A Americanas SA, grupo dono das Lojas Americanas que está em recuperação judicial, deu o primeiro passo para vender a rede de mercados Hortifruti, fundada no Espírito Santo. O conglomerado contratou uma empresa para prospectar interessados em adquirir a marca, presente em todos os Estados da região Sudeste do país.
Desde que a recuperação judicial da Americanas teve início em janeiro deste ano, após ser identificado um rombo de R$ 20 bilhões nas contas, a possível venda da Hortifruti vinha sendo ventilada como uma das alternativas para abater as dívidas do grupo. Em fevereiro, porém, a Americanas SA enviou um comunicado ao mercado negando qualquer negociação do tipo.
Mas, se antes não estava, agora a venda da rede está definitivamente na mesa. A Americanas contratou o Citigroup para avaliar interessados e estruturar detalhes da venda, como avaliar o atual valor de mercado da rede.
Através do Citi, a Americanas iniciou no fim de maio o processo de market sounding (aproximação com o mercado) com o intuito de alcançar interessados.
A Hortifruti possui uma rede com cerca de 70 lojas espalhadas em quatro Estados. Em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, as unidades usam bandeira Hortifruti. Já em São Paulo é utilizada a marca Natural da Terra.
Para se desfazer do Hortifruti Natural da Terra (HNT), a Americanas colocará os ativos em uma Unidade Produtiva Isolada (UPI), instrumento comum em processos de recuperação judicial.
Um entrave inicial encontrado por investidores é a falta de dados precisos sobre a operação da rede Hortifruti Natural da Terra. De acordo com a Coluna Broadcast, do Estadão, a rede não tem CNPJ próprio e está totalmente incorporada à Americanas.
Dessa forma, a negociação com interessados encontra barreiras, como a ausência de um balanço financeiro separado da HNT. Caberá ao Citi agora desmembrar os dados da rede de mercados dos balanços da Americanas para apresentar a investidores.
Ainda não há possíveis valores para a venda, mas cabe lembrar que a rede foi comprada pela Americanas há apenas dois anos, em agosto de 2021, tendo o grupo na época fechado o negócio por R$ 2,1 bilhões.
Além da rede Hortifruti Natural da Terra, a Americanas SA deu início ao processo de venda de outras marcas. Em maio, a empresa comunicou ao mercado que também estava iniciando conversas com potenciais interessados no grupo Uni.co.
O grupo é uma referência em varejo especializado de franquias no Brasil e dono das marcas Puket, Imaginarium, MinD e Lovebrands. A Americanas comprou 70% do Uni.co em 2021.
Para a venda das marcas do grupo Uni.co, a Americanas também contratou o Citigroup como assessor financeiro.
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