Fim da transmissão
Após cerca de 30 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão on-line desta segunda-feira (3), na qual falou sobre o atual cenário da pandemia no Espírito Santo.
Coronavac para 2ª dose e disponibilidade
"Toda dose da Coronavac, desde a semana passada, está orientada para fazer a segunda dose. As que chegaram no sábado (1) estão sendo distribuídas hoje. Hoje, no nosso painel, entrou também um item que diz respeito à existência de segundas doses nos municípios", explica Reblin.
Como ficará a educação no ES? Aulas voltam?
"Entendemos que a educação precisa ser protegida, principalmente na fase de recuperação dos indicadores. Nesta semana estaremos discutindo a retomada segura e ainda nesta semana as decisões serão anunciadas", garante Nésio.
Comorbidades: laudos para vacinação
"O laudo de comorbidade é histórico entre nós, porque na vacinação da gripe esses grupos sempre apresentaram os seus laudos. As equipes são bem preparadas. Elas passam por formação e capacitação permanente. Todas as semanas existe uma conferência à distância com as pessoas que comandam a vacinação nas cidades. Os critérios estão estabelecidos, existe um parâmetro nacional. O cronograma da fase 1: temos cidades que já iniciaram. Como a fase 1 não é tão grande, é possível que nesta semana inicie a fase 2, mesmo sem ter terminado totalmente a 1", afirma Reblin. Em complemento, o secretário Nésio pede para que "pessoas com cardiopatia, diabetes, arritmia cardíaca: procurem o serviço de saúde, os médicos que acompanham vocês, para atualizar o laudo e não ter problema na vacinação".
Variante indiana: preocupação e medidas
"Nós vivemos um momento ainda delicado. Nos preocupa muito o surgimento da variante indiana, com três mutações importantes no vírus, que neste momento compõe um cenário muito difícil na Índia, que viverá, em maio, um verdadeiro desastre epidemiológico. O fenômeno da Índia tem relevância pela disputa de insumos e vacinas e na disseminação. Devemos produzir, ao longo de hoje ou amanhã (4), medidas a serem adotadas na malha aérea e em portos, para apresentar ao Governo Federal", diz Nésio.
Cirurgias eletivas voltam nesta quinzena
"O mês de maio será importante para consultas especializadas e cirurgias não essenciais. Os pacientes já estão sendo avisados sobre a retomada. Ao longo desta primeira quinzena, devemos estabelecer a retomada plena", afirma o secretário.
Troca na aplicação de doses será falta grave no ES
"Vamos publicar uma nota como falta grave a troca do fabricante das aplicações das doses. Já temos observado um certo movimento da população que tomou a primeira dose e que está querendo tomar a segunda da Pfizer. Isso não é possível. Não existem evidências de segurança e isso poderá interferir na vacinação de outro cidadão", ressalta Nésio.
Fase 2 de comorbidades pode ser antecipada
"Nós dividimos o grupo das comorbidades em duas fases, considerando o ritmo das vacinas. Mas o grande volume encaminhado pode levar, ainda nesta semana, a autorização para a vacinação do segundo grupo. Entre amanhã (4) e quarta-feira (5) ocorrerá a deliberação e a divulgação à população. A fase dois pode ser antecipada", informa Nésio.
Vacinas da Pfizer serão usadas em Vitória
"As vacinas da Pfizer são destinadas às capitais dos Estados. É uma estratégia que o Ministério da Saúde definiu. Então, aqui, serão concentradas no município de Vitória. Ela exige uma refrigeração em temperatura mais baixa, uma diluição... é diferente das demais vacinas. Vitória não vai receber mais vacinas por isso. Ela receberá proporcionalmente o mesmo", explica Reblin.
Coronavac para segunda dose
"Devemos saber hoje quantas vacinas vamos receber da Coronavac nesta semana. Vamos distribuir imediatamente para poder ir normalizando a segunda dose das pessoas que estão aguardando", adianta o subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin, que também participa da transmissão on-line desta segunda-feira (3).
ES quer vacinar novos grupos a partir de junho
"Ao longo do mês de maio, devemos receber mais de 600 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Teremos a possibilidade de vacinar outros grupos de atividades econômicas e sociais, pós-comorbidade, como atividades ligadas aos transportes. Acreditamos que esses grupos, nos meses de junho e julho, estarão em franca vacinação no Estado", diz o secretário.
Como serão os próximos meses?
Segundo o secretário Nésio Fernandes, os cenários previstos para os meses de maio e junho devem ser anunciados em nova coletiva on-line, a ser realizada na próxima sexta-feira (7).
Número de óbitos por Covid-19 cai no ES
"Ao longo da última semana, tivemos a queda do último indicador, que foi uma redução significativa no número total de óbitos. Ainda é preciso transcorrer a semana atual para contabilizar os que ainda não foram registrados. A Sesa aguardará a consolidação dos dados para, na sexta-feira (7), anunciar o cenário futuro", afirma o secretário.
Início da transmissão
Começa a coletiva on-line desta segunda-feira (3), na qual o secretário Nésio Fernandes falará sobre a atual situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.
Em instantes...
À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dará início à coletiva on-line desta segunda-feira (3) em breve.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.