O início das operações da internet 5G está prevista para chegar ao Espírito Santo no dia 29 de agosto deste ano, mas nem todos os modelos de aparelhos celulares são compatíveis com a nova rede homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo a agência, os usuários devem conferir a lista de modelos antes de comprarem um novo celular. Ao todo, a rede 5G tem aparelhos habilitados para rodar na chamada rede standalone (SA), que é 5G puro e permite velocidades acima de 1 GB por segundo.
Além disso, há outras duas redes 5G. A principal delas é o 5G DSS, que usa a frequência do 4G e permite velocidades menores. Há ainda o 5G non standalone (NSA), que usa antenas 5G e centrais de rede do 4G.
Se somar as tecnologias SA, DSS e NSA, há até o momento 82 modelos que são compatíveis com a rede 5G. Mas só alguns modelos são aptos a rodar com o 5G puro (SA).
Para o doutor em Telecomunicações e engenheiro eletricista Jessé Gomes, à princípio a compra de novos equipamentos só vale a pena se a pessoa realmente tiver recursos financeiros porque, mesmo com o aparelho novo, ela pode não viver essa nova experiência de uso.
“Inicialmente, a cobertura da internet 5G não vai ser tão ampla. Ou seja, não vai pegar em toda a cidade de Vitória. Isso porque os custos para as operadoras seria muito alto. Para elas, vale a pena instalar a tecnologia apenas em locais populosos, onde a demanda é garantida, e não em locais onde não tem demanda”, explica.
O engenheiro também salienta que os aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G terão um impacto inflacionário por trazerem uma tecnologia nova para o país.
“Uma tecnologia nova, onde a maioria dos produtos são importados, tende a ser mais cara. A expectativa é que, aos poucos, esse sinal chegue a outros municípios e se expanda em todo o Brasil. Mas, enquanto isso não acontecer, vai contribuir para a alta dos preços dos celulares”, comenta.
Para o engenheiro da computação, Otávio Lube, uma dica para os usuários que querem ter uma experiência com a internet 5G até o final de 2022 é ficar atento às promoções previstas.
“Não apenas como especialista, mas como consumidor, a minha sugestão é esperar promoções que vão acontecer até o final do ano. Liquidações da Black Friday, Natal e outras. Provavelmente, as marcas vão oferecer boas oportunidades”, orienta.
Enquanto os aparelhos 5G ficam mais caros, por outro lado, a tendência é que os aparelhos com tecnologia 4G diminuam de valor.
“Assim como 2G e o 3G, os aparelhos 4G, em um futuro próximo, ficarão obsoletos. No momento, com a chegada do 5G, o preço deles vai ficar mais acessível. Isso porque a tendência é que os dispositivos sejam fabricados com essa nova tecnologia daqui pra frente no Brasil”, finaliza.
APPLE
SAMSUNG
MOTOROLA
XIAOMI
REALME
HDM GLOBAL
LENOVO
POSITIVO
TCL MOBILE
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta