Este vídeo pode te interessar
Término da coletiva
Depois de aproximadamente 30 minutos, o secretário encerra a coletiva desta segunda-feira (21). "Desejamos que a população mantenha a disciplina, a percepção de risco, porque a pandemia ainda não acabou, e que procure a testagem na iminência de realizar viagens ou atividades sociais no período festivo que se aproxima", conclui.
Novo site para agendar doação de sangue no ES
"Temos, a partir de agora, um novo site para acessar o Hemocentro do Espírito Santo: hemoes.es.gov.br. Nesse site a pessoa poderá conhecer informações sobre a doação de sangue, fazer o seu agendamento e tirar dúvidas. Não deixe de fazer a sua doação. Estamos com estoques críticos", afirma Reblin.
Número de cidades no risco moderado deve cair daqui 15 dias
"Nós temos, na matriz de risco, indicadores que são cruzados para o reconhecimento do risco. Por termos tido um número muito grande de óbitos nas últimas semanas, o impacto do indicador continua afetando a classificação dos municípios. Isso deve fazer com que, a partir dos próximos 15 dias, haja uma redução de cidades no risco moderado", explica Nésio.
32% das crianças tomaram a 1ª dose no ES
"São 393 mil crianças de cinco a 11 anos aptas para serem vacinadas e, dessas, 32% já foram alcançadas com a primeira dose. Temos doses garantidas para a segunda dose a partir de 28 dias para aquelas que tomaram a Coronavac", afirma Nésio.
40 mil vacinas aplicadas em dois dias no ES
"Nessa última sexta-feira e sábado, os municípios organizaram a oferta de 50 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Aproximadamente 40 mil capixabas atenderam a esse movimento. Por isso, apelamos à população para que fique atenta às ofertas para podermos obter uma ampla cobertura com primeira, segunda e terceira dose no nosso Estado", reforça Nésio.
Secretário critica tentativas de proibir passaporte da vacina
"É importante que a população combata toda a campanha que trata de desqualificar a exigência do passaporte da vacina. As legislações que estão sendo aprovadas em algumas câmaras de vereadores não possuem fundamentação constitucional e, possivelmente, serão todas derrubadas pela Justiça assim que forem promulgadas. Nenhuma delas têm vigência no Espírito Santo", afirma Nésio.
Passaporte da vacina: procura por 1ª dose aumenta 197%
"Após a adoção do passaporte vacinal, nós percebemos, no Espírito Santo, um aumento de 197% na procura pela primeira dose no Estado. Vínhamos, até então, com uma estabilização muito baixa na procura das vacinas. O objetivo principal da exigência do cartão de vacinação é justamente essa: estimular que a população procure a primeira dose e mantenha o esquema de vacinação completo e atualizado", afirma Nésio.
ES pode ter nova onda nos próximos 90 dias
"Nos cenário futuros, é possível que, ao longo dos próximos 90 dias, principalmente em março e abril, ocorra uma nova fase de expansão da pandemia, com uma repercussão menor de internações e óbitos, principalmente pelo avanço na vacinação e pela ampla exposição à variante Ômicron, que pode estimular a produção de anticorpos ao longo deste período", adianta Nésio.
Cirurgias eletivas voltam nesta semana
"Nesta semana, vamos restabelecer plenamente as cirurgias eletivas. Ainda neste quadrimestre, queremos ter a demanda acumulada na pandemia sendo atendida no SUS. Temos a decisão tomada de desmobilizar o Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves a partir de abril, no que diz respeito ao atendimento a pessoas com Covid-19. Estamos preparando condições para que a rede própria consiga suportar e coexistir com outras ondas da pandemia, sem que haja a suspensão das cirurgias eletivas no futuro", adianta Nésio.
Vai viajar no Carnaval? Faça o teste!
"Nós teremos o feriado de Carnaval. Quem vai viajar, encontrar a família ou amigos: faça a testagem antes. Preserve a saúde de quem você ama. Hoje, qualquer ponto tem uma alta capacidade de testagem. Se você encontrar alguém no Carnaval, no retorno, pode procurar um desses pontos para se tranquilizar ou se isolar, caso teste positivo", orienta Reblin.
7,2% dos capixabas testados em fevereiro
De acordo com o secretário Nésio Fernandes, mesmo com a queda no número de casos e na procura pela testagem, o Estado já testou 7,2% da população capixaba apenas neste mês de fevereiro.
Testagem em massa deve ser mantida no ES
"Todos os pontos de testagem estão ociosos na capacidade de oferta de teste, sem esperas ou filas. A testagem em massa será mantida, e estamos orientando os municípios a preservarem os pontos, porque é necessário, em março e abril, quando há uma subida de casos respiratórios, nós termos um reconhecimento precoce de uma possível nova expansão", afirma Nésio.
Secretário fala sobre subvariante da Ômicron
"O surgimento de uma subvariante da Ômicron vem chamando atenção porque pode apresentar novas características de transmissão e infecção das vias aéreas superiores, o que pode levar a um predomínio dela e um impacto importante na pandemia", alerta Nésio.
Expansão de leitos interrompida no ES
"No que diz respeito às internações, a partir do monitoramento diário, não foi necessária a ampliação total que havia sido planejada para essa fase de expansão da doença", comenta Nésio.
Positividade em testes de Covid-19 cai no ES
"A positividade também acompanhou a queda. Nos testes de antígenos passou de 42% para 29%. Já no RT-PCR, a positividade passou de 46% para 23%. Esse cenário consolida a fase de recuperação dessa onda. É possível que metade da população tenha tido contato com pessoas infectadas pelo coronavírus", complementa Nésio.
ES tem queda de casos, internações e mortes
"O Espírito Santo vive um cenário de queda sustentada no número de casos, internações e óbitos por Covid-19 ao avaliarmos o cenário por semana epidemiológica. Tivemos uma queda de 53% nos casos, comparadas as últimas três semanas. No período entre 6 de fevereiro e 20 de fevereiro, a ocupação passou de 87% para 70%. O número total de casos confirmados internados na rede pública passou de 472 para 324 pacientes. Já há uma queda de 33% no número de óbitos, na comparação da semana passada em relação à anterior", detalha Nésio.
Início da coletiva
O secretário Nésio Fernandes dá início à coletiva desta segunda-feira (21), junto do subsecretário Luiz Carlos Reblin. Acompanhe com A Gazeta.
Em instantes...
À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início à coletiva de imprensa on-line desta segunda-feira (21) nos próximos minutos, na qual falará a respeito do combate ao coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.