O governador Renato Casagrande informou que o Espírito Santo iniciará a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos nos próximos dias. Em entrevista à TV Gazeta, o governador afirmou que a imunização começa para as pessoas com comorbidade desta faixa etária assim que for concluída a aplicação no grupo com mais de 18 anos.
“A gente concluindo a etapa das pessoas com mais de 18, vamos começar as pessoas de 12 até 17. A vacina que vamos usar para este público é a Pfizer. É a que está autorizada e a que estamos recebendo com certa normalidade. Para esse grupo, vamos começar com as pessoas com comorbidade, de 12 a 17 anos. Neste momento, será a vacina da Pfizer e nos próximos dias daremos início”, disse.
Além disso, o governador afirmou que a vacinação não será interrompida no Espírito Santo. Mesmo que o grupo acima de 18 anos seja completamente vacinado, a imunização vai continuar de acordo com as decisões da equipe técnica e do Ministério da Saúde.
“É um trabalho que vai ter sequência. Não vamos parar a vacinação quando chegar a vacinar todo mundo acima de 18 anos, vamos dar sequência nessa vacinação. Seja do Ministério da Saúde ou de vacinas que comprarmos”, explicou.
Além disso, o governador sinalizou positivamente o início da aplicação da terceira dose para as pessoas do grupo de risco. Segundo Casagrande, o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar mais vacinas e que serão utilizadas para uma dose extra em pessoas mais vulneráveis à doença.
“O Ministério da Saúde disse que vai disponibilizar vacina para as pessoas do grupo de risco, especialmente as com mais de 80 anos. Mas, tendo vacina, vamos aplicar a terceira dose em todas as pessoas do grupo de risco. É um processo sequencial agora. Concluindo a etapa das pessoas com mais de 18, vamos começar as pessoas de 12 até 17 e, chegando a vacina, vamos começar a terceira dose nas pessoas do grupo de risco”, completou.
Procurada para mais esclarecimentos sobre quais comorbidades serão contempladas nesta vacinação anunciada pelo governador e quando ela terá início, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) respondeu, por nota. Informou que este grupo foi incluído como prioritário na vacinação contra a Covid-19 no dia 9 de julho de 2021, por meio da Resolução N° 116/2021 (confira o documento abaixo na íntegra).
Além disso, disse que o início da vacinação dos grupos prioritários ocorre de acordo com a disponibilidade de doses. "Está previsto, como anunciado pelo governador Renato Casagrande, o início da vacinação deste novo grupo que será divulgado em breve, assim como a operacionalização", completou.
Sobre as comorbidades, informou que elas seguem as já definidas pelo Plano Nacional de Imunizações para a vacinação contra a Covid-19 (em anexo também na resolução abaixo), e que tem realizado, junto aos municípios, o levantamento do número de adolescentes que serão contemplados para o envio de doses.
Sobre adolescentes já vacinados anteriormente, afirmou que "no Espírito Santo os adolescentes de 15 anos ou mais, com fibrose cística, já foram imunizados como grupo prioritário".
Após a publicação da reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou nota e a Resolução N° 116/2021, que engloba a vacinação de adolescentes. Disse ainda que no Espírito Santo os adolescentes de 15 anos ou mais, com fibrose cística, já foram imunizados como grupo prioritário. O texto foi atualizado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta