Sem registros de ocorrências graves e com os portões fechados pontualmente às 13h nos locais de provas, milhares de candidatos se deslocaram para a realização do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2021.
Na Grande Vitória, a chuva fina marcou presença horas antes do horário limite para o comparecimento dos alunos às salas de aplicação do teste. O primeiro dia foi marcado por correria para chegar ao local de aplicação e aplausos aos candidatos.
Os primeiros candidatos começaram a deixar os locais de prova próximo das 15h30, horário em que a saída da sala de aplicação começa a ser permitida. Os estudantes, porém, só podem levar consigo o caderno de provas após as 18h30.
Entre os primeiros relatos, estão polêmicas a respeito da redação - principalmente no que diz respeito aos textos de apoio, dificuldades nas provas de Humanas e Linguagens e até questões que citaram a canção "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho.
Fim da cobertura
Nossa cobertura fica por aqui. Boa noite e até domingo que vem!
Vídeo: professores no ES analisam prova do Enem deste domingo (21)
Em parceria com A Gazeta, profissionais do cursinho Madan fazem considerações sobre o conteúdo do primeiro dia do Enem. Foram 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. Na avaliação geral, prova foi extensa e cansativa, mas dentro do grau de dificuldade esperado.
Como é calculada a nota do Enem?
No Enem, cada questão tem um peso diferente. Por isso, algumas pessoas podem acertar o mesmo número de questões e, mesmo assim, terem notas diferentes. Isso acontece porque a prova é corrigida com base em uma metodologia diferente, conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a coerência das respostas do participante. Não há uma relação de que determinado número de acertos equivale a um determinado número de pontos. Por exemplo, se um candidato acerta perguntas que são consideradas difíceis, mas erra as fáceis, o sistema indica que há mais chances de a resposta correta ter sido no "chute". Com isso, a nota geral cai.
Saiba quando sai o gabarito oficial do Enem 2021
Depois da apreensão do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), os candidatos só querem saber de uma coisa: o gabarito. Porém, as respostas oficiais de todas questões só vão ser divulgadas após o segundo domingo de provas, que acontece dia 28 de novembro. Após essa data, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, tem até três dias úteis para publicar o gabarito, ou seja, até na quarta-feira, dia 1º de dezembro.
Estudantes reclama de tema da redação e extensão de questões
Assim que o relógio marcou 15h30, os primeiros candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 começam a deixar os locais de aplicação da prova. Entre os relatos, era citada a dificuldade na redação, cujo tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O tema da redação até agradou os estudantes, mas muitos apontaram a falta de informações nos textos de apoio, o que dificultou o desenvolvimento da escrita.
Bordado para passar o tempo
Para ajudar a aliviar a tensão do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, muitos candidatos contaram com o apoio da família nos locais de prova e até mesmo da companhia do pet para dar sorte. Na Faesa, em Vitória, a dona de casa Lilian Schmitel fez questão de esperar, do lado de fora, a filha Aishwarya terminar o exame. Aishwarya quer cursar Psicologia e presta o Enem pela primeira vez. Para passar o tempo e aliviar um pouco da ansiedade, Lilian ficou bordando um tecido. Ela contou que as horas passaram até rápido, mas que sentiu "dois frios": um pelo tempo chuvoso na cidade e o outro pela apreensão de ter a filha fazendo a prova.
Sem ocorrências durante Enem no ES
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que nenhuma intercorrência foi registrada nesse primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Espírito Santo.
Aplausos de incentivo
Quando os portões já estavam sendo fechados na Faesa, em Vitória, o último candidato ao Exame Nacional do ensino Médio, Enem 2021 conseguiu vencer o tempo. Com dificuldades para andar após subir a ladeira, ele contou com o apoio de algumas pessoas que estavam na entrada e que gritavam palavras de incentivo. Logo depois os portões foram fechados e ninguém mais teve acesso ao local.
Sufoco e entrada no último minuto
Aproximadamente 10 minutos antes dos portões fecharem na Faculdade Doctum, em Vitória, o estudante Matheus Bernardo de Oliveira foi impedido de entrar no local de prova por não estar com o documento de identificação. A partir daí, começou a correria. No último minuto para o fechamento dos portões, um familiar de Matheus levou o documento necessário para o jovem de 18 anos. Numa cena de tirar o fôlego, o estudante correu para encontrar a pessoa que entregou o documento e, em seguida, correu para passar pelos portões no último instante possível.
"Prova de extremos"
O trio de amigos Matheus Aride, Isabela Souza e Hector Kague comentou sobre a quantidade de textos que, em algumas questões, preenchiam uma página inteira. Eles sentiram dificuldades em Filosofia e Sociologia. Os candidatos também comentaram que essa foi uma "prova de extremos": quando a questão estava tranquila, era fácil demais, mas as questões complexas eram muito difíceis. Sobre o tema da redação, eles gostaram muito e afirmaram que estudaram recentemente sobre o assunto. Isabela comentou que, em Linguagens, havia uma pergunta que citava a música "Admirável Gado Novo". Ela também disse que charges e tirinhas fizeram parte da prova. O trio de amigos está no segundo ano do ensino médio e fizeram a prova para treinar.
Estudante passou mal durante a prova
Segundo os agentes da polícia militar que estão na faculdade Faesa, em Vitória, o primeiro dia de provas foi muito tranquilo e não teve nenhuma ocorrência. Uma ambulância do Samu foi até o local de aplicação para atender um candidato que passou mal durante a prova. Mas, segundo os policiais, não teve a necessidade de deslocar a pessoa até o hospital.
Enem tem questões com a música 'Admirável Gado Novo'
O primeiro dia de provas do Enem 2021 teve questão com a música "Admirável Gado Novo", do cantor Zé Ramalho, sobre populações indígenas e carcerária do país. O professor de história, Guilherme Freitas, da escola Seb Lafaiete, diz que a questão com a música de Ramalho pedia ao candidato que interpretasse um trecho da letra da canção e a relacionasse com a exclusão vivida pela população. "Surpreendentemente, diante de todas as denúncias que cercaram o Enem nos últimos dias, a prova voltou a trazer questões que abordam a história contemporânea brasileira. Ainda que a ditadura militar não tenha sido abordada, outros períodos importantes apareceram", conta Freitas.
Covid-19: estudantes dizem que se sentiram seguros
Os candidatos comentaram que no geral a prova ocorreu bem tranquila. Segundo os relatos, todos permaneceram de máscara e o distanciamento social foi cumprido dentro das salas de aplicação. Os vestibulandos entrevistados pela reportagem de A Gazeta afirmaram que se sentirem seguros em realizar o Enem neste ano.
Faltou "diversidade de informações" para redação
Evander Sanjombi achou a prova de Português mais fácil e os outros assuntos em um nível mediano. O tema da redação pegou o estudante de Matemática de surpresa. O jovem sentiu dificuldade com os textos de apoio: segundo ele, faltou "diversidade de informações" e uma abordagem mais completa sobre o assunto. O estudante comentou ainda que "quem não conhecia dificultou muito", em relação aos textos base e tema da redação. Evander Sentiu dificuldade em Sociologia e Filosofia. Ele tenta uma transferência de curso e quer fazer algo na área de computação.
Redação divide opiniões
O tema da redação surpreendeu muitos candidatos, mas o que mais chamou a atenção foram os textos de apoio para a escrita da redação. Muitas pessoas reclamaram que os textos base dificultaram o desenvolvimento da redação, pois, apesar de dar alguns dados sobre o tema, não traziam uma visão mais específica sobre o assunto. Com isso, para os candidatos entrevistados, deixava o assunto vago e com interpretações múltiplas. Segundo uma candidata, foram três textos de apoio, sendo que o primeiro deles estava confuso e não falava diretamente sobre o assunto. Outro candidato disse que apenas quem já tinha conhecimento prévio sobre o tema iria conseguir entender o que as referências do assuntos estavam trazendo. Houve também quem, ao contrário da maioria, gostou dos textos base e disse que ajudou a escrever a redação, mas que o conhecimento prévio do assunto foi o que mais ajudou.
Mais estudantes deixam local de prova
Conforme se aproxima o tempo máximo para realização do Enem, mais estudantes vão deixando os locais de prova. O prazo máximo é até as 19h e os que deixam as salas de aplicação neste momento ainda não podem levar o caderno de questões. Somente a partir das 18h30 os alunos poderão sair com os cadernos.
Estudantes deixam local de prova
Estudantes reclamam de textos de apoio da redação
A prova de Português estava mais fácil que as questões de Humanas, segundo estudantes. Um jovem chamou a atenção para a dificuldade das questões de Geografia. Ele também reclamou sobre os textos de apoio da redação, dizendo que isso dificultou o desenvolvimento da escrita. Ele disse que "não faltaram informações, faltou contexto".
Prova apelou para o cansaço, diz estudante
A prova apelou mais para o cansaço do que pela dificuldade, segundo Jean Lucas, de 29 anos. Ele disse ainda que havia muito texto, e textos que demandavam muita interpretação, e pouca imagem. Jean afirmou que tiveram questões polêmicas, como o suicídio de Getúlio Vargas e uma pergunta em que as alternativas "pediam se a resposta era intervenção militar ou ameaça comunista". Sobre o tema da redação, ele achou vago, alegou que os textos de apoio não davam muita base para escrever. Jean acredita que vai se sair bem quem já tinha bagagem cultural sobre o assunto.
