Fim da coletiva
O secretário da Saúde do Estado, Nésio Fernandes, encerrou a coletiva. Acompanhe todos os detalhes e os desdobramentos do pronunciamento de Nésio e do secretário de Educação Vítor de Angelo em A Gazeta.
"Medida transitória"
Vítor: Três semanas é menos que um mês. É uma medida transitória e as famílias devem, em relação às matrículas, fazer essa reflexão.
"É uma medida dura, porém necessária"
Vítor: Ontem (13) teve uma conversa do governador com os prefeitos do ES. Apresentamos aos participantes, ao Ministério Público e ao sindicato das escolas particulares tudo o que o secretário Nésio aqui trouxe. Na manhã deste domingo (14), voltamos a nos reunir para buscar um acordo. Sabemos que há perspectivas diferentes, mas prevaleceu o consenso de que é uma medida dura, porém necessária.
Terceira fase de expansão da Covid-19 no ES
Nésio: A rede privada e pública do ES vem enfrentando um aumento de internações abruptas de adultos. Nós estamos enfrentando essa terceira expansão da pandemia no estado com a quádrupla carga de doenças que já são conhecidas competindo com a Covid-19. É necessária a adoção de medidas mais duras e rígidas e essa semana será de importantes decisões para o Estado do Espírito Santo.
Crianças de até 5 anos mais suscetíveis à doenças respiratórias
Nésio: Nós temos uma incidência maior de doenças respiratórias graves em crianças de até 5 anos que ocorrem nessa época do ano. Essa faixa etária está mais suscetível à doença e é quem evolui para uma doença mais crítica. Me refiro especificamente à faixa etária inferior aos 5 anos, que são mais suscetíveis a uma evolução para um quadro crítico.
"Tomaremos a decisão no momento oportuno e correto"
Nésio: A decisão de tomar medidas de risco extremo devem ocorrer no momento adequado. Entendemos que ainda não é o momento adequado. A decisão precede de algumas pactuações com poderes, com instituições, com a sociedade, para estabelecer um pacto pela vida. Nós não queremos viver no ES o que outros estados viveram e, para isso, tomaremos a decisão no momento oportuno e correto.
"Necessitamos de união nacional"
Nésio: Nós tivemos uma relação de unidade administrativa e política com o ministro Pazzuello, como Secretaria de Estado e conselho de secretários, tratamos de colaborar com o ministro nas decisões que ele tem tomado durante a pandemia. Posições mais avançadas no que diz respeito às medidas que deveriam ser adotadas para um enfrentamento adequado da pandemia. Fazemos nossos votos para que o presidente acerte na escolha do próximo ministro. Nós aguardamos a definição do próximo ministro ou ministra e sabemos que o SUS sempre soube se administrar muito bem. Em um momento tão crítico, necessitamos de união nacional e é isso que desejamos para o mandato do novo ministro.
42 alunos infectados pela Covid-19 no ES
Vítor: Nós temos algumas semanas de aulas, na rede estadual voltamos dia 4. Não há uma tendência de aumento (de casos de Covid-19). Há variações, semanas em que tivemos mais registros, mas não há uma curva ascendente. Na semana três, tínhamos 0.06% de alunos infectados, ou seja, 42. E 31 docentes infectados, em determinadas circunstâncias, como questões de comorbidades, eles não permanecem nas escolas.
Suspensão de 21 dias das aulas da educação infantil
Vítor: Estamos anunciando uma suspensão a partir de amanhã por 21 dias para os alunos de 0 a 5 anos, da educação infantil, por três semanas, para todos os municípios que estiverem classificados como moderados e independente se na semana dois e três eles estejam em risco baixo. Teremos um prazo de três dias pra que as famílias possam se organizar.
"Passar desta data para tomar essa decisão nos levaria a uma situação mais grave"
Vítor: Não assumi pensando em fechar escolas. Estamos tomando essa decisão por dados técnicos, que apontam a necessidade de tomar essa decisão. A rede estadual retomou as aulas, sob muitas críticas, alguns questionamentos, mas retomamos as aulas, entendo que era um momento adequado e que era uma atividade importante de ser retomada. Nesses primeiros dias de março, esse quadro que o secretário Nésio desenhou e estou reforçando, se apresentou de forma muito clara. Não é fácil tomar essa decisão, compreendo que algumas pessoas já quisessem que essa decisão tivesse sido tomada desde outubro. Passar desta data para tomar essa decisão, nos levaria, em poucos dias, a uma situação mais grave.
"Não temos condições de atender, em larga escala, as crianças"
Vítor: parte das pessoas que discordam, argumentam que a escola mostrou-se ser um espaço seguro, dentro do que é segurança dentro de um espaço no contexto pandêmico. Se isso, por um lado, é verdade, por outro lado, a pandemia passa por uma fase específica de variantes que não está muito clara. Temos o início de uma fase sazonal de outras doenças, cuja combinação com a Covid-19 tem um impacto ainda não muito claro. temos leitos pediátricos ocupados na casa dos 90% e uma pressão assistencial nos demais leitos pediátricos. Não temos condições de atender, em larga escala, as crianças, caso isso seja necessário.
Novas medidas restritivas serão adotadas no ES
Nésio: Até terça-feira, serão publicadas normas semelhantes suspendendo cerimoniais infantis, espaços kids. Temos uma agenda robusta de inauguração e expansão de leitos para pacientes suspeitos de doenças respiratórias, no entanto, os leitos não serão as únicas armas. Ao longo desta semana, novas medidas serão adotadas e comunicadas à população capixaba. Não hesitaremos em tomar medidas duras para evitar o colapso no nosso Estado.
Aulas para alunos de até 5 anos suspensas no ES
Nésio: Desde o dia de ontem e na manhã do dia de hoje, foi construída uma posição comum da Sesa, da Sedu, junto com o MP-ES, com o sindicato das escolas particulares de ensino de, em virtude da ocupação sustentada superior a 90% nos leitos pediátricos e com um aumento muito abrupto das unidades pediátricas inferiores a 5 anos. com o aumento da circulação não só da Covid-19, temos a circulação de outro agente endêmico que se manifesta nessa época do ano. em virtude do aumento rápido das doenças respiratórias, foi construída a posição de suspender a educação de ensino até os 5 anos de idade na rede pública e particular do Estado. A partir de amanhã, será publicada uma portaria suspendendo a educação infantil no nosso Estado.
Começa a coletiva
Com alguns minutos de atraso, começa a coletiva com o secretário da Saúde do Estado, Nésio Fernandes, e o secretário de Educação do Estado, Vítor de Angelo.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.