Este vídeo pode te interessar
Fim da transmissão
"Sem mais para o dia de hoje. Estaremos até o final do dia confirmando se será amanhã ou na quarta-feira a apresentação do inquérito escolar realizado no Espírito Santo. Desejo a todos muita mobilização, empatia e solidariedade para este momento em que vivemos. Venceremos essa pandemia. Muito obrigado a todos e a todas".
Secretário alerta fake news em relação à vacina nas redes sociais
"Quero fazer um alerta sobre a quantidade de mentiras e informações falsas que circulam nas redes sociais no que diz respeito ao risco das vacinas. São informações fantasiosas e irresponsáveis, algumas até divulgadas por lideranças políticas, religiosas. As vacinas salvaram milhões de vidas desde quando foram desenvolvidas para a população. Os critérios e regras, o domínio que a ciência tem sobre as mesmas, garantem a segurança e eficácia do uso das vacinas nas políticas públicas de saúde. Convido a população para confiar na ciência, evitando qualquer concepção baseada em fake news não-científica. Defendam as vacinas. As mentiras não valem a vida dos nossos entes queridos".
Casagrande participará de audiência com Jair Bolsonaro ainda hoje
"Acreditamos que o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Saúde vão decidir pela aquisição total de toda oferta de vacinas desenvolvidas pelo Butantan para a população brasileira. No dia de hoje, o governador Renato Casagrande em audiência com o presidente, irá reforçar essa aposta e a compreensão de que necessitamos acertar com o país neste momento. Estamos em negociação com o Butantan. Vamos esperar finalizar alguns contatos nesta semana, que deverão finalizar negociações e resultar na assinatura de um termo de intenção de compras com o Butantan".
"Pedimos que todos compreendam a gravidade do momento", diz Nésio
"Entendemos que preservar as vidas é uma obrigação da gestão pública do Estado. No entanto, somente os leitos não serão suficientes para salvar todas as vidas. Eles garantem o direito a todos o acesso à saúde pública. Por isso pedimos a todos que compreendam a gravidade do momento".
Taxa de transmissão está acima de 1 em todo o ES
Subsecretário Luiz Carlos Reblin: "Em relação as taxas de transmissão, ela está acima de 1 em todo o Espírito Santo. Não temos nenhuma região com a taxa mais baixa. Isso significa que a pandemia está crescendo. Nesse momento, o extremo Sul tem uma taxa um pouco acima da média do Estado".
Fim de ano: secretário não recomenda aglomeração em praias
"Aglomeração pública nas praias não são recomendadas. Pedimos às pessoas que não organizem nenhum tipo de aglomeração, porque não são compatíveis com o atual momento da pandemia".
"Festas, shows e boates não serão tolerados. Fiscalização será intensificada", afirma secretário
"Festas, shows e boates não serão tolerados nesse período. Vamos aumentar a fiscalização nesse período. Quero aqui pedir toda atenção da sociedade para que façam denúncias das atividades que não respeitem as normas publicadas, que existem para proteger a vida e os riscos de contaminação. Queremos que, neste final de ano, tenhamos a chance de expressar a maturidade em relação a proteger as pessoas dos grupos de risco. A juventude também precisa se proteger e se preservar".
Espírito Santo conta com plano operacional para vacinação
Subsecretário Luiz Carlos Reblin: "Sabemos que são festas tradicionais, mas precisamos encontrar um novo modelo para comemorar essa passagem de fim de ano tão importante para todos nós. Em relação de que cada cidade e Estado precisa se preparar para vacinação, o Espírito Santo conta com um plano, que é operacional. Não temos no plano Estadual qual é a vacina que será destinada, esse detalhamento teremos depois que o Ministério da Saúde informar a vacina utilizada em casa Estado".
"Reduzam interação nesse fim de ano, não saiam de casa a partir das 20h", diz secretário
"Estamos inaugurando uma etapa de grande risco as pessoas que amamos. Quero conclamar a todas as lideranças religiosas, pais de família, poderes... Vamos fazer um movimento civilizatório para reduzir toda e qualquer interação social a partir do dia de hoje. Todos os municípios de risco moderado: não saiam de casa a partir das 20h. Vamos fazer um pacto de não ter interação, vamos ficar em casa e não participar de atividade que gere aglomeração social. Também será necessário desenvolver outras formas de manifestar carinho. As festas de fim de ano poderão levar uma grande quantidade de pacientes doentes, sintomáticos, assintomáticos, a interações amplas com pessoas em situação de risco. O mês de janeiro e fevereiro podem ser tristes para o Brasil. Volto a fazer um apelo: não saiam de casa a partir das 20h da noite e fiquem em casa aos finais de semana. O consumo de álcool está associado a comportamentos sociais que levam ao alto risco de transmissão. Reduzam o consumo de álcool nesse período".
Sesa solicita ao Ministério da Saúde o envio de 160 novos ventiladores
"Solicitamos ao Ministério da Saúde o envio de 160 ventiladores novos para abrir novos leitos de UTI no Espírito Santo. Hoje, foi confirmada a unidade de 10 ventiladores e o restante deve chegar nas próximas semanas. Agradecemos publicamente".
Possível suspensão de cirurgias eletivas no ES
"O Espírito Santo estabeleceu a negociação com parte da rede privada e temos diversas ofertas para leitos de UTI Covid. Iremos tratar de preservar as cirurgias eletivas. Ao longo dessa semana, poderão ser anunciadas a suspensão de algumas atividades. Poderemos ter que utilizar parte de alguns leitos para expandir o atendimento aos pacientes com a Covid".
"Atenção às festas de fim de ano", pede subsecretário
Subsecretário Luiz Carlos Reblin: "O Espírito Santo vem regulamentando todas as atividades desde o início, e há muito tempo a regra estabelecida para eventos públicos, shows, e atividades que aglomeram já é estabelecida. Não foi estabelecida apenas para as festas de fim de ano, que se aproximam. Aquilo que o Estado pode regulamentar, já foi estabelecido. Para este fim de ano, precisamos ter atitude de civilização. Conhecemos, entre nós, que aglomerar em grande número é o momento mais difícil e de maior transmissão do vírus. Nesse período das festas de fim de ano, o cuidado terá que ser necessariamente redobrado. Há uma possibilidade de uma estabilidade do número de casos daqui em diante, ou não. Isso obviamente vai depender da nossa atitude. Se nos reunirmos em um grupo, um núcleo familiar de pessoas que convivem na nossa casa, é o que devemos fazer. Se frequentarmos o espaço de muitas pessoas onde os cuidados ficam reduzidos, vamos correr grandes riscos de ir para a segunda vertente, que é aumentar um número não sabido entre nós".
Plano de expansão pode chegar a 900 leitos de UTI até fevereiro
"Prevemos até o mês de fevereiro ter 900 leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Essa estratégia será apresentada no dia de hoje na perspectiva de que ampliemos mais leitos na rede trópica. Não temos previsão de construir hospitais de campanha. Não colapsamos em nenhum momento na primeira onda, conseguimos garantir leitos para todos os capixabas, e também repetiremos essa ação nessa segunda fase".
Nova fase de aceleração da curva de casos no ES
"O ES vive uma nova fase de aceleração da curva de casos, internações e óbitos. Chegamos a alcançar a média móvel diária em 14 dias de 23 óbitos por dia. Algumas avaliações apontam uma nova estabilização de casos e óbitos na próxima semana. Mas também há uma avaliação de que, após as festividades de fim de ano, poderá ter uma continuidade dessa fase de aceleração e ter uma repercussão de números, casos e óbitos, parecidas ou ainda piores em relação à primeira onda da pandemia no Espírito Santo".
Início da transmissão
À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deu início à transmissão on-line desta segunda-feira (14), na qual atualizará informações sobre as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe em tempo real.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.