Tema da redação agrada estudantes
Questões de Filosofia e Sociologia estavam mais complicadas as questões de Linguagem, segundo um jovem que fez a prova. Sobre o nível de dificuldade do Enem, o estudante acredita que não foi tão alto e que deu para conduzir bem o tempo e as questões. Muitos gostaram do tema da redação, apesar da grande maioria ter ficado surpreso com a temática.
Dificuldade em questões de Humanas
Estudantes comentam que as questões de Linguagem estavam bem grandes e com textos complexos. Eles sentiram dificuldade na parte de Humanas, com questões que demandavam mais raciocínio. Uma jovem contou que os textos de apoio de redação não estavam tão completos e que isso gerou dificuldades no momento da escrita do texto, mas que o tema é muito importante para abrir a cabeça dos jovens que fazem a prova para os problemas da sociedade.
Faltaram informações para a redação
Marina Calmon, de 19 anos, tenta uma vaga em Psicologia. Achou a prova fácil no geral, mas se assustou com o tema da redação. A jovem também reclamou dos textos de apoio para a redação. Na visão dela, faltaram informações. Marina comentou que Sociologia e História tinham questões mais difíceis que as outras partes da prova.
"Adorei o tema da redação"
Carol Silveira, 16 anos, está fazendo pelo primeiro ano o Enem. A jovem conta que a prova de História a surpreendeu pelo nível de dificuldade. Humanas no geral estava mais complicado que linguagem, segundo a garota. Sobre o tema da redação, ela acredita ter mandando muito bem, pois gostou do tema.
"Achei justo a prova não ser tão difícil por conta da pandemia"
Lucas Jorge, 18 anos, acha que aprova estava fácil para ele que não estudou muito. O tema da redação assustou um pouco, porque ele não tinha dados sobre o tema, mas o jovem conta que conseguiu desenvolver o texto e fez a prova em pouco mais de 2h30. Ele ainda não sabe para qual curso que deseja prestar o vestibular, mas está confiante.
Para passar o tempo
Na expectativa pela filha que faz a prova do Enem, Lilian Schmitel optou por bordar em frente ao local de prova onde a candidata realiza o teste. Aishwarya Schmitel, filha de Lilian, faz a prova pela primeira vez. Concluindo o ensino médio, a jovem quer cursar psicologia.
Primeiros alunos saem dos locais de prova
Pouco depois das 15h30, os primeiros candidatos deixaram os locais de prova, como ocorrido no Colégio Salesiano, no Forte São João, em Vitória. Os que deixam as salas de aplicação neste momento ainda não podem levar o caderno de questões. Somente a partir das 18h30 os alunos poderão ficar com sair com os mesmos.
Começou!
Oficialmente às 13h30, começou o primeiro dia de provas do Enem 2021.
No pique!
Dezenas de candidatos só conseguiram chegar em cima da hora. A chuva dificultou para muitos alunos, especialmente os que vieram de outros bairros e até mesmo cidades para realizarem o teste na capital capixaba. Na Faesa, em Vitória, muitos se empenharam para subir no morro íngreme até o acesso.
Jovens correm para não perder a prova do Enem 2021 na Faesa
Correeeeeeeeeeeeee!
Faltando poucos minutos para às 13h, os últimos candidatos se esforçaram para não ficarem de fora do Enem 2021. A ladeira foi um dificultador a mais para quem fez a prova na Faesa, em Vitória.
Portões fechados!
Às 13 horas destes domingo (21), encerrou-se o tempo para que os candidatos acessem aos locais de prova. Os próximos 30 minutos são destinados para que os alunos se acomodem nas salas, recebam as provas e iniciem o primeiro dia do Enem às 13h30.
Segurança reforçada
A Polícia Militar teve o efetivo reforçado nos locais de prova para garantir a segurança de todos os candidatos.
Experiência e vontade por algo novo
Aos 43 anos, o advogado Sidnei Lords tenta uma vaga no curso de Psicologia por meio do Enem. Questionado sobre a idade, ele disse que normalmente são pessoas mais novas que fazem a prova, mas confia na experiência para obter uma boa pontuação. O servidor público acredita que o tema da Redação será sobre a Covid-19.
Apoio canino
Acompanhados do pai, Lourival Lougon, os irmãos Luiza Menegucci e Geraldo Menegucci tentam ambos uma vaga no curso de Medicina. Até o cachorrinho da família marcou presença antes deles se encaminharem ao local de prova.