Secretário da Saúde atualiza informações do combate à Covid-19 no ES

Entre os destaques desta segunda-feira (29), Nésio Fernandes disse que curva de casos segue em aceleração; veja os demais pontos abordados

Publicado em 29/03/2021 às 14h29
Atualizado em 29/03/2021 às 15h09

15:05

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 40 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão da coletiva de imprensa on-line desta segunda-feira (29). Na última fala, ele pediu apoio da população à quarentena.


15:03

Secretário: "Não temos óbitos após 2ª dose"

"Nós temos diversos casos de pessoas vacinadas que contraíram a Covid-19 após a vacinação, mas não temos registro de pessoas que evoluíram a óbito após a segunda dose. A mortalidade nos grupos vacinados caiu", garante Nésio.


15:02

Ocupação deve se manter acima de 90% em abril

"A ocupação deve se manter acima de 90% por diversas semanas. Na próxima semana, o Estado será gerido pelo mapa de risco e estando acima de 90% teremos de 20 a 24 municípios no risco alto no início da próxima semana. Mais cerca de 50 no risco moderado, conforme simulação realizada nesta manhã", adianta Nésio.


15:00

Secretário: "Risco real de colapso existe"

"O risco real de colapso existe e para que não ocorra é necessária a adesão das pessoas e das instituições à quarentena no Espírito Santo", afirma Nésio.


14:59

Sem morte de pacientes na espera por UTI

"Nós temos registros de pacientes que chegaram muito grave aos serviços de saúde e descompensaram nas primeiras horas, mas não temos registros de pacientes que tenham morrido sem leito de UTI. Temos tido um aumento de casos que não aguentam essa estabilidade até a chegada do recurso", afirma Nésio.


14:57

Expansão de leitos: mão de obra é principal limitação

"O esgotamento de recursos humanos representará o maior limite à expansão de UTIs do nosso Estado", revela Nésio.


14:54

Protocolo para atendimento será padronizado

"Nós estamos atualizando protocolos que já existem, estamos padronizando para todo o Espírito Santo. E ele pode ser adotado pela rede filantrópica e particular. Ao longo desta semana, ele será publicado e vai definir os critérios de gravidade e os recursos, seja para atenção primária ou para internação de UTI", afirma Nésio.


14:53

Como será a vacinação após idosos?

"Após os idosos de 60 a 64 anos, o próximo grupo será de comorbidades e os profissionais de educação e segurança, que vão receber as reservas de contingência", adianta Nésio.


14:52

ES prevê compra internacional de medicamentos

"Sobre a falta de medicamentos: temos contratos vigentes, preparamos as compras. Teremos nesta semana uma resposta sobre a capacidade dos fornecedores. Ao mesmo tempo, coordenamos, com outras entidades, uma grande compra internacional de medicamentos para suprir o Espírito Santo para suportar a ampliação e os leitos já abertos", garante Nésio.


14:50

Conversas com laboratório italiano continuam

"Está prevista uma reunião nesta semana com o laboratório italiano para o estudo da fase três e a futura possível compra da vacina", adianta Nésio.


14:49

Expectativa de maior vacinação em abril e maio

"Nós estamos com a expectativa de abril e maio ter um número muito grande de vacinas, acima do distribuído, tanto pelo Ministério da Saúde, quanto pela compra de vacinas pelo Estado. Todos os municípios estão orientados a estabelecer estratégias extraordinárias para vacinar o mais rápido possível", esclarece Nésio.


14:47

Profissionais da saúde: sem mortes após 2ª dose

"Nós não temos, até a presente data, nenhum registro de profissional da saúde que tenha falecido após a segunda dose da vacina",  garante Orlei Cardoso, gerente de vigilância em saúde do Estado.


14:45

Falta de transporte gerou problemas a hospitais

"A ausência do transporte municipal em alguns bairros que não são responsabilidade do Transcol, fez com que alguns municípios tivessem prejuízo para os trabalhadores na atenção básica. Alguns vão avaliar hoje e manter o atendimento mínimo. A ausência desse transporte prejudicou também a chegada de diversos trabalhadores em hospitais públicos e privados. Entendemos que os prefeitos devem atualizar as estratégias urgentemente para que amanhã esse prejuízo não ocorra", diz Nésio.


14:42

14 pacientes aguardam leitos de UTI

"Até o início desta coletiva, tínhamos 14 pacientes aguardando leitos de UTI nos Pronto Atendimentos (PA) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), sendo que três aguardavam mais de um dia. Temos 72 pacientes aguardando enfermaria, sendo 31 há mais de 24 horas. Ontem foi o terceiro dia do ano em que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) mais realizou remoções de pacientes graves: 160 que resultaram em internações hospitalares. Hoje, até as 14h, havia ocorrido 54 remoções pelo Samu", afirma Nésio.


14:40

Recorde de óbito previsto para esta terça-feira (30)

"Amanhã devemos ultrapassar o número total de óbitos observado em toda a pandemia. Já ultrapassamos o número de óbitos por dia. A média móvel de amanhã ou quarta-feira deve superar a média móvel de mais de um ano de pandemia. Isso nos sensibiliza. Cansamos de estar contando todo dia o número de mortes por uma doença que pode ser evitada, desde que cada pessoa compreenda o risco real de contrair e infectar uma pessoa próxima. É necessário que a população inteira compreenda o que estamos vivendo", afirma Nésio.


14:39

Nésio: "Quantidade de leitos é quase limítrofe"

"Nós podemos chegar ao momento de ultrapassar 1.000 leitos de UTI no Espírito Santo. Essa quantidade é praticamente limítrofe de leitos possíveis de serem abertos para atender uma única doença. Não queremos que as pessoas morram. Por isso, estamos há um ano batalhando para que as pessoas não se ofereçam ao vírus e não tenham um comportamento de alto risco. Nossas medidas são para salvar vidas", diz o secretário.


14:37

ES deve chegar a 900 leitos de UTI nesta semana

"Devemos alcançar, ainda nesta semana, 900 leitos de UTI, devido à antecipação do cronograma de ampliação. As propostas apresentadas à rede privada e filantrópica têm movimentado esses segmentos para transformar centros cirúrgicos e de enfermaria em leitos intensivos. O próprio governador vai apresentar a atualização desse cronograma, havendo ampliação. O novo valor ajuda na disputa por medicamentos, por exemplo", explica Nésio.


14:35

Mais pedidos de transferência da rede particular

"Temos pedidos para que o SUS (Sistema Único de Saúde) possa receber pacientes da rede privada em uma frequência maior que as anteriores. Estamos reconhecendo que a rede hospitalar encontra-se extremamente pressionada pela quantidade de pacientes graves", afirma Nésio.


14:33

Secretário: "Vivemos situação extremamente crítica"

"Nós vivemos em uma situação extremamente crítica. O Espírito Santo, a cada semana que passa, não estabiliza o comportamento da doença. Insistimos com a população e todos os poderes de que precisamos isolar a sociedade. Neste momento, o isolamento não é só para quem está doente. Só devemos sair de casa para atividades extremamente essenciais", alerta Nésio.


14:30

Recorde de casos: 2.848 em 22 de março

"O Espírito Santo mantém a aceleração da curva de casos. Alcançamos, no dia 22 de março, um novo recorde, com 2.848 casos, superior ao anterior de 28 de dezembro, com 2.757 casos. Esperamos que ao longo dessa e da próxima semana, o Estado alcance um pico e passe a observar uma estabilização durante, pelo menos, três semanas e entrar na fase de recuperação", revela Nésio.


14:27

Início da transmissão

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dá início à transmissão da coletiva de imprensa on-line desta segunda-feira (29), na qual atualizará as informações sobre o combate à pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Ele está acompanhado de Orlei Cardoso, gerente estadual de vigilância em saúde.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.