O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 foi sem registros de ocorrências graves em todo o Espírito Santo. Os portões fecharam pontualmente às 13h nos locais de prova, quando o exame começou a ser aplicado.
Na chegada para fazer o Enem, os candidatos enfrentaram sol forte e muito calor na Grande Vitória. Alguns precisaram correr para conseguir chegar a tempo. Já no fim do dia, boa parte dos estudantes saiu dos locais de prova debaixo de chuva.
Os primeiros candidatos começaram a deixar os locais de prova próximo das 15h30, horário em que a saída da sala de aplicação começa a ser permitida. Os estudantes, porém, só podem levar consigo o caderno de provas após as 18h30.
Foram 90 questões neste segundo dia, 45 de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e 45 de Matemática e suas tecnologias. No Espírito Santo, os estudantes dividiram opiniões sobre o grau de dificuldade das questões.
O segundo dia de provas seguiu a tradição de pautar temas da atualidade, como energia e meio ambiente, mas não abordou em nenhuma questão a pandemia de coronavírus.
Fim da cobertura
Nossa cobertura em tempo real do Enem 2021 termina aqui. Nosso muito obrigado a todos que acompanharam!
Vídeo: professores do ES analisam prova do Enem deste domingo (28)
Em parceria com A Gazeta, profissionais do cursinho Madan fazem considerações sobre o conteúdo do segundo dia do Enem. Foram 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. Na avaliação geral, os assuntos estavam bem distribuídos e o grau de dificuldade foi dentro do esperado. Confira o vídeo com as análises de cada prova.
Como é calculada a nota do Enem?
No Enem, cada questão tem um peso diferente. Por isso, algumas pessoas podem acertar o mesmo número de questões e, mesmo assim, terem notas diferentes. Isso acontece porque a prova é corrigida com base em uma metodologia diferente, conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a coerência das respostas do participante. Não há uma relação de que determinado número de acertos equivale a um determinado número de pontos. Por exemplo, se um candidato acerta perguntas que são consideradas difíceis, mas erra as fáceis, o sistema indica que há mais chances de a resposta correta ter sido no "chute". Com isso, a nota geral cai.
Enem 2021: segundo dia cobra dengue e carro elétrico e ignora Covid
O segundo dia do Enem seguiu a tradição de pautar temas da atualidade, como energia e meio ambiente, mas não abordou em nenhuma questão a pandemia de coronavírus. Veja alguns destaques da prova.
Saiba quando sai o gabarito oficial do Enem 2021
Depois da apreensão de fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), os candidatos só querem saber de uma coisa: o gabarito. Passado o segundo dia do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, tem até três dias úteis para publicar o gabarito, ou seja, até na quarta-feira, dia 1º de dezembro.
Enem: acompanhe a correção das provas do segundo dia
A Gazeta acompanha a correção do Enem 2021 feita por professores da startup Descomplica. Veja ao vivo aqui.
Inspiração: escritor de 65 anos faz o Enem com o objetivo de cursar História no ES
Já aposentado e com 10 livros publicados, o escritor Benilson Pereira, de 65 anos, quer continuar estudando. Ele prestou o Enem neste ano para conseguir entrar novamente na faculdade e contou seus objetivos para A Gazeta; confira.
Enem também é dia de faturar: "tio do pão de queijo" comemora vendas no ES
O famoso "tio do pão de queijo", Davi de Jesus Pereira, de 52 anos, também encara todos os anos o Enem. Só que, no caso dele, o dia é de trabalho árduo. Mas vale a pena: em entrevista para A Gazeta, ele comemorou o movimento em alta e o sucesso nas vendas.
A história da mãe e avó de candidatos que viraram amigas no Enem
Uma fofura! As duas se viram pela primeira vez no primeiro dia de aplicação do exame. Depois acabaram virando amigas e marcaram de se reencontrar novamente nesta segunda fase do exame.
Enem 2021: estudantes em Vitória divergem sobre dificuldade da prova
Na saída dos locais de prova, candidatos falaram que o exame deste domingo (28) estava menos cansativo. Em geral, relataram que questões de matemática abordavam conceitos simples como regra de três, mas que foram exigidas muitas fórmulas. Veja o que alguns estudantes disseram sobre as questões de Matemática, Física e Química.
Nenhuma ocorrência relacionada ao Enem foi registrada no ES, diz Secretaria de Segurança
O segundo domingo de Enem também foi de tranquilidade no Espírito Santo. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), nenhuma intercorrência foi registrada sobre o exame em todo o Estado neste domingo (28).
Enem 2021: estudante desmaia e diz que fez prova no estilo Chico Xavier
A estudante Maria Antônia fez o Enem na mesma sala que mãe, pai e irmã. Ela, porém, desmaiou no meio da prova e amparada por outra candidata quando passou mal por conta da ansiedade. Depois disso, ela contou: "lancei o Chico Xavier". Entenda a história.
Enem 2021: acompanhe a correção das provas ao vivo
Acompanhe a correção do segundo dia de prova do Enem 2021. Professores da startup de Educação Descomplica, que oferece cursos preparatórios para vestibulares, avaliam todas as questões da prova deste domingo (28). Em uma parceria com a startup, A Gazeta transmite a correção ao vivo.
Enem: Fluxo intenso de veículos na saída dos locais de prova
Trânsito intenso após o final da prova do Enem na Avenida Vitória com a saída dos candidatos que fizeram a prova na Faesa neste domingo (28).
Enem 2021: fim da aplicação da prova
Encerrada a aplicação da prova do Enem 2021 em todo o Brasil. É grande a movimentação na saída dos locais de prova em Vitória.
Ao deixar prova, amigos dizem que ensino público não dá preparo adequado para o Enem
Os amigos Arthur Fabres, 20 anos e Maria Eduarda Carvalho, 17 anos, esperaram até às 18 horas para levar o caderno de questões pra casa. Eles estão concluindo o ensino médio na Escola Viva de São Pedro e acharam que só o conteúdo do ensino público não garante uma boa prova. Maria Eduarda pretende cursar Relações Internacionais e não achou a prova muito difícil, apesar de ter ficado surpresa com algumas questões. "Tinha questões que não esperava, mas não estava tão difícil assim. O que aprendemos na escola pública não é suficiente para fazer o Enem sabendo tudo" refletiu. Sobre a carência no ensino público, Arthur compartilha a mesma opinião que a amiga da escola. "Na escola o que a gente aprende não ajuda muito no vestibular, algumas coisas senti que faltaram", concluiu o estudante. Maria Eduarda já fez o vestibular para Relações Internacionais em uma faculdade particular da Grande Vitória e fez o Enem para conseguir um desconto maior ou uma bolsa nos programas do governo. Já Arthur, que quer estudar Artes Visuais na Ufes, afirma que a pressão para entrar na faculdade complica mais. "É muito difícil, já tem uma pressão para conseguir entrar na faculdade, mas na vida a gente tem que se manter positivo", disse. Maria Eduarda finalizou: "A vida continua, tem outras edições, outros anos, cada um tem seu tempo".
Enem 2021: trânsito intenso nas proximidades dos locais de prova
Com o Enem nos minutos finais e a saída de grande quantidade de estudantes, filas de carros se formaram nas proximidades dos locais de prova para buscar os candidatos, provocando retenção trânsito.
Enem 2021: pais encontram filho após espera na porta da escola
De Vitória, o casal Andrea Magalhães, advogada, e Marcus Magalhães, empresário, esperaram o filho, Matheus Magalhães, na porta da Faesa. O jovem, de 18 anosm, fez o Enem com objetivo de cursar Direito ou Economia na Ufes. Na saída, o estudante comentou: "Achei a prova grande, mas deu pra fazer!"
