Secretário da Saúde atualiza situação da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu coletiva de imprensa on-line na tarde desta terça-feira (12); confira a transmissão e as informações divulgadas pelo secretário

Publicado em 12/07/2022 às 14h12

15:01

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 40 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra a coletiva on-line desta terça-feira (12).


14:59

ES registra 34 mil reinfecções

Desde o início da pandemia, o Estado tem mais de 34 mil notificações de reinfecções. "Isso representa o fato de que boa parte dessa repercussão também ocorre em pessoas que não se vacinaram. A imunidade adquirida simplesmente pela exposição ao vírus não representa vantagem em relação à imunidade adquirida pela vacinação. Importante que a população compreenda que a vacina é suficiente para reduzir o risco", afirma Nésio.


14:57

Novas ondas de Covid devem ter menor impacto

"Considerando as variantes que estão circulando no mundo, podemos sim ter novas ondas da curva de casos de internações e óbitos até o final do ano. No entanto acreditamos que elas devem ter repercussões cada vez menores se for mantido o padrão conhecido da doença até o presente momento", avalia o secretário.


14:56

ES tem desafio na vacinação

"Para este ano acreditamos que o grande desafio é cumprir o ano com 90% da população vacinada com os esquemas já disponibilizados e incorporados pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a Covid ainda se constituiu a melhor forma de prevenção do risco de internação e óbito", afirma Nésio. 


14:52

Vacinação contra a Covid deve ter frequência

"Vamos chegar num momento em que a vacinação deve parar de contar as doses. Vamos passar a viver, possivelmente a partir do próximo ano, com as doses de reforço, assim como é feito para influenza. Não temos tecnologias disponíveis nas vacinas para diversas doenças que nos dê uma imunidade duradouro. Caso da gripe, Covid. São doenças em que é necessário ter dose de reforço com frequência. Acreditamos que a população adulta brasileira terá possivelmente uma dose de reforço anual e duas doses de reforço para população idosa e com comorbidade", aponta o secretário Nésio Fernandes.


14:50

200 mil idosos com 4ª dose pendente

"A vacinação melhorou muito, chegamos a 15 mil doses por dia. Entre os idosos, mais ou menos 200 mil pessoas podem tomar a [segunda] dose de reforço. E também para crianças, de 5 a 11 anos, ainda estamos com uma cobertura não suficiente da primeira dose e muito menos da segunda para esse grupo", afirma Reblin


14:47

Nova variante é preocupação no ES?

"Ainda é muito recente a informação sobre essa variante [BA 2.75], essa subvariante da ômicron. Não temos informações precisas sobre gravidade. Até o momento aponta não-gravidade, casos leves, e a transmissão aponta para uma mais acelerada, mais contagiosa do que as variantes atuais. Precisamos aguardar orientações da OMS. Toda variação do vírus nos preocupa, porque pode aumentar o número de casos, internações e óbitos", detalha.


14:45

4ª dose para 18+ no ES?

De acordo com o subsecretário Reblin, ainda não há previsão de vacinar com a segunda dose de reforço os adultos com 18 anos ou mais. "Ainda não está definido porque não há um consenso nacional sobre essa questão", diz.


14:44

ES tem taxa RT de 2.35

"A última medida é de 2.35, com uma equivalência muito próxima entre interior e Grande Vitória", diz Reblin. Isso significa que a cada dez pessoas, a doença pode contaminar outras 23. A cada 100 infectados, o número poderia subir para 235.


14:40

ES vê casos de Covid caírem

"Essa é a segunda maior onda de casos que a gente tem desde o começo da pandemia. No momento, estamos em uma fase que a curva de estabilizou. Na semana passada, indicando uma tendência de queda. Estamos num período de queda, de recuperação dessa onda da pandemia", afirma Reblin.


14:38

Ocupação de leitos dentro da capacidade no ES

De acordo com o secretário, a ocupação de leitos atualmente varia entre 79% e 86% no Espírito Santo, porcentagem que está dentro da capacidade garantida da Sesa.


14:36

ES não vai obrigar uso de máscaras

Perguntado sobre uma possível volta das máscaras como item obrigatório, Nésio Fernandes afirmou que o uso é recomendado em ambientes fechados. "O Estado não irá determinar nenhum tipo de obrigatoriedade de medidas sobre atividades econômicas e sociais. Mantemos a mesma recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados", diz.


14:33

ES investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos

De acordo com Reblin, três casos de varíola dos macacos foram descartados. Dois ainda estão em investigação. "Pessoas que viajaram para São Paulo e apresentaram sintomas, procuraram a rede. 30 a 49 anos. Já foram feitos os exames no Lacen, que tem capacidade técnica operacional para realizar os exames. Apenas aguardamos o envio dos quites necessários para a utilização. Matérias já estão no Rio de Janeiro e agora a gente aguarda o resultado do laboratório", informa.


14:30

Anvisa deve liberar Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, diz secretário

"É possível que amanhã [quarta-feira] a Anvisa autorize o uso da Coronavac para crianças de 3 a 4 anos", diz o secretário. Nésio elogiou e apoiou a decisão que deve ser tomada pela Anvisa. "Devemos ter ao longo do próximo ano o início do avanço dos estudos da Coronavac para idades inferiores. Importante que a população se mobilize", afirma.


14:28

ES terá Dia D de vacinação

Segundo o secretário Nésio Fernandes, apesar de ter aumentado a vacinação diária, o Estado tem 15 mil vacinas aplicadas por dia, o que segundo ele, ainda não é suficiente para alcançar a cobertura. "Para o último fim de semana de julho, um dia D no sábado que vai ser precedido por uma semana de intensificação. Municípios ampliando vacinação em horários estendidos culminando em uma grande ação no sábado", diz.


14:26

32% dos testes com resultado positivo no ES

Segundo Reblin, a cada 100 teste de antígenos, 32 têm a presença do vírus no Espírito Santo. O subsecretário voltou a falar em testagem no modelo livre demanda, sem agendamento ou encaminhamento.


14:24

Sesa incentiva procura por testes

"Verifique na sua região onde há um ponto de testagem. O teste não precisa de requisição e encaminhamento. Temos uma regra em vigor que define que a pessoa pode por livre e espontânea vontade procurar um ponto para realizar essa testagem", diz Luiz Carlos Reblin.


14:23

ES pode ter 100 óbitos em julho

De acordo com o secretário, o Estado pode ter, ao longo do mês de julho, 100 óbitos por Covid-19. "Entre os que faleceram na última onda, temos distância de 219 dias da última dose dessas pessoas. Ampla maioria dos casos se dá em pessoas com esquema (vacinal) incompleto e atrasado", afirma.


14:21

"Pandemia não acabou", diz Nésio

O secretário de Saúde avalia que a pandemia ainda não acabou. Segundo ele, 57% dos internados são pessoas idosas e 32% não idosas. "Não existe idade segura para ter Covid-19", detalha.


14:18

2.096 crianças infectadas na 5ª onda

"2.096 crianças, de até 4 anos, foram infectadas na última onda. Isso representa a terceira faixa etária mais afetada, também em internações. Ficam atrás apenas de idosos e adultos acima dos 18 anos", afirma o secretário.


14:16

Quinta onda da Covid no ES

"Espírito Santo vive a terceira semana com estabilização da curva de casos da Covid nessa última onda que atingiu o Estado. Ao longo do mês de junho, foram 245 mil testes realizados. 95% deles foram realizados pela rede pública. Considerando a média móvel dos últimos sete dias, podemos ter, no melhor cenário, mais 40 mil casos no Estado [em julho]", diz Nésio Fernandes.


14:13

Início da transmissão

O secretário Nésio Fernandes dá início à coletiva desta terça-feira (12), acompanhado do subsecretário Luiz Carlos Reblin.


14:00

Em instantes...

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, concede, nesta terça-feira (12), às 14 horas, uma coletiva de imprensa on-line para atualizar as informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo. Acompanhe em A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde SESA Coronavírus no ES nesio fernandes

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.