A partir do ano letivo de 2025, onze novas unidades de ensino infantil e fundamental de Vitória vão oferecer aulas em tempo integral. Ao todo, são 3.114 novas vagas para alunos na Capital, que, no próximo ano, passará a contar com 41 escolas com esse modelo de ensino.
Na manhã desta sexta-feira (8), a Secretaria de Educação do município anunciou a ampliação das unidades que vão ofertar nove horas diárias de atividades aos estudantes para "aprendizado, currículo diversificado, incentivo ao protagonismo e à autonomia" dos alunos, como projeta a gestão municipal.
Com a novidade, oito centros municipais de educação infantil (Cmeis) e três escolas municipais de ensino fundamental (Emef) vão ofertar a modalidade de ensino, são elas:
Segundo Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória, os principais objetivos com a ampliação de vagas estão ligados à melhora da aprendizagem, da alfabetização e da qualidade pedagógica na Capital, que vai acumular 10.232 vagas no próximo ano letivo.
“Chegamos a 41 escolas em tempo integral, onde não teremos só disciplinas como Português e Matématica, mas, também, outros eixos que cuidam da convivência, da pluralidade e do desenvolvimento das crianças”, detalha Juliana.
De acordo com a secretária, todas as unidades que vão ofertar o ensino integral em Vitória a partir de 2025 passaram por intervenções internas para que os espaços fossem adequados para os alunos.
Já segundo o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), a expectativa com a ampliação de instituições de ensino em tempo integral é voltada para promoção de um atendimento “individualizado em compromisso com a educação pública de qualidade”.
“O que oferecemos não é pensado apenas para a criança dentro da sala de aula, mas para atividades musicais, artísticas, culturais e tecnológicas [...] Para chegar nessa oferta, nós investimos R$ 250 milhões de reais para reformulação da rede, com obras e adaptações necessárias para o recebimento dos alunos”, frisou Pazolini.
Na educação infantil, que atende crianças de 6 meses a 5 anos de idade (creche e pré-escola), o currículo inclui o acolhimento da criança na unidade de ensino, momento integrado (banho, higienização e descanso); ambientes temáticos, que são espaços de aprendizagem ocupados pelas crianças com contextos preparados pelos professores e oficinas temáticas, mais presentes na pré-escola, em que as crianças têm autonomia para escolher em qual ela quer participar, como divulga a Prefeitura de Vitória.
Já no ensino fundamental, que contempla estudantes de 6 a 14 anos, o currículo articula os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física, Arte, Ciências, Geografia, Matemática e História, além de práticas educativas chamadas de Tutoria e Acolhimento, em conjunto com o Projeto de Vida (1º ao 9º ano), Educação Científica e Tecnologica, Orientação de Estudos e Disciplinas Eletivas.
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