Simule nota da prova com calculadora TRI
Antes mesmo do resultado oficial, é possível simular seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a calculadora desenvolvida pela Gama Pré-Vestibular e disponibilizada por A Gazeta. Clique aqui e faça o teste.
Estudante fica presa em elevador e perde prova
Após se preparar um ano inteiro para fazer o Enem, uma estudante de Linhares acabou perdendo a prova por ficar no elevador do prédio onde mora. Leia mais em: agazeta.com.br.
Acompanhe análises sobre primeiro dia de prova do Enem
Numa parceria com o curso preparatório Gama Pré-Vestibular, A Gazeta transmite uma live com análises sobre o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira aqui.
Ceturb-ES suspende circulação de ônibus em Viana e em bairros de Vitória
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que por questões de segurança as linhas que atendem o município de Viana e as que atendem os bairros de Santo Antônio e São Pedro, em Vitória, não estão circulando. "Assim que a situação voltar ao normal, os itinerários voltarão a ser cumpridos", assegurou a Ceturb-ES.
A medida ocorre após ônibus serem atacados nas duas cidades da Região Metropolitana.
Cabeleireira de 46 anos faz Enem pela primeira vez
A cabeleireira Markelia Santos, de 46 anos, cursa Educação Física em uma faculdade particular, mas fez o Enem pela primeira vez neste domingo (3) para tentar conseguir um desconto no curso. Markelia teve que trancar a faculdade por um período por conta do preço da mensalidade e avalia que o Enem é uma boa saída para continuar estudando. Ela achou a prova bem complexa e com muita leitura e gostou do tema da redação.
Da prova para o jogo do Flamengo
Cursando Medicina em uma faculdade particular, Lara Costa, 22 anos, conta que fez a inscrição para o Enem deste ano antes de iniciar a graduação. Mesmo assim, optou por fazer a prova.
"Não esperava pelo tema da redação"
O estudante Guilherme de Almeida, 17 anos, fez a prova do Enem pela primeira vez neste domingo (3). O aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual do Espírito Santo achou a prova complexa, mas disse que já esperava por isso. O único ponto inesperado, declara, foi o tema da redação – "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" –, que considerou fácil de desenvolver, embora acredite que poderia ter feito um trabalho melhor.
"Nem prova de concurso tem tanto texto"
"Nem prova de concurso tem tanto texto." Essa foi a impressão do João Vitor, de 34 anos, que decidiu fazer o Enem neste ano para testar os seus conhecimentos. A última vez que tinha feito o exame foi em 2007.
Nervosismo tomou conta de treineira
Gabriela Abraão, de 17 anos, fez a prova do Enem pela primeira vez neste domingo (3). A candidata está no segundo ano do ensino médio e considerou a prova complicada, embora também considere que estava nervosa. Agora, seu objetivo é se preparar melhor para os próximos anos, com mais foco e dedicação aos estudos.
Estudantes já deixam locais de prova
O estudante Caíque Rosa, 16 anos, fez o Enem pela primeira vez neste ano e foi um dos primeiros a deixar seu local de prova em Vitória.
Pais fazem plantão em locais de Enem no ES para torcer pelos filhos
Pais de estudantes que fazem o Enem neste domingo (3) montaram um verdadeiro esquema de plantão em frente aos locais de prova enquanto aguardam a saída dos filhos. As provas acontecem até as 19h, mas, desde as 15h30, os candidatos já podem ir embora, sem o caderno de questões, que só será liberado a partir das 18h30.
Candidatos já podem deixar local de prova
A partir de agora, os candidatos já poderão deixar o local de prova do Enem, sem o caderno de questões, que só será liberado a partir das 18h30 neste domingo (3). O horário limite para realização da prova é 19h.
Estudante até benzeu canetas que usaria na prova
Sentados em uma cadeira de praia, Denize Izaíta e José Augusto aguardam a saída da filha Luiza do primeiro dia de provas do Enem 2024. A estudante deseja ingressar em um curso de Medicina e os pais decidiram torcer pela jovem em frente ao local de prova.
