O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, concedeu uma coletiva na manhã desta sexta-feira (08). Nésio atualizou as informações sobre o combate ao coronavírus no Espírito Santo. O Estado já acumula o total de 157 mortes e 3.988 casos confirmados de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Os números oficiais foram divulgados na última atualização no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na tarde desta quinta-feira (07). De acordo com os últimos registros, nas últimas 24 horas foram confirmados 11 óbitos e 274 novos casos. Acompanhe os destaques da coletiva
Este vídeo pode te interessar
Secretário diz que lockdown pode ser adotado nas próximas semanas
"O lockdown é uma medida extrema. O aumento do número de óbitos relacionados à covid-19 é um indicativo importante que pode levar à decisão do lockdown. Pode ser de fato uma decisão para as próximas semanas. Trabalhamos com todas as energias para que isso não ocorra, mas o que vai determinar é o grau de coesão e disciplina de todos em se distanciarem"
Secretário pede que moradores denunciem comércios abertos
Secretário volta a defender o distanciamento social e pede aos moradores que denunciem estabelecimentos comerciais que estão abertos, mesmo com a proibição
ES deve chegar a quase 250 mortos por coronavírus na próxima semana
O Estado tem 21 óbitos em fase final de investigação. A informação foi repassada pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, que afirmou ainda que o Estado deve chegar a um número total próximo de 250 mortes por coronavírus no final da próxima semana
Secretário não descarta hospital de campanha, mas diz que não é opção no momento
"Esse é um assunto que vem sendo retomado: os hospitais de campanha são para média e baixa complexidade. O desenho desses hospitais são para leitos de enfermaria. Os Estados que optaram por isso tiveram que construir nesses hospitais leitos de UTI. No ES, como nos antecipamos, se vamos chegar a mais de 1000 leitos de coronavírus, na prática, vamos disponibilizar três, quatro hospitais de campanha em hospitais que já são maduros na assistência"
Leitos de UTI para coronavírus
"Estado tem 64% de taxa de ocupação de leitos de UTI. Nós não temos problemas com leitos de enfermaria, que são leitos mais simples. Não é um gargalo.O grande dilema para o Estado e para o mundo são os leitos de UTI. Até o presente momento, temos uma adequada expansão de leitos de UTI com ventiladores. O Estado já comprou mais de 300 ventiladores e estamos aguardando a chegada de ventiladores do Ministério da Saúde"
Testes de coronavírus
"No Espírito Santo, já tivemos mais de 24 mil notificações de Covid e realizamos mais de 18 mil testes", diz secretário ao afirmar que o Estado testa mais que a média nacional.
Fase de aceleração de casos
"Pretendemos que a curva seja acompanhada do momento que as pessoas ficaram doentes e apresentaram sintomas, com maior possibilidade de transmissão. A curva aponta uma fase de aceleração de casos. Chegamos a quase 4 mil casos confirmados"
Transparência nos dados
"Quero dizer que o ES foi para a primeira posição no ranking de transparência no que diz respeito à Covid-19. Nós optamos por ter a máxima transparência e a qualidade dessa transparência"
Dia das Mães
"Estamos nos aproximando do Dia das Mães. Não é o momento de sair de casa, fazer festa, encontro com amigos, atividades esportivas. Não é hora de calçadão. A distância no Dia das Mães vai ser um gesto de amor", afirma Nésio.
Secretário faz instante de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19
O secretário de Saúde menciona que o número de mortos no Brasil e no Espírito Santo e inicia a coletiva fazendo um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19.
A coletiva
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, convocou uma coletiva para a manhã desta sexta-feira (08). O início está previsto para 9h e o secretário vai conversar com a imprensa por transmissão on-line.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.