Enem 2021: candidatos deixam locais de prova nos minutos finais
É grande a movimentação de candidatos deixando os locais de prova nos minutos finais do Enem 2021.
Enem 2021: movimentação intensa na saída dos locais de prova
Com o Enem 2021 nos últimos minutos, a maior parte dos estudantes já está deixando as salas de aula. Nos locais de prova, a movimentação é intensa de candidatos saindo com os cadernos de questões.
Enem 2021: acompanhe a correção das provas ao vivo
Começou a correção do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Professores da startup de Educação Descomplica, que oferece cursos preparatórios para vestibulares, avaliam todas as questões da prova deste domingo (28). Em uma parceria com a startup, A Gazeta transmite a correção ao vivo.
Primeiros estudantes deixam local de prova com caderno de questões em Vitória
Primeiros estudantes deixam local de prova com caderno de questões no Salesiano, em Vitória.
Aplicação do Enem entra na reta final e candidatos já podem levar caderno de questões
A partir de agora, 18h, os estudantes que ainda permanecem fazendo o Enem podem deixar os locais de prova levando o caderno de questões. A prova entra nos 30 minutos finais.
Famoso "tio do pão de queijo" comemora sucesso de vendas no 2º domingo do Enem no ES
David de Jesus Pereira, tem 52 anos e vende pão de queijo no dia de aplicação do Enem há mais de 10 anos. O vendedor, já conhecido em toda a Grande Vitória como "tio de pão de queijo", conta que o movimento neste domingo "foi ótimo" e que conseguiu vender as quatro remessas do famoso quitute mineiro. Em cada remessa são 60 unidades de pão de queijo. David explica que viu as vendas aumentarem a partir do momento que ele aceitou os pagamentos on-line, e que grande parte das vendas de hoje são feitas pelo Pix. Com o dia de trabalho no Enem, ele disse que deu para receber um valor extra para ajudar nas contas do mês. Durante a semana o vendedor ambulante vende pão de queijo em vários pontos de Vitória.
Matemática foi o mais difícil, diz o estudante Arthur Silva do Carmo
Arthur Silva do Carmo, 18 anos, está concluindo o Ensino Médio e pretende cursar Letras na Ufes. O estudante não achou a prova muito complicada, mas mesmo assim acredita que vai ficar na média. "A prova não estava complicada, mas algumas questões estavam bem difíceis, principalmente as de matemática", concluiu.
Universitária fez Enem para buscar desconto na mensalidade do curso
Marcela de Carvalho tem 20 anos e fez o Enem pela primeira vez. A jovem já faz faculdade de Nutrição e espera com a nota do exame conseguir uma bolsa de desconto na faculdade em que já estuda. Para a universitária, o que diferencia o Enem dos outros vestibulares é a complexidade da prova. Sobre o segundo dia de Enem, ela conta que as questões estavam mais complicadas e técnicas. Durante toda a prova os candidatos permaneceram de máscara e havia álcool em gel disponível, o que trouxe mais segurança para a realizado do exame, de acordo com a jovem.
Alunos deixam prova do Enem em Vitória e correm para acompanhar jogo
Nem só de Enem vive o jovem. Após o dia de provas, muitos já deixaram as salas e foram acompanhar o jogo do time do coração. Franco França, de 16 anos, deixou o local de prova por volta das 16h39 e foi direto pegando o celular para ver o placar do jogo do Fluminense, que enfrenta o Atlético Mineiro neste domingo. Aluno do primeiro ano, ele considerou a prova mais fácil do que estava esperando, já que ainda não concluiu o Ensino Médio, e acredita que foi uma boa experiência para conhecer a prova, já que pensa em cursar Direito no futuro. Outro que fez o mesmo foi Davi Mendes Silveira, de 15 anos, natural de Belo Horizonte. Ele estava de olho no mesmo jogo, mas torcendo pelo Galo, e contou que estava ansioso para sair da prova e ver a partida. O jovem está no primeiro ano e veio fazer a prova para treinar. Ele pretende, quando for a hora, cursar Economia.
