Covid-19: secretário da Saúde atualiza situação da pandemia no ES

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, atualizou as informações sobre o enfreamento ao coronavírus no Espírito Santo

Publicado em 01/02/2021 às 14h35
Atualizado em 01/02/2021 às 15h46

15:43

Fim da entrevista coletiva

Nésio Fernandes: "Não havendo mais perguntas, quero concluir dizendo que nosso Estado sempre tratará a população com o maior respeito e transparência na análise de dados e cenários possíveis. Não queremos que ocorra com o ES o que ocorre com Portugal e o que ocorreu com Manaus. Para isso, precisamos ter desempenho diferenciado. Precisamos reforçar uso de máscaras, pandemia não acabou. 2021 será ano difícil onde vamos vencer, mas para isso precisamos da adesão de toda a população. Muito obrigado a todos e a todas. Venceremos"


15:39

Não há confirmação de variantes da Covid-19 no ES

Luiz Carlos Reblin: "Não há confirmação de variantes aqui no ES. Nos preparamos de maneira geral, com ampliação das equipes de atenção básica através do sistema de bolsistas, ampliação da testagem, ampliação da rede hospitalar. Estado desde o início da pandemia vem trabalhando com planejamento assertivo".


15:28

Ampla vacinação no ES deve começar até abril

Nésio Fernandes: "Vacinação aberta, ampla, nas unidades de saúde do ES para a população em geral, vai ocorrer somente no final de março, início de abril. Ao longo de fevereiro deve ocorrer vacinação da população idosa. A partir disso, passaremos a vacinar os que tem mais de 80. 70 e 60 anos. Após isso, provavelmente, dependendo da quantidade de doses que chegar, será aberta a ampla vacinação. Até abril, deve se iniciar de acordo com a previsões. Caso o governo do Estado do ES materialize as compras independentes, teremos condições de antecipar vacinação de outros grupos".


15:27

ES aguarda ministério sobre envio de vacinas de Oxford ao ES

Luiz Carlos Reblin: "Estamos aguardando definição do ministério, que tem previsto prazo de até 12 semanas de aplicação da segunda dose da vacina de Oxford. Não há nenhuma apreensão da nossa parte neste momento".


15:24

Secretário fala sobre estado de saúde dos pacientes de Manaus que estão no ES

Nésio Fernandes: "22 pacientes estão em condição de alta clínica, mas continuam apresentando positividade após testagem por PCR. Quatro pacientes apresentaram resultado negativo, mas adotamos critério internacional que exige dois resultados negativos. Todas as medidas necessárias para fazer bloqueio de casos dos pacientes de Manaus foram tomadas. Construímos grande operação, monitoramos familiares que vieram visitar pacientes aqui no Estado. Esperamos celebrar amanhã as primeiras altas desses pacientes, e que possam retornar aos seus estados e retomar as suas vidas".


15:17

Subsecretário fala sobre preparação para volta às aulas no ES

Luiz Carlos Reblin: "Temos um comitê estadual composto por representantes da secretaria de Educação, de Saúde que acompanham e discutem retorno às aulas. Temos protocolos todos estabelecidos, temos uma plataforma chamada Escola Segura. Tudo está organizado para o retorno às aulas, depende da decisão de cada cidade".


15:11

"Vamos verificar a necessidade de normas sobre carnaval", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin: "Temos importante modelo de fiscalização onde pode haver aglomeração de pessoas, como em cidades de balneários, região da Grande Vitória. Equipes da PM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, vigilâncias sanitárias, Procon e outros órgãos estão cedendo equipes para organizar grupos que percorrem estabelecimentos orientando inicialmente, mas também notificando essas pessoas em caso de reincidência e multando, até chegando à interdição. Para o carnaval, estamos avaliando normas complementares. Não teremos carnaval tradicional neste ano, não há condições epidemiológicas para que a gente faça atividades carnavalescas este ano. Vamos verificar a necessidade de normas complementares".


15:06

Servidor da saúde que não se vacinar, não poderá acessar hospital para trabalhar

Luiz Carlos Reblin: "Continuamos buscando alternativas para aquisição autorizada de doses para complementar o PNI no ES. Havendo disponibilidade, temos condições de fazer aquisição. Publicamos portaria dizendo que, assim que vacina estiver disponível e servidor não se vacinar, ele não poderá acessar o serviço sem estar devidamente vacinado. Isso está definido em portaria e foi publicado hoje. É importante dizer que alguns servidores de hospitais e outros lugares, quantidade pequena, estão se negando a tomar a vacina. Essa vacinação ainda não foi finalizada e não havia portaria de responsabilização. É uma vacina segura, que salva vidas, eficaz. Toda a sociedade brasileira deve fazer uma reflexão e tomar".


