O secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, concede, nesta quarta-feira (5), às 10h, uma coletiva de imprensa on-line para atualizar as informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo.
Este vídeo pode te interessar
Término do pronunciamento
Após cerca de 40 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra o pronunciamento desta quarta-feira (5).
Realização do carnaval será analisada
O secretário de Saúde explicou que, ao longo dos próximos dias, será estabelecida uma agenda de avaliação de risco com os municípios capixabas para avaliar o cenário possível no mês de fevereiro. "O cancelamento do carnaval estará em avaliação com os municípios. Estamos estudando medidas distintas para o sambódromo, as escolas de samba, e medidas que poderão ser aplicadas ao carnaval de rua. Municípios importantes, inclusive capitais, já definiram pela suspensão do carnaval de rua", evidenciou.
Variante Darwin
Nésio explicou que as investigações sobre a presença da variante Darwin ainda não foram concluídas pela Fiocruz.
Testagem
1,5 milhão de novos testes devem chegar ao Estado. A testagem em pontos de alto fluxo, como rodoviárias, deve continuar.
Atualização na plataforma Vacina e Confia
A plataforma está sendo preparada para mostrar todos os pontos de testagem de antígenos e RT-PCR nos municípios capixabas.
Mais leitos de UTI e enfermaria
Até o momento, de acordo com o secretário, a ocupação dos leitos está dentro da normalidade. Mas o governo do Estado já prepara a ampliação de 300 leitos de UTI e enfermaria, se planejando para um possível agravamento dos quadros da epidemia de gripe e da pandemia de Covid-19.
Mudança de perfil dos pacientes respiratórios
Grande parte da demanda é em virtude de pacientes com quadros leves que devem ser atendidos na atenção básica. "Neste sentindo, o contexto epidemiológico exigirá dos municípios que incrementem a capacidade de testagem, ambulatorial e tamiflu na atenção básica.
Vacinação para crianças no ES
A vacinação das crianças deverá ser reiniciada na segunda quinzena de janeiro. “Estamos pendentes da definição concreta da quantidade de doses que vamos receber neste momento”, afirmou Nésio. Segundo o secretário, serão 20 milhões de doses distribuídas pela Pfizer no primeiro trimestre de 2022. “O grande prejuízo da vacinação de crianças no Brasil não se deu pela aprovação tardia da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos, mas, principalmente, pela não autorização da vacina da Coronavac para crianças dessa faixa etária. A Coronavac já tem disponibilidade em todos os Estados para aplicação imediata.”
400 mil testes de antígenos distribuídos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) distribuiu 400 mil testes de antígenos aos municípios capixabas nesta terça-feira (4). A recomendação da Sesa é que os testes sejam aplicados por livre demanda diante de qualquer sintoma.
Média móvel de óbitos cresce
Segundo o secretário de Saúde, no dia 20 de dezembro, a média móvel de óbitos em 14 dias estava em 2.8 e subiu para 3.4 óbitos por dia nos últimos 14 dias
Festas de fim de ano
Nésio ressalta que as interações nas festas de Ano-Novo e o Natal foram inadequadas em todo o país e vão determinar uma rápida virada da predominância da variante Ômicron no Brasil
Coletiva segue atrasada
Marcada para às 10h, a coletiva ainda não foi iniciada.
Em instantes
A coletiva de imprensa com o secretário da Saúde Nésio Fernandes terá início em instantes.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.