Linguagem da prova foi mais próxima do público jovem, diz Lais Langa
Para Lais Langa, a prova do segundo dia de Enem teve uma linguagem mais acessível e próxima do público jovem. Segundo a jovem, as questões estavam mais fáceis de interpretar do que a prova do primeiro dia. A estudante fez todo o Ensino Médio na rede pública de Vitória e conta que muito do que aprendeu em sala de aula foi usado no exame deste domingo. Lais disse que a prova, no geral, exigiu muitas fórmulas. Ela irá tentar uma vaga em Gastronomia, e, até o resultado ser divulgado, em 2022, a estudante afirma que vai ficar com o coração bastante apreensivo.
Candidata de 16 anos fez Enem para treinar e diz: "medo de quando fizer pra valer"
A estudante Isa, de 16 anos, está no primeiro ano do Ensino Médio e fez o Enem para conhecer a prova e melhorar o desempenho até chegar o momento certo. A candidata disse que neste segundo dia a prova estava complicada. "Acho que achei difícil por não me considerar muito boa em exatas, estou até com medo de quando fizer pra valer", refletiu.
Escola permite que alunos que terminaram fiquem no prédio por causa da chuva
A coordenação do Salesiano, em Vitória, permitiu que os alunos se abrigassem dentro da escola por conta da chuva. Nas regras do Enem não é permitido que o candidato fique dentro do local de prova após o término, e nem que a pessoa use o aparelho de celular.
Amigos encontram abrigo para se proteger da chuva na saída da prova em Vitória
João Pedro Miranda Carneiro, de 16 anos, Heitor Amorim, 17, e Renata Mota, 17, deixaram o local de prova em meio a chuva e conseguiram se abrigar na garagem de uma casa próxima. Segundo os estudantes, o morador do local viu a situação e abriu o portão para eles. Os jovens fizeram a prova como treineiros e consideraram a prova cansativa. Depois da conquista do Palmeiras na Libertadores, João Pedro, que é botafoguense, fez questão de pegar uma camiseta emprestada do time vitorioso para fazer a prova, já que é "anti flamenguista".
Nervosismo marcou a prova, conta a estudante Beatris Santana
Para Beatris Santana, de 17 anos, o segundo dia do Enem foi de muita tensão e nervosismo. A estudante, que irá tenta uma vaga em Administração, conta que o exame exigiu muitas fórmulas e que as questões de física estavam mais difíceis. Apesar do calor durante o dia, ela conta que dentro da sala de aplicação do exame, a temperatura estava agradável devido ao ar condicionado, e que isso a ajudou se concentrar mais.
Estudantes deixam local de prova em meio a chuva em Vitória
Após uma manhã e início de tarde de muito sol e calor, o tempo em Vitória virou. Candidatos têm saído dos locais de prova debaixo de chuva.
Enem 2021: candidato é picado por escorpião dentro de sala de prova em Goiás
Um candidato foi picado na perna por um escorpião dentro da sala em que realizaria a prova, em Goiânia, neste domingo (28). Lucas Dias da Costa, de 17 anos, foi socorrido pelos bombeiros e não pode fazer a prova, segundo informações do portal IG.
Esperando a filha na porta da escola em Vitória, mãe fez até amigas
Lilian Schmitel, de 54 anos, é trabalhadora doméstica e mora em Cariacica. Ficou os dois domingos esperando a filha, Aishwarya Schimitel, 17 anos, sair da prova. A jovem quer cursar Pscicologia. Ela contou sobre a espera:
No Rio, segundo dia de provas do Enem tem protestos contra o governo Bolsonaro
Protestos contra o governo de Jair Bolsonaro marcaram o segundo dia de provas do Enem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). "Enem da desigualdade", "o mais elitista da década" e "mais cotas, menos Bolsonaro" eram algumas das palavras de ordem em cartazes do lado de fora do local de prova, segundo informações da Agência Estado.
