O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, convocou uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o combate à Covid-19 no Espírito Santo. Desde o início da pandemia, o Estado já soma mais de 60 mil casos e 1.929 mortes por coronavírus. A Gazeta acompanhou a coletiva.
Este vídeo pode te interessar
Flexibilização do comércio
Antes de encerrar a coletiva, o secretário comenta sobre casos de municípios que criaram decretos próprios, flexibilizando mais o funcionamento do comércio.: "Não é adequado romper o grau de coesão entre os entes do Espírito Santo"
Novos testes
"O Lacen vai passar a realizar até o final desse mês os testes sorológicos IGGs, os testes que vamos receber da Fiocruz. Vamos poder investigar os primeiros casos do Espírito Santo, avaliar a reincidência de casos, temporalidade da imunidade no Espírito Santo", conta Nésio
Nova matriz de risco
"Estamos ajustando a matriz de risco para que possa reconhecer a temporalidade e a territorialidade do comportamento da pandemia no Estado. Hoje, o governador vai apresentar uma nova matriz de risco para a sociedade", explica Nésio Fernandes.
Nova onda de casos no ES
"Durante o segundo semestre, após se consolidada uma fase de recuperação, é possível surgir uma nova curva de casos de coronavírus no Espírito Santo. Enquanto não tiver vacina ou remédio comprovado, esse é um comportamento possível observado em outros países. Acreditamos que uma segunda curva de casos deve ter proporções menores que a primeira", afirma Nésio
Prefeitos vão poder conhecer a realidade específica da cidade
"Vamos iniciar uma etapa seguinte do inquérito sorológico. Nessa fase, os municípios que tiverem interesse vão ter a disposição uma ferramenta para observar a própria realidade, do distrito, do seu bairro", afirma Reblin.
"Provavelmente teremos outras ondas"
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, também fala na coletiva. "A coesão no Espírito Santo de todas as forças é fundamental para que a gente tenha alcançado os resultados até hoje. A permanência dessa coesão é importante porque provavelmente teremos outras ondas, aumentos de casos da doença no decorrer desse ano e talvez no ano que vem até que apareça uma vacina", diz.
Expansão de leitos de UTI
"Não vamos modificar as decisões que tomamos de expansão de leitos até o presente momento. Vamos manter a estratégia de expansão de leitos, mesmo com a redução na pressão. Podemos chegar a 800 leitos", afirma Nésio.
Estabilização consolidada na Grande Vitória
Com atraso de mais de 30 minutos, o secretário Nésio Fernandes inicia a coletiva. " Estamos vivendo uma estabilização consolidada do número de casos na Grande Vitória e estamos iniciando a fase de recuperação na Grande Vitória que deverá ser confirmada e acompanhada na evolução das próximas quatro semanas"
Coletiva de imprensa
A coletiva de imprensa com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, está prevista para começar às 9h e será feita por transmissão on-line no canal da Sesa no Youtube. A Gazeta também acompanha
Balanço da pandemia
Desde o início da pandemia, o Estado já soma mais de 60 mil casos e 1.929 mortes por coronavírus.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.