Covid-19: secretário da Saúde atualiza dados sobre a pandemia no ES

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, atualiza as informações sobre o enfreamento ao coronavírus no Espírito Santo em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (23)

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 23/04/2021 às 10h03

11:03

Fim da transmissão

Nésio Fernandes: "Não havendo mais questões, faço apelo a sociedade capixabas. Diante de qualquer sintoma, procure o serviço de saúde. Pratique o devido isolamento domiciliar. Despeço-me de todos e encerro a coletiva do dia de hoje".


10:58

"Municípios devem registrar informações no sistema no momento da vacina", diz secretário

Nésio Fernandes: "O Espírito Santo, desde o início, recomendou aos municípios que informem e registrem no sistema preferencialmente no momento da vacinação qual dose foi aplicada e a marca da vacina. O registro posterior das doses aumenta o risco de informação equivocada. Então é importante que os municípios trabalhem juntos para que a vacina seja registrada no sistema no momento da aplicação. Isso reduz muito o risco de cruzamento das doses de marcas diferentes".


10:52

Sesa verifica suposta troca de vacinas aplicadas em municípios do ES

Luiz Carlos Reblin: "Estamos verificando a situação. Temos informação de que há nos municípios a troca do registro de uma vacina aplicada e, quando aplica a mesma vacina na pessoa, no registro sai a de outro laboratório. Essa é a situação mais frequente que estamos apurando junto às cidades. Não teria prejuízo nenhum para a pessoa, mas sim para o registro. As demais informações estão sendo verificadas. A princípio, quem perceber essa situação, deve procurar e secretaria municipal de saúde para fazer correções necessárias".


10:50

Cirurgias eletivas não essenciais serão retomadas em maio no ES

Nésio Fernandes: "A partir de maio serão retomadas as cirurgias eletivas não essenciais no sistema público de Saúde. Da mesma forma, consultas ambulatoriais também serão retomadas no início de maio em todo o Estado".


10:47

Secretário recomenda que municípios avancem na ampliação de testagem no ES

Nésio Fernandes: "Somente este ano, tivemos reuniões com todos os secretários municipais de saúde. Como gestão estadual, adotamos diretrizes e estratégias e damos subsídios aos municípios para adotarem melhores práticas. Não é aceitável que neste momento, municípios com testes de antígenos não tenham implementado o teste em toda a atenção básica. Aproximadamente 10 mil testes de antígenos são feitos no Espírito Santo por semana. Temos condições de realizar 8 mil PCRs por dia no nosso Estado. Temos condições de testar todos os contatos assintomáticos dos pacientes que testaram positivo. Essa capacidade está sendo ofertada pelo governo do Estado, e precisa da operacionalização dos municípios".


10:39

"População deve solicitar que profissional mostre a vacina", diz Nésio Fernandes

Nésio Fernandes: "Recomendamos a toda a população que, no momento da vacinação, solicite que o vacinador demonstre a vacina preenchida antes da aplicação, e que após a aplicação apresente a seringa vazia. Isso para garantir plena segurança da população. É muito ruim que a população sinta insegurança diante desse processo. Precisamos que todos os municípios adotem medidas".


10:36

"Ministério da Saúde precisa se mobilizar", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin: "Continuamos aqui prontos para vacinar todos os grupos prioritários em maio, esperamos que o Ministério da Saúde e todas as entidades brasileiras se mobilize para que essa transferência para setembro não ocorra. O Brasil precisa buscar alternativas para manter a produção de doses suficientes".


10:30

Mortalidade hospitalar entre idosos tem queda de 46% no Estado

Nésio Fernandes: "A mortalidade hospitalar entre idosos com mais de 80 anos já alcançou esta semana uma queda de 46% em comparação com períodos anteriores da pandemia. Estamos tendo efeitos positivos por conta da cobertura da vacinação da população idosa no Espírito Santo".


10:28

Secretário detalha sobre vacinação das pessoas com comorbidades no ES

Nésio Fernandes: "Pessoas com doenças raras, com deficiência, com deficit intelectual, pessoas com Síndrome de Down e obesidade mórbida devem estar na primeira linha de vacinação após concluirmos a vacinação dos idosos acima de 60 anos. Além disso, temos avançado no debate, em um consenso, de que avançar na vacinação do grupo de 50 a 59 anos é oportuno para o Brasil. Também precisamos vacinar os proletariados, os trabalhadores".


10:27

Subsecretário comenta efeitos colaterais da vacina da gripe

Luiz Carlos Reblin: "Sobre os efeitos dos efeitos colaterais da vacina da gripe, a maioria dos vacinados tem efeito leve de dor local, febre leve. São considerados efeitos leves. Temos outros, com efeito moderado e, quando vamos investigar, não cortamos relação com a vacina. Estamos monitorando. Em grande maioria, efeitos são leves como em todas as vacinas".