Amigos saem quase juntos do segundo dia de provas
Os amigos Ana Clara Gomes, Rafaela Andrade e Guilherme Peclat (da direita para esquerda) todos com 18 anos, terminaram quase no mesmo horário o segundo dia do Enem. As expectativas da prova foram diferentes para eles. Guilherme está tentando desde o nono ano e fala da prova como um "resumo de todo o meu ano". O jovem conta que achou o exame tranquilo e gostou muito do segundo dia de provas. Ana Clara não sentiu a mesma tranquilidade porque não teve tanto foco nos estudos. Já para Rafaela algumas questões apresentavam ambiguidade e tinha uma dificuldade acima do esperado. Eles contam que em Química muitas questões que envolviam fórmulas, já física e matemática pediam muito raciocínio lógico. Rafaela conta que em sua sala faltou muita gente. Guilherme tenta uma vaga para cursar Fisioterapia, Rafaela que estudar Design, e Ana Clara, Medicina Veterinária.
Enem 2021: casal considera que a prova do primeiro dia estava mais fácil
Talita Carla Martins, de 19 anos, e seu namorado, Dener Lopes da Silva, de 27, se encontraram na saída do local de prova. Eles fizeram o exame na Faesa e buscam conseguir ingressar na Ufes, ainda sem curso definido. Dener faz Direito na UVV e pensa em fazer Psicologia, mas não tem certeza. Talita está no Ensino Médio e ainda não escolheu o que quer fazer. Ambos consideraram a prova cansativa, principalmente pelos cálculos, e julgam que o primeiro dia foi mais fácil.
Estudante de 15 anos fez o Enem pela primeira vez: Não é algo impossível
Victoria Souza Guimarães tem 15 anos e está fazendo o Enem pela primeira vez. A jovem conta que ao contrário do que imaginou, o exame não é algo impossível.
Prova bem dinâmica foi a impressão do estudante Vitor Dalmaschio
Vitor Dalmaschio, de 18 anos, é natural de Vitória e fez a prova do Enem pela primeira vez neste ano. Ele achou que as questões das duas áreas deste domingo estavam bastante dinâmicas. Na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias contou que apareceram muitas questões sobre meio ambiente e sustentabilidade, o que é muito interessante, na opinião dele. Por outro lado, na parte da física, ele sentiu falta de questões sobre vetores, caíram especificamente 2, conta. Já a parte de força foi bem abordada, segundo ele. Na área de Matemática e suas Tecnologias, ao contrário do que acontece em muitos anos, ele percebeu poucas questões de matemática básica, como regra de três. O jovem fez a prova para saber como é o Enem, mas já está aprovado em Engenharia Mecânica pela Multivix.
Família fez Enem na mesma sala em Vitória e filha comenta: "Lancei o Chico Xavier"
Mãe, filhas e pai (que ainda está fazendo a prova) fizeram o Enem na mesma sala, no Salesiano, em Vitória. Maria Antônia Oliveira, de 21 anos, contou que o exame hoje estava mais complicado: "Lancei o Chico Xavier na prova". A jovem trancou o curso de Direito em uma faculdade particular, devido as condições financeiras impostas pela pandemia, e agora tenta uma vaga no mesmo curso em uma faculdade pública. A candidata conta que teve uma crise de desmaio e foi despertada por outra participante, mas depois do acontecido não conseguiu mais se concentrar. "Para quem estudou a prova estava muito fácil", afirmou a mãe, Nara Melo, de 45 anos, que tenta uma vaga em Ciências Sociais. Já a Maria Luísa de Oliveira, de 17 anos, tenta pela primeira vez o Enem e se assustou com a dificuldade do exame. Elas estão confiando que o pai, Eduardo Souza, de 43 anos, vai mandar muito bem no dia de hoje por gostar das matérias.