15:01

Novo lote de vacinas deve chegar ao ES nesta semana

Nésio Fernandes: "Vacinação é componente do Plano Nacional de Vacinação. Estado não é executor da vacinação. Não temos agenda aberta nos pontos de vacinação. Hoje será atualizado um novo escalonamento. Esta semana devemos receber novo lote de vacinas do Butantan entre terça e quarta-feira. Vamos iniciar vacinação das pessoas com mais de 90 anos com o lote que chegar".


14:59

Samu será ampliado no Sul e Noroeste do ES

Nésio Fernandes: "Há previsão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para região Sul e Noroeste em março. Irá permitir que, caso ocorra terceira onda, teremos capacidade incrementada de responder o acesso aos pacientes atingidos pela Covid".


14:56

Painel Covid vai avaliar e divulgar letalidade por bairro do ES a partir de hoje

Nésio Fernandes: "A partir da última semana de fevereiro, o Espírito Santo terá uma robusta expansão da atenção básica, que poderá reforçar nossa capacidade, melhorar diagnóstico, monitoramento. Nós poderemos passar a ter mais de mil profissionais na atenção básica no nosso Estado atuando no enfrentamento da pandemia e outras condições. Teremos, então, a partir deste momento a atualização de outras estratégias. Estamos avaliando o comportamento de casos, óbitos, testagem por municípios. A partir da tarde de hoje, terá no gráfico os bairros do ES para acompanhar número de casos, óbitos e letalidade por bairro. Ao longo do mês de fevereiro, estamos preparando condições para que o painel apresente letalidade por unidade de saúde cobrindo os bairros, de maneira que vamos avaliar desempenho de cada unidade básica de saúde".


14:51

ES deve ganhar 105 novos leitos de UTI em fevereiro, diz Nésio Fernandes

Nésio Fernandes: "Precisamos atualizar estratégias e estamos encaminhando para, além da ampliação de leitos, temos previsto para este mês ampliar 105 leitos novos para UTI, sendo 45 na rede pública e 60 na rede filantrópica/privada no nosso Estado. O comportamento da doença nos países centrais e outros europeus, e também em Manaus e estados brasileiros, é um alerta de cenários possíveis em um futuro próximo. Para o mês de março, prevemos outra expansão de leitos".


14:44

"Comportamento adequado pode suavizar aumento de casos", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin: "Gostaria de adicionar que não houve alteração no comportamento das faixas etárias. A faixa etária mais acometida não teve nenhum tipo de alteração significativa, e nem a faixa etária que acometeu os óbitos. Não tem nenhum evento adicional, circulação adicional de alguma variante do vírus que pudesse estar interferindo até o presente momento no adoecimento das pessoas. Toda a descrição feita de que teremos momento de declínio com início da aceleração novamente, o aumento está próximo. Vai depender no nosso comportamento de manter as regras de convivência com essa doença, mantendo-se distante, de máscaras, fazendo higienização das mãos. Se conseguirmos manter essa doença como questão importante na nossa vida, podemos ter um aumento suave de casos com o sistema comportando de maneira adequada a sobrecarga".


14:39

Casos podem aumentar em março e abril no ES

Nésio Fernandes: "A sazonalidade das doenças respiratórias pode desenhar nos meses de março e abril um novo momento de crescimento de casos respiratórios, incluindo a Covid-19. Isso pode representar risco maior ainda principalmente nos quatro municípios da Grande Vitória que não viveram comportamento grave na extensão da doença. Nesse cenário, o pior seria o que a curva seja desenhada no interior do Estado e na Grande Vitória. Outro cenário possível é o que seria influenciado pela ampla disseminação da doença".


14:35

Fevereiro tem tendência de recuperação, queda de casos e óbitos

Nésio Fernandes: "Vivemos momento de estabilização com tendência de queda de casos positivos e óbitos. Podemos ter, ao longo deste mês, caso mantenha essa tendência, um mês de recuperação com uma nova fase no ciclo que reconhecemos do desastre que a gente vive. Podemos, então, ter um novo momento com a queda sustentada de casos e óbitos. Internações hospitalares estão a quatro dias com menos de 500 pacientes internados por dia. Acertamos as previsões em dezembro que apontavam nova fase de aceleração, e que durante dezembro e janeiro haveria um aumento de casos e óbitos. Em todas as regiões teve número de internações, casos e óbitos superiores ao da primeira onda. Neste momento, concluímos que de fato o ES viveu uma expansão da pandemia. Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra não tiveram segunda expansão da doença com a tríade de proporções semelhantes a da primeira onda. Tivemos na Grande Vitória somente o número de casos observados".


14:35

Início da entrevista coletiva

À frente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes deu início à entrevista coletiva desta terça-feira (26), na qual vai falar a respeito do combate ao coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe. 

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Saúde Coronavírus Coronavírus no ES espírito santo nesio fernandes tempo real Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.