Este vídeo pode te interessar
Término da transmissão
Após cerca de 50 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra a coletiva on-line desta terça-feira (8).
"Situação dramática": doe sangue!
"O sangue não tem substituto. Nós dependemos dele para a sobrevida das pessoas. Nós temos um levantamento do estoque do hemocentro: ontem, para o tipo A-, temos a necessidade de 20 bolsas e tínhamos duas. Para o A+, precisávamos de 108 e tínhamos 22. Então, é um cenário dramático da doação de sangue e pedimos para que a população faça a sua doação", pede Reblin.
Reblin fala da exigência do passaporte da vacina
"A fiscalização sempre é competência primária das secretárias municipais de saúde. Nós, da Sesa, podemos atuar de maneira suplementar. Nossa primeira intenção é de orientação. Ao nos depararmos com o estabelecimento que não exige a comprovação da vacinação, vamos conversar com o proprietário. Se ele aceitar, nós acatamos. Se, por algum motivo, ele se colocar contrário à exigência, ele passa a ser autuado com um processo administrativo. Dependendo de outro processo de inspeção, se esse estabelecimento não tiver se organizado ou não estiver cumprido as medidas, ele poderá ser penalizado com multa. Depende das providências adotadas nesse período de inspeção", esclarece o subsecretário.
Secretário fala sobre o subtipo da Ômicron
"Sobre a transmissão do subtipo da Ômicron: trata-se do mesmo vírus e da mesma doença. O uso das máscaras de alto poder filtrante protege muito mais que outras. As PFF2 e N95 devem ser privilegiadas, principalmente em relação às variantes mais transmissíveis", afirma Nésio.
Ocupação dos leitos pediátricos
"A ocupação dos leitos pediátricos tem variado entre 79% e 87%. Estamos ajustando o painel para poder ter um acompanhamento dessa taxa, de forma mais transparente", diz Nésio.
Estado vai incrementar oferta de vagas para testes
"Iremos incrementar um overbooking em torno de 20% para garantir a plena oferta de testes", esclarece Nésio, em relação à taxa de pessoas que não comparecem aos locais de testagem, após realizarem o agendamento. As vagas extras visam aproveitar esses testes que não foram realizados como previsto.
Lacen-ES volta a liberar resultados em até 24h
"Nosso Laboratório Central voltou a atuar com a liberação dos resultados em 24 horas. Tivemos dificuldades nas últimas semanas, mas a celeridade está restabelecida. Somando a oferta de testes RT-PCR e antígeno, tivemos 88,5% dos testes realizados no Estado feitos na rede pública", afirma Nésio.
Duas cidades testaram quase 30% da população
"Nós tivemos, no mês de janeiro, com os dados consolidados, 11,9% da população capixaba testada. No entanto, dois municípios se destacaram: Jerônimo Monteiro com 28% da população testada, e Aracruz, com 26%. Indicadores de testagem exemplares", destaca Nésio.
Secretário: "O vírus mata, a vacina salva"
"Nós conseguimos alcançar um platô de pessoas que voluntariamente se vacinam, com o esquema completo, mas a necessidade de mais de 90% da população com cobertura completa só pode ser alcançada com medidas compulsórias, e o passaporte de vacina tem esse papel. Infelizmente, algumas lideranças se posicionam de maneira equivocada. Quantas pessoas você conhece que morreram pela Coronavac? Quantas pessoas você conhece que morreram pela Covid-19? O vírus é que mata, as vacinas salvam. A Covid-19 já tirou mais de 600 mil vidas no nosso país, a vacina, nenhuma", reforça Nésio.
ES tem 310 mil doses em atraso
"As ações que nós desenvolvemos para implementação do comprovante da vacinação para frequentar alguns espaços coletivos têm como objetivo incentivar a vacinação das pessoas. Tem 310 mil doses em atraso no Espírito Santo. Atualizando a vacinação, eu faço um cordão de proteção. Com mais pessoas vacinadas, menos chance de o vírus circular e menos chance de ter variantes", ressalta Reblin.
Secretário: "Não houve desastre graças à vacina"
"Comparando o número de casos nesta quarta fase de expansão, não temos dúvidas que, se não fosse o resultado da vacinação, teríamos tido um desastre epidemiológico em proporções muito piores das que vivemos no ano passado. Por isso, devemos celebrar a ciência e as vacinas", garante Nésio.