Amigos de infância fizeram o Enem juntos na Faesa, em Vitória
Gustavo Tausz, de 17 anos, e Luca Meneguetti, de 18, ficaram reunidos com amigos na saída da Faesa, por volta das 15h50. Eles, que se conhecem desde a infância, concordam que a prova foi cansativa, porém foi mais tranquila que no primeiro dia. Os estudantes terminaram o Ensino Médio neste ano e estão fazendo o Enem pela primeira vez apesar de já terem sido aprovados na faculdade. Gustavo faz Medicina e fez o Enem para ver como funciona o exame, já Luca faz Economia e pretende tentar uma vaga no curso de Música na Ufes.
Treineira, estudante de 16 anos achou prova cansativa
Julia Arruda, de 16 anos, fez a prova na Escola Estadual Professor Renato José da Costa, em Jardim Camburi, Vitória. Por cursar ainda o primeiro ano do Ensino Médio, ela fez a prova para treinar. Julia considerou a prova difícil e muito cansativa. "Física foi a mais puxada. Nas Ciências Naturais me saí bem", disse.
Prova mais simples, diz a estudante Nayra da Silva Lima
Nayra da Silva Lima, de 17 anos, fez a prova no Salesiano da Avenida Vitória e deixou o local por volta de 15h45. A estudante, moradora de Itararé, está no último ano do Ensino Médio e pretende cursar Psicologia ou Arquitetura. Nayra conta que achou a prova de Ciências da Natureza mais simples. "A prova de Linguagens tinha mais texto, estava mais pesada, hoje achei mais tranquila", disse.
Universitário fez Enem para tentar desconto na graduação
Jackson Brasil, 35 anos, foi um dos primeiros a sair da Faesa neste domingo (28) após realizar a segunda prova do Enem de 2021. O estudante cursa Letras/Inglês e fez o Enem por dois motivos: se atualizar e tentar desconto em sua graduação. Ele contou que faz a prova em praticamente todos os anos, desde que o Enem começou, deixando de participar apenas alguns anos. Tecnólogo em logística, ele trabalhou um tempo na área, mas sempre gostou de letras. Então, neste ano, a partir da sua vontade e do incentivo do namorado, começou a graduação. Sobre a prova ele afirmou que estava um pouco tenso, mas que achou o exame dentro do padrão. Agora, vai esperar para consultar o gabarito com as questões que ele recorda de cabeça. Lembrando que só é possível sair com o caderno de questões após às 18h.
Candidata diz que após provas, agora é pé no chão para esperar pelo resultado
Maria Luppi, de 18 anos, achou a prova deste domingo (28) um pouco mais difícil que a da semana passada por não ter tanta facilidade com as matérias do segundo dia de Enem. Segundo ela, o exame de hoje foi menos cansativo que o de semana passada. A jovem aposta no "pé no chão" para esperar com tranquilidade pelo resultado do Enem sem se desesperar. Ela quer usar a nota da prova para conseguir desconto em uma faculdade particular.
Candidata deixa local de prova e considera prova de matemática tranquila
Kailane dos Santos Elias, de 18 anos, deixou o local de prova na Faesa, em Vitória, por volta das 15h40. Moradora da Serra, ela está fazendo o exame pela primeira vez para tentar uma vaga no curso de Direito na Ufes ou na Faesa. A estudante diz que o segundo dia de provas foi mais fácil que o primeiro, já que ela tem afinidade com cálculos, além de ser menos cansativo.
Segundo dia foi mais tranquilo, relata estudante após deixar local de prova
Matheus dos Santos Miranda, 17 anos, realizou o Enem na Faesa, em Vitória, e deixou o local por volta das 15h35. Ele achou a prova tranquila e mais fácil que no primeiro dia. Ele contou que pretende conseguir uma bolsa para cursar Administração ou Engenharia Civil.
Enem 2021: estudantes já deixam locais de prova em Vitória
Em Vitória, alguns estudantes já deixaram os locais de prova logo após a abertura dos portões.