Mãe reza por quase uma hora pelo sucesso do filho na prova
Andressa da Silva, de 51 anos, levou o filho para fazer o Enem na Estácio de Sá, em Vitória, neste domingo (3), e fez uma promessa: a partir do momento em que ele começasse a prova, ela iria rezar todo o terço em frente ao local. Ela conta que começou a rezar às 13:34 e finalizou às 14:30.
Inep divulga tema da redação do Enem 2024
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi divulgada nesta tarde pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
De caneta a Whey, Vany vê oportunidade de vendas no Enem
Vany Teresinha, de 60 anos, está na porta da Multivix, em Vitória, desde as 9h20, e pretende ficar no local até bater a sua meta de vendas do dia. Os produtos que mais vende são água e canetas, mas a vendedora foi ao local preparada e levou até bebidas proteicas para os estudantes que estão fazendo a prova. A partir das 15h30, os candidatos já poderão deixar o local de prova, mas sem o caderno de questões, que só será liberado a partir das 18h30 neste primeiro domingo do Enem.
Lula sobre Enem: 'Para nós, quanto mais pessoas forem aprovadas, melhor'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é "sagrada" e disse que, para o governo, "quanto mais pessoas aprovadas, melhor". A declaração ocorreu neste domingo, 3, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Lula visitou a instituição para conferir a operação da Sala de Monitoramento do Enem 2024, prova aplicada em 3 e 10 de novembro. A "sala de situação" verifica ocorrências em tempo real na execução do exame, como o acesso à Página do Participante e o funcionamento das salas de aula.
Enem 2024: Famílias ficam na torcida por candidatos
As provas do primeiro dia do Enem 2024 tiveram início às 13h30. Agora, muitas famílias ficam na torcida pelos candidatos. A técnica em enfermagem Vanessa Cardoso Ferreira, 44 anos, a professora de educação especial Alice Correa, 40, e a dentista Ana Claúdia Buzatto, 62, por exemplo, aguardam pelos filhos em frente à Estácio de Sá de Jardim Camburi, em Vitória. Os filhos de Alice e Vanessa são autistas grau 1 e muito amigos, pois estudam na mesma escola há muito tempo. Ambos estão no último ano do ensino médio e fazem a prova pela primeira vez. “É uma vitória ver meu filho chegar até aqui. Eu chorei deixando ele no portão, e ver ele entrando sabendo de todas as nossas batalhas é uma gratificação muito grande. Eu fico maravilhada e quero ser a primeira a abraçar ele”, disse Alice, emocionada.
Ambulante aproveitou Enem para complementar renda
Uma das pessoas que lucraram com o primeiro dia do Enem 2024, em Vitória, foi o motorista aposentado Angelo Bosco, 68 anos, que também atua como vendedor ambulante há 30 anos como forma de complementar a renda e "não ficar parado".
Foi roubado e não conseguiu fazer a prova
O estudante Francisco Tancredo, de 17 anos, não conseguiu fazer o Enem por falta de documentação. Ele conta que foi roubado recentemente e perdeu seus documentos. Otimista, levou uma declaração ao local de prova, atestando o motivo da falta da documentação, mas não foi aceita.
Candidatos têm até as 19h para fazer prova do Enem neste domingo (3)
Os portões dos locais de prova do Enem 2024 ficaram abertos das 12h às 13h, e, nos instantes finais antes do fechamento, candidatos se apressavam para não perder a hora. As provas acontecem das 13h30 às 19h neste domingo (3), quando serão aplicadas as questões de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. A partir das 15h30, os candidatos já poderão sair, mas sem o caderno de questões, que só é liberado a partir das 18h30 neste primeiro dia.
Portões fechados nos locais de prova
Portões fechados nos locais de prova do Enem 2024. A partir de agora, os candidatos ficam impossibilitados de entrar. A aplicação do exame está prevista para ser iniciada às 13h30.
Faltando poucos minutos para o fechamento dos portões...
O jovem Igor Matias dos Reis, de 26 anos, chegou para fazer a prova pela terceira vez em Vitória. Ele quer cursar Ciências Contábeis e acha que as experiências anteriores com o Enem o tranquilizam. "Tô bem mais leve. A expectativa é a melhor possível!"
