Término do pronunciamento
Depois de aproximadamente 15 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra o pronunciamento desta segunda-feira (1º).
Secretário alerta sobre varíola dos macacos
"Sobre a monkeypox, temos uma situação no país de subdiagnóstico, pela baixa oferta de testagem pelo Ministério da Saúde e pela diminuição da percepção de risco de profissionais da saúde. Dessa maneira, estamos atualizando novas notas técnicas, oferecendo cursos e atualizações nesta primeira quinzena de agosto, e estamos buscando realizar os testes em solo capixaba ainda neste mês. Não se trata de uma doença leve", alerta Nésio.
Secretário comenta uso de Paxlovid
"Seguimos com expectativa que o Ministério da Saúde adquira o Paxlovid, que é um medicamento para pessoas mais vulneráveis, como idosos e imunossuprimidos, que podem usar em casos leves e domiciliares", diz Nésio.
Secretário fala sobre uso de Baricitinibe na GV
"As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e PAs (Pronto-Atendimentos) viverão um projeto piloto de disponibilidade do Baricitinibe para uso nos pacientes que já tenham indicação de internação hospitalar e que tenham os critérios para uso. Tendo êxito nesse protocolo na Grande vitória, temos a expectativa de expandir para as outras regiões do Estado. Todos os hospitais que atendem pacientes Covid-19 já possuem o medicamento", anuncia Nésio.
Nova onda no ES no final do ano?
"Ocorrendo uma nova expansão no final do ano, como nos últimos dois anos, podemos ter um impacto de redução de óbitos e internações mais significativa (se as pessoas se vacinarem agora). A pandemia continua apresentando novas variantes e continua exigindo atenção e mobilização de todos", afirma Nésio.
Mais de 600 mil doses aplicadas em junho e julho
"Entre os meses de abril e maio, tivemos uma redução da procura por vacinas. Tivemos em torno de 535 mil doses aplicadas. Em junho e julho, mais de 600 mil foram aplicadas. No entanto, isso não é adequado. Precisamos que a população procure (a vacina) independentemente de novas ondas. Agora que vivemos a fase de recuperação é quando mais devemos vacinar as nossas famílias", explica Nésio.
Média móvel de mortes está acima de 2
"O comportamento dos óbitos da Covid-19 é um comportamento tardio. Chegamos a ter uma média móvel de sete dias superior a oito óbitos na primeira semana de julho e já estamos em 2,71 óbitos nos últimos sete dias. Podemos ter, no mês de agosto, uma quantidade um pouco inferior ou próxima ao mês de junho", adianta Nésio.
Quase 74 mil casos em junho e julho no ES
"Nós temos um agrupamento na segunda quinzena de junho, com a primeira quinzena de julho, as quatro semanas com a maior concentração de casos. Os dois meses juntos representaram quase 74 mil casos", detalha Nésio.
ES já passou por pico da quinta onda
"Nessa quinta onda, o cenário projetado como provável no mês de maio aconteceu. Conseguimos projetar uma rápida expansão da doença que alcançaria pico na segunda quinzena de junho, e a fase de recuperação na primeira quinzena de julho. Conseguimos ao final de maio mobilizar 100 leitos de UTI e enfermaria para garantir acesso a pacientes graves acometidos pela Covid-19", afirmou Nésio.
Início do pronunciamento
O secretário Nésio Fernandes dá início ao pronunciamento desta segunda-feira (1º). Acompanhe com A Gazeta.
Em instantes...
À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início ao pronunciamento desta segunda-feira (1º) nos próximos minutos. Durante a transmissão, ele falará sobre a atual situação da pandemia do coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.