Estudantes autorizados a deixar locais de prova a partir de agora
Após 2h30 do início das provas, os estudantes podem começar a deixar os locais de prova a partir de agora, às 15h30, mas sem levar o caderno de questões para casa. A prova segue até 18h30, sendo que somente quem optar por deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o fim do exame podem levar a prova.
Portões fechados!
Às 13 horas destes domingo (28), encerrou-se o tempo para que os candidatos acessem os locais de prova. Os próximos 30 minutos são destinados para que os alunos se acomodem nas salas, recebam as provas e iniciem o segundo dia do Enem às 13h30.
Poeta e estudante de Pedagogia tenta Enem para cursar História
Benilson Pereira, 65, estudante de pedagogia na Ufes, é escritor de poemas e tem 10 livros publicados. Agora, pretende fazer o Enem para cursar história. "Eu tenho que achar uma ocupação interessante para a minha vida. Estou aposentado, nada melhor do que estudar" disse.
Jovem diz estar confiante após passar mal em primeiro dia de Enem
Julia Santos, de 18 anos, veio acompanhada de sua avó, Laura Maria dos Santos, de 69 anos. A jovem passou mal na semana passada, tendo apresentado uma crise de tonturas. Ela relatou, no entanto, que está mais tranquila e que acredita que tudo vai correr bem neste domingo (28).
Enem 2021: PM diz que não há registro de incidentes em frente à Faesa
De acordo com um agente da Polícia Militar, que está em frente à Faesa, em Vitória, um dos locais de realização do Enem 2021, não há, até o momento, registro de imprevistos ou incidentes.
Movimentação intensa é registrada nos últimos minutos de portões abertos
O portão da Faesa, em Vitória, um dos locais de prova do Enem 2021, conta com grande movimentação faltando cerca de 20 minutos para o fechamento dos portões. Estudantes, representantes de cursinhos e famílias procuram uma sombra para se abrigar do sol.
Inscrita no Enem reclama que calor no ES pode atrapalhar a fazer prova
Maria Rita está fazendo o Enem pela primeira vez e conta que o calor deste segundo dia (28) de prova pode atrapalhar, pois a mão começa a suar, e a temperatura faz a jovem ficar mais agoniada. Em relação a Covid-19, a candidata afirma que o primeiro dia de provas estava tranquilo, pois todos estavam de máscara e havia poucas pessoas fazendo o Enem em sua sala, então o distanciamento social foi cumprido. Ela é natural de Vitória e tenta uma vaga no curso de Engenharia Civil.
Frentista de 19 anos tenta vaga em Educação Física ou Engenharia
Julio Cesar Barbosa Cândido, de 19 anos, faz Enem pela segunda vez para tentar entrar na universidade pública ou particular com bolsa. A ideia é tentar Educação Física ou Engenharia para buscar melhores oportunidades no futuro. O frentista pretende conciliar estudos e trabalho para não deixar faltar nada em casa, onde mora com a mãe e um irmão mais novo.
Manicure faz Enem para tentar Direito ou Psicologia
Jaqueline Pereira Rocha, 41, é manicure desde de 2003 e agora quer cursar Direito ou Psicologia. Chegou com tempo para esperar o portão abrir e está fazendo a prova este ano, pela primeira vez, como teste. Mas, se conseguir bons descontos em alguma faculdade, já começaria a cursar ano que vem.
Vendedora ambulante diz que vendas estão mais fracas no Enem deste ano
Arlete trabalha há 12 anos vendendo água e caneta nos locais onde são realizadas as provas do Enem, em Vitória. A vendedora afirma que neste ano as vendas estão mais fracas. "Já cheguei a vender 12 caixas de água mineral, no domingo passado eu vendi 20 águas" contou. Neste domingo (28), Arlete acredita que deve levar mercadoria pra casa. "Vou levar, com certeza", enfatizou.