Este vídeo pode te interessar
Término da transmissão por problema técnico
De acordo com a Sesa, por causa de um problema no áudio, a transmissão da coletiva desta segunda-feira (26) não será retomada.
Transmissão interrompida
Após cerca de 30 minutos, a transmissão da Secretaria Estadual de Saúde foi interrompida. A reportagem aguarda retorno da Sesa se há erro técnico ou se a coletiva foi finalizada.
Gestantes receberão 2ª dose diferente, da Pfizer
"Está mantido o protocolo de iniciar e completar o esquema vacinal com o mesmo fabricante. Excepcionalmente, em decorrência de efeitos graves em gestantes, pouco mais de 3 mil gestantes e outra quantidade que não se encontrava em gestação poderão ser todas imunizadas, com prazo de 12 semanas, com a vacina da Pfizer. A partir de amanhã (27) está disciplinada a dinâmica", explica Nésio.
ES quer testar 2 mil estudantes por dia
"Em reunião realizada hoje (26) de manhã, disponibilizamos o Lacen-ES para realizar testagem em massa de todos os estudantes no momento da retomada. Os municípios estão autorizados a realizar até 2 mil testes por dia nas escolas para testar trabalhadores e alunos assintomáticos", diz Nésio.
ES vai comprar mais 500 mil testes de antígenos
"Nesta quinta-feira (29), teremos o nosso registro de preço de mais 500 mil testes de antígenos adquiridos pelo Estado, com prazo de dez dias para entrega, a fim de garantir a testagem em massa", adianta Nésio.
Balanço da testagem em terminais sairá às terças
"O balanço da testagem no aeroporto e nos terminais urbanos da Grande Vitória será informado toda terça-feira no boletim epidemiológico do Espírito Santo. Amanhã (27), um boletim da Sesa poderá ser acessado com as informações consolidadas dessa testagem", afirma Nésio.
Portal do ES deverá ter mais vacinas em agosto
"O Portal Vacina e Confia tem sido avaliado como muito positivo pelo municípios, pelo controle de estoque e pela operação logística. Com a plataforma, o prefeito de cada cidade consegue saber, em tempo real, quantas doses estão disponíveis. No módulo de agendamento já passamos a diferenciar as vacinas da Covid-19 e da Influenza, e, a partir de agosto, a plataforma deve ser usada já para outros imunizantes. É preciso que a população proceda com o autocadastro", anuncia o secretário.
Secretário reforça importância da testagem
"A testagem pediátrica, de crianças e adolescentes, tinham um processo de subnotificação. Os pais testam menos, porque é um procedimento desagradável. Estamos construindo uma recomendação mais explícita para que qualquer criança ou adolescente que apresente sintomas respiratórios leves realize, por rotina, a testagem de RT-PCR. Diante de qualquer sintoma respiratório, a população adulta que já foi alcançada com o imunizante deve levantar a suspeita de infecção por Sars-CoV-2", reforça o secretário.
Máscaras ainda devem ser necessárias em 2022
"Os países que anteciparam o abandono do uso das máscara hoje estão reavaliando as políticas. Inclusive no próximo ano, em alguns contextos, será necessário preservar o uso das máscaras, especialmente no período de sazonalidade das doenças respiratórias", diz o secretário.
Nésio fala sobre antecipação da 2ª dose da Pfizer
"Nós consideramos que, havendo ampla disponibilidade da Pfizer no nosso país, a estratégia deveria ser ampliar a primeira dose. A antecipação muito radical da D1 e da D2, que comprometa o início da cobertura de toda a população, incluindo os adolescentes, pode não ser adequada", defende Nésio.
ES encerrará mais contratos com rede privada
"Agora, no dia 30 de julho, um número importante de contratos com a rede privada para prestar serviços já serão encerrados e um número maior está previsto para 30 de agosto. Esperamos que com 150 leitos de UTI disponíveis em todo o Estado até final de agosto dê para atender a demanda, se mantermos a queda projetada para o mesmo período. No entanto, essa expectativa pode ser frustrada se os protocolos não forem adotados", adianta Nésio.
Nésio: "Precisamos de colaboração"
"Nós consideramos que as atividades econômicas são fundamentais e devem ser retomadas de forma gradual em um contexto de recuperação, mas precisamos ter colaboração dos autores com os protocolos que diminuem o risco de contaminação para ter um retomada segura. A Sesa não irá titubear em repensar a agenda de liberação de atividades e a flexibilidades já autorizadas caso não haja um compromisso da sociedade", garante o secretário.
Alerta para risco de comportamentos e variantes
"Se o comportamento social expor a população ao risco, em um contexto de circulação de dez variantes já conhecidas no Espírito Santo, mais a convicção de que a Delta já circula no Estado, dadas as dinâmicas de transmissão comunitária no Brasil, é questão de tempo a confirmação da circulação dela no Estado. Ela tem características de transmissibilidade mais alta que as demais, de maneira que o comportamento inadequado e desrespeito aos protocolos podem comprometer as conquistas dessa fase de recuperação. Seria ruim ter uma estabilização dos óbitos. Queremos que eles continuem caindo", ressalta Nésio.
ES tem estabilização de óbitos em sete dias
"O Espírito Santo consolida a recuperação de casos e óbitos, mas já podemos iniciar a observação de uma estabilização nos óbitos, principalmente na média de sete dias. Maiores quedas deverão ser acompanhadas com o avanço da vacinação. Ainda temos 50% da população exposta ao vírus. Não é adequado que consideremos cenas que repetem muito o que vivemos no período entre Natal e Carnaval, de descumprimento aos protocolos sanitários", afirma Nésio.
Início da transmissão
O secretário de saúde Nésio Fernandes dá início à coletiva desta segunda-feira (26). Acompanhe com A Gazeta.
Em instantes...
À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início à transmissão da coletiva de imprensa desta segunda-feira (26) em minutos. Na ocasião, ele atualizará a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.