Vacinação nas escolas deve ser preferencial
"Temos orientado que estratégias de vacinação nas escolas sejam adotadas como preferenciais para alcançar rapidamente uma ampla cobertura de primeira e segunda dose, tanto no ensino fundamental, quanto no médio", afirma Nésio.
Secretário reforça importância da vacinação
"O Estado já tem 88% da população adulta com duas doses, 87% dos adolescentes com uma dose e 75% dos idosos com três dose e pode enfrentar uma nova fase de expansão. Qualquer resistência à vacinação precisa ser vencida. É uma agenda de todos: se você conhece alguém que decidiu não se vacinar, a melhor estratégia é buscar um vínculo com ela e não assumir uma atitude de polarização", reforça Nésio.
Reversão de leitos e retomada de cirurgias eletivas
"Nós optamos por fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). No enfrentamento à quarta onda da pandemia, não faltou a garantia do acesso e não faltarão leitos para qualquer capixaba atingido pela Covid-19. Nós temos uma agenda de expansão de leitos em curso que será mantida para poder garantir que a reversão dos hospitais próprios possa acontecer ao longo das próximas semanas, retomando cirurgias eletivas. Precisamos ter cautela na reversão porque temos um comportamento que se repetiu na pandemia ao longo dos anos de 2020 e 2021, com expansão nos meses de março e abril", afirma Nésio.
Casos positivos nas escolas: como ficam?
"Nós tínhamos uma regra anterior que definia que um ou dois casos era um surto e impedia o funcionamento daquele espaço de educação. Hoje, nós compreendemos que, com a nova variante, isso não é mais possível. A definição de surto é quando há um número maior de casos. O município vai interagir próximo das escolas e realizar de maneira frequente os testes. Se alguém testou positivo, essa pessoa será afastada, seja aluno ou trabalhador, e os contatos serão testados. Desde o início da pandemia, temos uma regra importante que elabora todas as providências que precisam ser adotadas pelas escolas e essa última nota técnica ganha a característica desse momento da pandemia", explica Reblin.
Positividade deve cair para 30% no ES
"Em relação à positividade, nós tivemos uma queda na semana anterior para a passada de 51% para 44%. Nesta semana, que iniciou no domingo, são poucos dias ainda mas, tudo indica que a positividade será abaixo de 30%, corroborando com a fase de desaceleração e queda na curva de casos", adianta Reblin.
Dose de reforço anual ou quarta dose para idosos
"Dados sobre a terceira dose estão sendo analisados para compor uma apresentação única, para a reunião da câmara técnica do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (10). Pode ser importante e acertada instituir nesse momento a dose de reforço ou quarta dose, especialmente para os idosos que têm acima de 70 anos", defende Nésio.
Idosos representam 70% das mortes no ES
"Nós reconhecemos que a pandemia continua impactando em óbitos, principalmente os idosos que representam, aproximadamente, 70% das mortes. Isso tem mobilizado o país sobre a necessidade do reforço anual nos idosos já ser aplicado, ou uma quarta dose", revela o secretário.
Apesar da melhora, secretário faz alerta
"Ainda preservamos um número muito alto de hospitalizações por Covid-19. Temos um percentual importante de pessoas com vacinação incompleta. Nossos 3% da população ainda não vacinada continuam representando mais de 30% da ocupação hospitalar", complementa o secretário, reforçando pedido por vacinação.
Casos diminuem e mortes têm estabilidade no ES
"O Estado vive uma fase de recuperação da curva de casos e um momento de estabilização de hospitalizações e óbitos. O momento de queda dos casos está caracterizado pela diminuição da procura de testagem. Nós tivemos uma queda de 40% nos casos observados, na comparação da semana passada com a anterior. Essa fase também se caracteriza pela queda da positividade no número total de testes realizados. Na semana passada, a positividade foi de 44%, e na anterior de 51%. Também temos uma diminuição na solicitação de leitos. Saímos de 91 solicitações no dia 1º de fevereiro, para 40 no dia de hoje (8)", afirma Nésio.
Início da transmissão
O secretário Nésio Fernandes dá início à coletiva on-line desta terça-feira (8), ao lado do subsecretário Luiz Carlos Reblin. Acompanhe com A Gazeta.
Em instantes...
À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início à coletiva de imprensa on-line desta terça-feira (8) nos próximos minutos. Durante a transmissão, ele atualizará o cenário da pandemia do coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.