Cinco minutos para o fechamento dos portões
Os portões nos locais de prova do Enem 2024 serão fechados pontualmente às 13h, portanto, é hora de se apressar para não ficar do lado de fora. A prova terá início às 13h30.
"Vai que alguma coisa acontece?"
A jornalista Adriana Nobre, de 43 anos, levou a filha de 17 para realizar o Enem neste domingo (3), em Vitória, como treineira. A estudante entrou no local de prova assim que os portões abriram, mesmo assim, a mãe da menina preferiu esperar até o fechamento dos portões para o caso de acontecer alguma coisa e ela precisar de auxílio.
"Prova é cansativa para candidatos"
A jovem Ellen Fortunato Martins fez a prova do Enem como treino no ano passado. Agora, em 2024, volta a repetir o exame para tentar entrar na faculdade.
Trânsito livre na Terceira Ponte
No primeiro domingo do Enem 2024, o trânsito flui com tranquilidade na Terceira Ponte, que conecta Vitória e Vila Velha.
Intenso fluxo de veículos e pessoas é registrado em frente a local de prova
O fluxo de veículos e pessoas é intenso em frente ao colégio Salesiano, em Vitória, um dos locais de prova do Enem 2024 neste domingo (3).
Meia hora para o fechamento dos portões dos locais de prova
Candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3) têm mais meia hora para entrar nos locais de prova. Os portões foram abertos às 12h e serão fechados pontualmente às 13h. A prova está prevista para ser iniciada às 13h30.
Apoio da família no primeiro domingo do Enem
Toda a família decidiu apoiar Evandro dos Santos, de 18 anos, na prova deste domingo (3). Mãe, irmão, cunhada e sobrinha acompanharam o jovem ao local de prova.
Tema da redação preocupa candidata que fará Enem neste domingo (3)
Cléo Martins, de 18 anos, faz a prova do Enem pela primeira vez neste domingo (3) e conta que sua maior preocupação é com o tema da redação.
Portões abertos nos locais de prova do Enem 2024
Os portões já estão abertos nos locais de prova do Enem 2024 neste domingo (3). Eles serão fechados pontualmente às 13h, portanto, se adiante para não ficar do lado de fora. A prova terá início às 13h30.
Pai acompanha estudante que fará Enem pela primeira vez
O aposentado Elias Rosário, de 64 anos, saiu de casa neste domingo (3) para deixar o filho mais novo, Andrey Costa, de 19 anos, no colégio Salesiano, para realizar o Enem pela primeira vez, em Vitória. Ele conta que o filho irá tentar passar em Biologia em alguma universidade publica. Segundo o aposentado, eles chegaram no local bem rápido de ônibus.
Grupo jovem cristão dá apoio aos estudantes no Enem
O Movimento cristão Jesus na Ufes reuniu jovens de diversas igrejas para dar apoio aos estudantes que realizarão a prova do Enem neste domingo (03), conforme explicou a estudante de Serviço Social Vitória Phedanue Oliveira, 21 anos.
Aposentada de 76 anos fará prova neste domingo (3), em Vitória
Moradora de Itararé, em Vitória, a aposentada Neuza Fernandes, 76 anos, está entre os mais de 74 mil candidatos que farão o Enem neste domingo (3) no Espírito Santo. A meta, segundo ela, é conseguir uma vaga para a graduação em História ou na área da Educação Infantil.
Estudante passou tempo com a família e orou para se acalmar
Luiz Miguel Mazzega Lamas, de 18 anos, é estudante de rede pública e vai realizar o Enem pela primeira vez neste domingo (3). Morador de Vitória, ele conta se preparou o ano inteiro, estudando para tentar conseguir a aprovação em um curso da área de Engenharia e que, antes de ir ao local de prova, ficou com a família e orou para se acalmar. “Ontem tirei o dia para todo para mim, hoje eu orei antes de vir e pedi para Deus que dê tudo certo."
Candidatos aguardam em frente a local de prova em Vitória
Faltando 20 minutos para a abertura dos portões, o fluxo de candidatos do Enem 2024 aguardando em frente aos locais de prova já aumenta. A abertura dos portões está prevista para o meio-dia e o fechamento ocorrerá pontualmente às 13h.
Ambulantes apostam na venda de canetas em frente a locais de prova
É a primeira vez que a Neuza Maria da Silva, de 67 anos, atua como ambulante no dia do Enem. Moradora de Vila Velha, ela se deslocou até um dos locais de prova em Vitória para vender canetas para quem for fazer a prova neste domingo (03).
Documentos aceitos nos dois dias de provas do Enem
Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devem levar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição um documento válido com foto para identificação — impresso ou digital –, emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o e-Título, que é a via digital do título eleitoral e a CNH digital – versão digital da Carteira Nacional de Habilitação. Confira outras alternativas.
Candidata se antecipa e chega cedo ao local de prova
Precavida, a professora de balé Maria Eduarda Nascimento, de 20 anos, chegou ao seu local de provas quase uma hora antes da abertura dos portões para o Enem 2024.
Estudante faz Enem pela primeira vez em Vitória
A estudante de pedagogia Ellen Freitas, de 22 anos, vai tentar o Enem pela primeira vez. Neste domingo (3), ela foi a primeira a chegar no local de prova, na escola Salesiano, em Vitória, para não correr o risco de se atrasar, e conta que, apesar de já fazer faculdade, deseja conseguir um desconto maior por causa da nota no exame ou até mesmo ingressar em uma universidade pública.
Trânsito tranquilo em avenida de Vitória
Uma hora antes da abertura dos portões para o Enem 2024, o trânsito está tranquilo na Avenida Vitória, na Capital. Neste domingo (3), a Prefeitura de Vitória suspendeu as ruas de lazer e as ciclofaixas da cidade, para evitar problemas com o fluxo de candidatos.
O que pode e o que não pode ser feito no Enem
Para não ter problemas na hora do Enem, é importante se atentar às regras do exame. É proibido, por exemplo, o uso de canetas coloridas ou sem o corpo transparente, assim como lapiseira, lápis, borracha, corretivo ou qualquer tipo de material de escrita ou de correção, que não seja a caneta preta de tubo transparente. Levar o celular é permitido, mas, antes de entrar na sala de prova, o participante receberá um saco plástico para guardar e vedar o aparelho. O recomendado é que ele fique desligado durante o exame.
18 cidades do ES sob alerta de chuvas intensas
Atenção, estudantes! O Espírito Santo recebeu neste domingo (3) um alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso já está valendo e segue até as 10h de segunda-feira (4), abrangendo 18 municípios da região Sul capixaba, que podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Ambulantes já aguardam chegada dos candidatos
A abertura dos portões para as provas do Enem está prevista para o meio-dia e o fechamento ocorrerá pontualmente às 13h. Horas antes, porém, vendedores ambulantes, como Jocemar Rodrigues dos Santos, 45 anos, que se posicionou diante de uma escola de Vitória, já se preparam para atender os candidatos, com oferta de canetas, água e outros produtos que podem vir a ser necessários.
Como fica o trânsito na Grande Vitória no 1º dia de prova
Mais de 74 mil candidatos do Espírito Santo participam das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (03), sendo quase 39 mil apenas na Grande Vitória. A abertura dos portões para as provas está prevista para o meio-dia e o fechamento ocorrerá pontualmente às 13h.
Alimentos que melhoram desempenho
Saiba o comer e quais alimentos evitar no dia da prova. Confira reportagem no link https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/enem-2024-saiba-o-que-comer-e-o-que-evitar-comer-no-dia-da-prova-1124
Fuja das ciladas
Fique atento aos principais erros e fuja das ciladas na hora de fazer a avaliação do Enem. Clique aqui.
Documentos aceitos
Está em dúvida sobre quais documentos levar no dia da prova do Enem, confira aqui.
Ônibus extras
A Ceturb vai disponibilizar 26 ônibus extras para atender estudantes no Enem, que farão a prova nos próximos dias 3 e 10 de novembro. Clique aqui para saber como vai funcionar o esquema especial,
Cobertura completa
Mais de 74 mil estudantes no Espírito Santo se inscreveram para fazer as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro. Acompanhe em A Gazeta uma cobertura completa com toda a movimentação nos locais de prova e análises de professores sobre as questões.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
Entre para receber conteúdo exclusivo.
A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.