10:25

9 mil doses de vacina serão destinadas a grupo de 42 mil professores do ES

Luiz Carlos Reblin: "Para a semana que vem, serão destinadas até 9 mil doses para um grupo de 42 mil professores. Em relação às comorbidades, ainda há um debate sobre isso".


10:21

ES recebe hoje novas doses da Coronavac e da Astrazeneca

Luiz Carlos Reblin: "Chegam vacinas hoje, a previsão da chegada de um lote do Butantan, muito menor, serão 13 mil doses. Elas estão destinadas principalmente para que a gente consiga responder uma parte dos que estavam aguardando vacinação. Chegam também doses da Astrazeneca, 57 mil doses previstas chegam no dia de hoje, às 10h15. Imediatamente, assim que elas forem recebidas na nossa central, serão embarcadas nos veículos refrigerados para as regionais". 


10:17

Atraso no Butantan poderá acarretar em suspensão do envio de doses da Coronavac

Nésio Fernandes: "Nós tivemos, por parte do Butantan, atraso na disponibilidade e na produção de doses, o que poderá acarretar uma suspensão dos envios de doses nas próximas três semanas. Esse assunto está sendo tratado pelo Conselho Nacional de Secretários e outros órgãos, para poder resultar em medidas seguras para preservar a execução do calendário de vacinas nos Estados do Brasil. Temos expectativa de que o Butantan retome a produção das vacinas ao longo da primeira quinzena de maio. As doses distribuídas até agora foram suficientes para garantir a D1 e D2 nos municípios. Nós temos a posição de que, considerando estudos divulgados, o Ministério da Saúde pode considerar ampliar o prazo entre a primeira e segunda dose na vacina Coronavac. Essa pauta deve ser colocada em discussão".


10:14

"Podemos atingir imunidade coletiva quase plena da população idosa do ES", diz secretário

Nésio Fernandes: "No Espírito Santo, conseguimos dar um exemplo para o país, conseguimos superar todas as expressões medíocres de quem apostava em fake news e caos da sociedade, mobilizando as pessoas contra as medidas capazes e pacto pela vida. Resistimos, vencemos etapa dura e difícil, mas ela ainda não terminou. Pandemia segue com ampla transmissão de amplas variações do vírus. Podemos ter no final do mês de maio, junho, uma imunidade coletiva quase plena da população idosa. Nós precisamos garantir que a matriz de risco, que define medidas qualificada e que reconhecem o risco de cada município, seja respeitada. Precisamos que a sociedade compreenda mais do que nunca o poder do uso das máscaras. Essa agenda de um novo normal precisa ser incorporada e naturalizada para todos. Sobre o risco de uma expansão da pandemia no Espírito Santo, é possível no futuro haver uma nova expansão das pessoas jovens e adultas atingidas pela pandemia. Por isso é importante nessa fase toda a sociedade seguir apostando na ciência. O Espírito Santo apresenta grande desempenho na vacinação".


10:07

Expectativa é de queda de óbitos nas próximas semanas no ES

Nésio Fernandes: "Temos aproximadamente 300 leitos livres de enfermaria no nosso Estado. A redução da ocupação já é uma realidade. Vamos trabalhar nas próximas semanas para estimular uma internação precoce. Caminhamos para estabelecer mesma conduta ao longo do final deste mês de abril e ao longo do mês de maio. O comportamento da curva de óbitos começa a mostrar sinais de possível queda ao longo das próximas semanas. Entendemos que caindo casos e internações, ao começar sinais da queda de ocupação de leitos, também a queda de óbitos é esperada ao longo das próximas semanas".


10:04

ES consolida fase de recuperação e queda de casos

Nésio Fernandes: "Olá, bom dia. O Estado do Espírito Santo consolidou uma fase de recuperação e queda da curva de casos observados. Nós reduzimos pela metade o tempo da queda da curva de casos em comparação com curvas anteriores. Nós vivemos na semana epidemiológica 12 a semana que representou o pico da doença e número de casos observados no Estado. 7 dias depois, no início da quarentena, nós pudemos observar a formação de um pequeno platô que durou pouco tempo, e começou a desenhar fase de recuperação e queda. Ainda possuímos quantidade grande de pacientes internados nas UTIs. Mantemos a estratégia da ampliação de leitos. Tendemos a caminhar com queda mais lenta, no entanto, queda mais robusta da procura de novos casos leves e moderados. No entanto, casos internados ainda são de pacientes complexos.".


10:00

Início da coletiva de imprensa

O secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, concede, nesta sexta-feira (23), às 10h, uma coletiva de imprensa para atualizar as informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo. Também participa da transmissão o subsecretário de Vigilância e Saúde, Luiz Carlos Reblin. A coletiva será transmitida pelo canal da Sesa no YouTube. Acompanhe em A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.