O Espírito Santo ainda não tem nenhum município apresentado como risco extremo, como já havia adiantado a coluna Vitor Vogas. O anúncio foi feito no início da tarde deste sábado (13) pelo governador Renato Casagrande (PSB), que informou ainda que subiu para 37 o número de cidades classificadas como grupo de risco alto de transmissão do novo coronavírus no Estado. O novo mapa da matriz de risco incluiu Divino São Lourenço dentre os municípios onde há avanço da doença.
O novo mapa de risco entra em vigor na próxima segunda-feira (15) e vale até domingo (21). Outras 41 cidades capixabas seguem classificadas como risco moderado. A portaria será publicada neste fim de semana. A partir de agora, segundo o chefe do Poder Executivo estadual, os municípios classificados no risco alto deverão manter as medidas qualificadas pelo prazo mínimo de 14 dias.
Na última quarta-feira (10), o governador do Estado divulgou medidas que poderão ser implementadas caso o Espírito Santo tenha cidades classificadas como risco extremo. Isso deve ocorrer quando o Estado passar os 90% de ocupação dos leitos de UTI ocupados na rede pública.
Temos cerca de 1.300 leitos hospitalares, sendo cerca de 630 de UTIs para tratamento da Covid-19. Até o final de junho, serão, ao todo, 700 vagas. Até agora, ninguém ficou sem atendimento. Tenho dito que leitos salvam vidas, mas não todas. O que preserva a vida é o isolamento social. Vamos continuar abrir leitos, dentro das nossas possibilidades, mas precisamos da participação das pessoas para manterem o distanciamento. Esta é uma responsabilidade individual, avaliou o governador.
Durante o anúncio do Mapa de Risco do Estado, o governador informou que o Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (Lacen) conseguiu, até a manhã deste sábado (13), fazer todos os testes que estavam em espera.
A partir de semana que vem os testes serão feitos em tempo real. Os resultados já estarão disponíveis no dia seguinte ou em até 48 horas. Conseguimos resolver essa questão. Já fizemos, público e privado, quase 70 mil testes, comentou.
O governador informou que o ES passou a marca de mil pessoas mortas pela Covid-19. Os dados atualizados serão divulgados no final do dia. O número de infectados deverá crescer ainda mais, por conta da atualização dos testes do Lacen.
O ES tem 17.276 testes por milhão de habitante, enquanto que a média brasileira é de 6.400.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta