
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vai realizar um pente-fino na concessão de benefícios por suspeitas de fraude. Pelo menos 700 mil segurados já foram notificados de que correm risco de perder benefícios por falta de regularização cadastral.
O intuito é revisar os pagamentos de aposentados e pensionistas que têm documentos em falta no cadastro de concessão do benefício, identificar os recebimentos indevidos e, dessa forma, encontrar recursos para novos programas.
A carta enviada pelo órgão tem a marca da Previdência Social, contém o nome e o número do CPF do beneficiário, além de dar instruções sobre como proceder (exemplo da carta na imagem).

TIRA-DÚVIDAS
Quem pode receber a carta do INSS?
Qualquer segurado que estiver com alguma desatualização ou fora das regras de concessão do benefício.
O que devo fazer se receber a carta?
Depois de receber a carta é preciso responder aos pedidos que foram feitos pelo INSS. O segurado deve ligar para o telefone 135 ou acessar o Meu INSS (no aplicativo pelo site gov.br/meuinss) para agendar o atendimento. Pelo 135 é possível marcar a apresentação dos documentos originais e a entrega das cópias na agência mais próxima.
Mesmo que a agência esteja fechada devido à pandemia, haverá uma urna para a entrega apenas das cópias da documentação em envelope lacrado. O atendimento do 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Qual o prazo para apresentar os documentos após receber a carta?
Quem receber a carta de convocação deve responder dentro do prazo de 60 dias. Mas o INSS avisa que pode indeferir o pedido se não houver resposta em até 30 dias
Posso comparecer ao INSS sem agendamento prévio?
As agências da Previdência não vão atender quem for aos locais sem agendamento.
O que acontece se eu não responder a carta?
O pagamento do benefício poderá ser suspenso após o fim do prazo de 60 dias e, se em 30 dias após a suspensão o segurado não se manifestar, o benefício será cancelado.
Após o cancelamento, é preciso iniciar um processo administrativo e até judicial para recuperar o benefício.
Como evitar cair em fraudes
Golpistas se aproveitam de aplicativos de mensagens como o WhatsApp para fazer contato com os segurados. Por isso, o INSS informa que não faz contato por aplicativos de mensagens e não utiliza esse recurso para pedir informações, números de documentos ou fotos para os segurados.
*Com informações da Folha de São Paulo
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