Até o momento o Espírito Santo registrou 1.267 mortes pelo coronavírus e teve mais de 33 mil casos confirmados da Covid-19. Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, fala neste sábado (20) sobre o uso da cloroquina por municípios do Estado.
Este vídeo pode te interessar
Fim da coletiva
Está encerrada a coletiva de imprensa da Sesa deste sábado (20).
Nova coletiva na segunda-feira
Não foi aberto espaço para perguntas de jornalistas que acompanhavam a coletiva. O secretário terminou a transmissão convocando para um novo pronunciamento na segunda-feira (22).
União contra a doença
Nésio Fernandes conclui pedindo para que agentes políticos se desarmem e que a pandemia desafia todas as instituições. Ele destaca que é preciso união de todos para enfrentar a doença.
Monitoramento dos pacientes
A orientação é que os médicos utilizem cloroquina façam o monitoramento cardíaco dos pacientes, já que há estudos que apontam risco para pacientes que usam cloroquina combinada com outros remédios.
Previsão de consumo
O governo estadual vai enviar cloroquina aos municípios que desejarem fazer uso do medicamento. Para isso, é preciso enviar para a Sesa o protocolo da utilização do medicamento e uma previsão de consumo.
Fake news
Nésio Fernandes destaca que foram criadas algumas fake news dizendo que o Estado proibiu a utilização da cloroquina nos municípios, o que segundo ele, não é verdade.
Não proibição
O secretário destaca que apesar de o Estado não recomendar a utilização da cloroquina, não foi feita nenhuma proibição do uso. Não há proibição para municípios e planos de saúde que quiserem fazer uso do remédio.
Sem benefício
Nésio Fernandes destaca que o combate ao vírus é feito com isolamento social, já que não há vacina ou medicamento contra a doença.
Grupo avalia orientações
Segundo o secretário, a Sesa tem um grupo de profissionais que avalia semanalmente as orientações sobre utilização de medicamentos ao redor do mundo.
Orientação
Secretário reforça que a posição do Espírito Santo é a de não utilização da cloroquina no combate ao coronavírus
Cloroquina
O secretário diz que a coletiva é para falar sobre o uso de cloroquina por parte dos municípios.
Começa a coletiva
Começa a coletiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.