O secretário de Estado da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes, fez um pronunciamento para atualizar informações sobre o combate à pandemia de Covid-19 no Espírito Santo. O subsecretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Luiz Carlos Reblin, também participou. Reveja.
Este vídeo pode te interessar
Fim do pronunciamento
O secretário Nésio Fernandes encerra o pronunciamento reforçando a orientação para que a população faça o teste para detectar a doença, caso apresente sintomas, e que mantenha os cuidados necessários para evitar o contágio e a transmissão do coronavírus.
Secretário diz que apresentou sintomas e fez teste, que deu negativo
Depois de tossir durante o pronunciamento, o secretário Nésio explica sintomas e diz que fez o teste RT-PCR, que deu negativo. "Estive em uma agenda em São Domingos do Norte no fim de semana e apresentei sintomas. Suspendi a agenda e fiz o teste RT-PCR, que deu negativo. Fiz novamente o teste nesta segunda (30) e deu negativo novamente".
Quase 100 mil vacinados no último mutirão
Luiz Carlos Reblin: "Vacinamos quase 100 mil pessoas no último mutirão, que tinha como objetivo aplicar a segunda dose das pessoas que estavam em atraso ou no período de receber a D2".
ES confirma casos da variante Delta
Nésio Fernandes: "365 amostras de RT PCR foram enviadas para a Fiocruz para identificação das variantes que circulam no ES. Dessas, 158 tiveram o resultado liberado e 11% delas representam testes positivos para a variante Delta. O restante representa casos da variante Gama. No entanto, esses resultados não têm relevância para projeção estatística da proporção da presença dessas variantes no ES. Mas podem representar e confirmar quais são as variantes que estão em circulação no Estado".
Dose de reforço em idosos e vacinação de adolescentes em setembro
Nésio Fernandes: "Foi informado em reunião do Comitê Bipartite que, em setembro, todo o país deve iniciar a dose de reforço em idosos, a partir do dia 15. A vacinação de adolescentes com comorbidade começará nos próximos dias. Também em setembro deve ser iniciada a vacinação em adolescentes sem comorbidade. Mas ainda é aguardada a informação do quantitativo de doses da Pfizer para início da vacinação desses grupos".
167 mil capixabas com segunda dose em atraso
Nésio Fernandes: "Temos 167 mil capixabas que ainda estão em atraso com a segunda dose. Mesmo com mutirão e com estratégias, ainda existe persistência de parte da população a não voltar para a segunda dose".
Maior procura de pacientes desde abril
Nésio Fernandes: "Neste período, desde o mês de abril, não tínhamos essa procura na rede hospitalar. Esse aumento de casos e estabilidade na internação ainda não influenciou no comportamento de queda de óbitos. No entanto, nós sabemos que o comportamento dos óbitos é tardio. Nós queremos comunicar que o comportamento de risco, neste momento, poderá fazer que conquistas importantes já conquistadas podem ser interrompidas".
Alerta epidemiológico
Nésio Fernandes: "Comunicamos que vivemos um momento de alerta epidemiológico. Estamos identificando um aumento sustentado da procura de pacientes sintomáticos respiratórios, em especial na Grande Vitória e em municípios do interior, nos PA’s e nas UPAs, por quatro dias consecutivos".
Começa o pronunciamento
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, fazem o pronunciamento na manhã desta terça-feira (31).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.