A Gazeta - bq42v36q

O caminho por 11 cidades de ferrovia abandonada no ES; veja infográfico

Registros da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em bairros cortados pela linha férrea revelam parte da história e evidenciam os problemas

Tempo de leitura: 2min
Vitória
Publicado em 25/09/2023 às 16h13

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que corta 11 municípios capixabas, tem uma história centenária no Espírito Santo, que começou a ser construída no final do século XIX.

Naquele período, a primeira parte da linha férrea foi incluída no trecho entre Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

Já o governo do Espírito Santo, que visava ao escoamento da produção de café até o Porto de Vitória, projetou a construção do ramal de Cachoeiro de Itapemirim até a Capital. Os dois trechos foram iniciados por empresas públicas, mas depois adquiridos e concluídos pela Leopoldina Railway, companhia inglesa que assumiu o controle das linhas férreas e estações.

Estação Ferroviária Leopoldina, em Argolas, Vila Velha
Em 1912, a Estação Leopoldina, em Argolas, Vila Velha, estava no auge. Crédito: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Na década de 1950, a chamada Estrada de Ferro Leopoldina foi incorporada pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e ficou sob responsabilidade da União até a implementação do Programa Nacional de Desestatização, no qual o sistema ferroviário foi incluído em 1992.

Quatro anos mais tarde, a ferrovia foi concedida à iniciativa privada por um período de 30 anos e recebeu o nome atual. Além do Espírito Santo, a FCA passa por Minas Gerais, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.

História e problemas de cada trecho da ferrovia

Clique nos ícones dentro dos infográficos para saber os detalhes da história e do estado atual de conservação da  Ferrovia Centro-Atlântica em cada cidade.

Em território capixaba, os 250 quilômetros da ferrovia estão sob gestão da VLI (Valor da Logística Integrada), que, após um período de utilização do traçado, não manifesta mais interesse no uso dos ramais sob argumento de inviabilidade econômica.

Matéria especial sobre ferrovias
Em Viana,  há sucateamento de vagões e mato crescendo sobre os trilhos . Crédito: Fernando Madeira

Com exceção de estações mantidas pelas administrações municipais e algumas iniciativas pontuais de manutenção dos trilhos, a FCA no Espírito Santo é um retrato do abandono. Na Grande Vitória, por exemplo, apenas a parada do trem em Viana está preservada. Confira mais detalhes ao clicar nos tópicos das cidades no infográfico. 

Seguindo para a Região Serrana, a ferrovia tem um traçado permeado pela Mata Atlântica, o que por muito tempo foi um atrativo no transporte de passageiros e, mais tarde, no projeto turístico "Trem das Montanhas". Atualmente, o que está em bom estado de conservação na linha férrea é resultado de manutenção das administrações municipais.

Matéria especial sobre ferrovias
Estação de Matilde, em Alfredo Chaves. Crédito: Fernando Madeira

A FCA finaliza seu traçado no Sul capixaba, região que cresceu economicamente com a ferrovia e, agora, lamenta o abandono.

Na memória de moradores e ex-ferroviários, há a lembrança de um tempo de prosperidade conduzida pelas linhas do trem, que hoje são apenas vestígios de um período economicamente ativo. 

Matéria especial sobre ferrovias
Pontilhão de Atílio Vivácqua. Crédito: Fernando Madeira

Estações ferroviárias no ES

Matéria especial sobre ferrovias
Estação de Viana. Fernando Madeira
Matéria especial sobre ferrovias
Estação de Domingos Martins. Fernando Madeira
Matéria especial sobre ferrovias
Estação de Muqui. Fernando Madeira
Matéria especial sobre ferrovias
Estação de Mimoso do Sul. Fernando Madeira
Matéria especial sobre ferrovias
Estação de Matilde, em Alfredo Chaves. Fernando Madeira
Matéria especial sobre ferrovias
Estação da sede de Marechal Floriano. Fernando Madeira
Matéria especial sobre ferrovias
Estação de Atílio Vivácqua. Fernando Madeira
Estação de Araguaia, Marechal Floriano
Estação de Araguaia, em Marechal Floriano. Matéria especial sobre ferrovias
Matéria especial sobre ferrovias
Estação de Cachoeiro de Itapemirim. Fernando Madeira
Estação de Cachoeiro de Itapemirim
Estação de Cachoeiro de Itapemirim
Estação de Cachoeiro de Itapemirim
Estação de Cachoeiro de Itapemirim
Estação de Cachoeiro de Itapemirim
Estação de Cachoeiro de Itapemirim
Estação de Cachoeiro de Itapemirim
Estação de Cachoeiro de Itapemirim
Estação de Cachoeiro de Itapemirim

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.