Tradição no Convento durante os dias da Festa da Penha, o terço gigante começou a ser produzido há um mês com uma decoração especial. Será uma homenagem às bodas de prata da peça, que completa 25 anos de criação e instalação no maior evento cultural e religioso do Espírito Santo.
A 453ª edição da Festa da Penha será realizada entre os dias 9 e 17 de abril, sendo que a montagem do terço está marcada para o dia 8, pela manhã.
Idealizado pelo médico Osmar Sales e seu grupo de voluntários, o terço está sendo confeccionado para brilhar com tons prateados, no revestimento das contas. Serão utilizadas mais de 11 mil peças em materiais como o acetato.
A medalha que integra o terço também será especial. Produzida pela artista plástica Vivian Chiabay, terá camadas sobrepostas, causando um efeito 3D.
“A peça tem traços bem geométricos e é uma ‘continuidade’ de uma arte que já faço. Porém, ela está sendo feita em uma escala completamente diferente”, diz a artista plástica.
A ideia do terço é sempre passar um ensinamento ou uma tradição católica, uma espécie de “catequese”. A mensagem contida no terço deste ano, segundo Osmar Sales, é sobre o poder de oração. “O devocional mariano é forte, isso está no dia a dia das pessoas que usam o terço para proteção pessoal e vivenciam o mistério da salvação”, diz.
Com 20 metros de comprimento e cerca de 50 quilos, o terço gigante ficará pendurado entre duas palmeiras centenárias localizadas no campinho do Convento da Penha, como acontece desde 1998.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta