de hoje, 96% de ocupação nos leitos de UTI no nosso Estado. Um momento crítico que o Estado vive. Já são mais de 1.400 leitos de UTI e enfermaria ocupados com pacientes respiratórios. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) fez mais de 41 atendimentos. A quantidade de pacientes tem se mantido em franca aceleração", alerta Nésio.
Início do pronunciamento
À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dá início ao pronunciamento desta sexta-feira (26), no qual atualizará as informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.