> >
Secretário de Saúde do ES defende vacina Coronavac para crianças

Secretário de Saúde do ES defende vacina Coronavac para crianças

Nésio Fernandes cobrou proatividade do Ministério da Saúde para auxiliar no desenvolvimento de estudos da vacina do Butantan para o público infantil

Publicado em 3 de outubro de 2021 às 16:26

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Renato Casagrande, Nésio Fernandes e Rogélio Pegoretti realizaram coletiva de imprensa no Palácio Anchieta nesta segunda-feira (1)
Nésio Fernandes, secretário de saúde do ES. (Fernando Madeira)

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, defendeu a continuidade dos estudos para uso da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, para autorização da aplicação em crianças. O público de 0 a 11 anos é o único no Brasil que ainda não tem vacina contra a Covid-19 liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em publicação nas redes sociais, Nésio questionou a passividade do Ministério da Saúde para auxiliar nos estudos para subsidiar o uso de vacinas no público infantil e cobrou mais proatividade do governo federal nessa empreitada para acelerar a imunização. O Espírito Santo, aliás, já se ofereceu para ajudar nesses testes.

O Butatan chegou a fazer os primeiros estudos para verificar a segurança e proteção da Coronavac no público pediátrico e submeter à Anvisa, mas a agência disse que era necessário o envio de mais documentos. Desde então, a liberação tem caminhado a passos lentos.

Ainda assim, a Coronavac é a vacina mais perto de ser liberada para crianças no país, uma vez que é a única que já teve o pedido de autorização feito junto a Anvisa.

Diante desse cenário, o secretário afirmou que "não podemos ser expectantes, adotando postura passiva, esperando o 'fabricante apresentar documentos'", numa cobrança ao Ministério da Saúde — que não tem intenção de comprar novas doses de Coronavac para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Nésio destacou que a Coronavac é produzida no Brasil e uma vacina segura e eficaz, sendo inclusive utilizada em crianças em outros países.

Aspas de citação

É praticamente um consenso na comunidade científica que plataformas de vírus inativado sejam seguras e que podem ter preferência para idades pediátricas. A Coronavac de produção brasileira, vacina segura e eficaz, já é utilizada em crianças em diversos países

Nésio Fernandes
Secretário de Saúde do ES
Aspas de citação

O secretário afirmou que a proatividade em apoiar os estudos salvará as crianças da Covid-19, mas que a passividade só serve "para alimentar narrativa política no contexto da polarização."

Ao defender a vacina brasileira, Nésio lembrou que ela tem custo inferior a Pfizer e afirmou que o país "deve caminhar para soberania/independência tecnológica e produtiva de vacinas."

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais