Santa Leopoldina debaixo d'água
A cidade de Santa Leopoldina está alagada. Segundo a Defesa Civil Estadual, a ES 080, que dá acesso ao município, está interditada.
Cariacica: desabamento deixa três feridos
A Defesa Civil de Cariacica registrou pontos de alagamento em Vila Rica e Novo Horizonte. A Defesa ainda informa que às 2h desta quinta-feira (14) recebeu chamado de desabamento de uma residência e realizou atendimento junto ao Corpo de Bombeiros a uma família em Porto Novo. As três pessoas foram encaminhadas para o Hospital São Lucas. Em caso de emergência, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil de Cariacica pelo 98831-6000.
Vídeo: carro é soterrado em Domingos Martins
Em Campinho, Domingos Martins, pouco depois de meia-noite desta quinta-feira (14), um deslizamento atingiu a garagem de um prédio. A laje cedeu e um veículo foi soterrado. Ninguém se feriu.
Aulas suspensas na Ufes na manhã desta 5ª feira
Em seu site, a Ufes informou que "devido à continuidade das chuvas na região da Grande Vitória, estão suspensas as atividades acadêmicas do turno da manhã desta quinta-feira (14) nos campi de Goiabeiras e Maruípe. No decorrer da manhã, serão avaliadas as condições de manutenção das aulas nos turnos vespertino e noturno, bem como o funcionamento dos Restaurantes Universitários. No campus de Alegre, as atividades acadêmicas estão suspensas desde terça-feira, 12, devido aos muitos estragos provocados pelas fortes chuvas e pelo vendaval ocorridos no município. Já no campus de São Mateus, todas as atividades estão mantidas."
PA de Cobilândia permanece fechado
Fechado desde a tarde de quarta-feira (13), o Pronto-Atendimento de Cobilândia, em Vila Velha, permanece sem realizar atendimento nesta quinta-feira (14), segundo a prefeitura. A unidade foi fechada devido à água das intensas chuvas no bairro atingir o nível máximo estipulado para a segurança de pacientes e servidores.
Pane em semáforos na 101, na Serra
Devido às fortes chuvas, teve pane nos semáforos da BR 101 na altura dos bairros Nova Carapina, Taquara e Serra Sede..
BR 101 com interdição em Viana
O ponto de interdição na rodovia federal é na altura do bairro Universal, em Viana. No sentido Vitória - Guarapari a pista está totalmente interditada. Já no sentido oposto, o trânsito está liberado em apenas uma faixa.
A partir de agora acompanhe a cobertura desta 5ª feira dos reflexos da chuva
Interdições, deslizamentos, alagamentos. Confira as consequências das fortes chuvas no Estado
Vitória registra 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas
Em Vitória, choveu mais em um dia do que a média prevista para todo o mês de novembro. A Defesa Civil de Vitória informou, nesta quarta-feira (13), que a Capital registrou mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O volume previsto para o mês era de 181 milímetros, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Prefeitura emitiu um alerta para o risco de deslizamento em encostas e áreas de risco devido ao intenso volume de chuva.
Vila Velha suspende aulas em 40 escolas
As aulas em 40 escolas de Vila Velha serão suspensas nesta quinta-feira (14), devido às chuvas e alagamentos no município. A prefeitura informou que a decisão foi tomada devido as más condições das unidades de ensino. A prefeitura destacou que algumas regiões ficaram inacessíveis para alunos, pais, responsáveis e profissionais das unidades. Cerca de 17 mil alunos ficaram sem aulas nesta quarta-feira (13). Outras 61 escolas tiveram aulas normalmente.
Fecomércio estima prejuízo de R$ 15 milhões por causa da chuva
Por conta dos impactos da chuva intensa que atingiu a Grande Vitória, o comércio capixaba deixou de faturar mais de R$ 15 milhões nesta quarta-feira (13). A informação é do José Lino Sepulcri, presidente da Federação do Comércio no Espírito Santo (Fecomércio-ES). Em entrevista à reportagem de A Gazeta, José Lino afirmou que as chuvas torrenciais que caem desde esta madrugada trouxeram graves prejuízos para o comércio na Grande Vitória, especialmente em Vila Velha, por ser um município situado em uma região mais baixa.
Fotojornalismo: Chuva deixa ruas de Vila Velha alagadas
Comércio, posto de saúde e creche alagados no Norte
Em Linhares, casas, escolas, postos de saúde, comércio e várias ruas de diversos bairros ficaram alagadas nesta quarta-feira (13). Um problema que, além de incomodar, também preocupa os moradores. “O meu comércio já está no mesmo lugar há 44 anos, então já tem 44 anos que a gente assiste esse episódio se repetir a cada chuva. A gente não pode nem reclamar que choveu, mas infelizmente isso já poderia ter sido resolvido”, comentou o empresário Mauro Rossoni, que possui uma distribuidora de gás no Centro de Linhares.
Chuva em Vila Velha: veja bairros alagados
10 bairros do município de Vila Velha continuam alagados devido as forte chuvas que atingem o Espírito Santo desde a noite desta terça-feira (12). São eles: Cristóvão Colombo, Coqueiral de Itaparica, Guaranhuns, Nossa Senhora da Penha, Ibes, Itapuã, Gloria, Aribiri, Divino Espírito Santo e a Grande Cobilândia, sendo esse último o local mais afetado.
PA de Cobilândia fecha as portas
O Pronto Atendimento de Cobilândia, em Vila Velha, foi fechado na tarde desta quarta-feira (13) em virtude das fortes chuvas que atingiram o bairro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Vila Velha (Semsa), o volume de água atingiu o nível máximo estipulado para a segurança de pacientes e servidores. Apesar da medida, no momento de fechamento da unidade havia apenas um paciente no local, que foi transferido para a unidade da Glória, apresentando quadro de saúde estável.
Pinto sobrevive à chuva
Um pintinho viajou 114 quilômetros escondido no para-lama de um carro e sobreviveu à chuva do Espírito Santo. A ex-prefeita Maria Albertina saiu de Rio Novo do Sul e foi até Vitória. No meio do caminho, ouviu um piado; o bichinho sobreviveu aos alagamentos do trajeto . Maria Albertina adotou o pintinho. Agora, ele vai para casa dela em segurança e já ganhou até nome. “Ele vai se chamar Noé, porque sobreviveu a esta chuva. Vou levá-lo para casa e ele vai morar comigo”, pontuou.
Bairro debaixo d'água em Cariacica
Várias ruas do bairro Vasco da Gama, em Cariacica, estão alagadas.
ES: de altas temperaturas a chuvas fortes em poucos dias
Em poucos dias, o Estado passou do calorão de 40°C para queda de temperatura e fortes chuvas. O biólogo e comentarista da Rádio CBN Vitória (92,5 FM), Marco Bravo, explicou que as motivações para os extremos climáticos e afirmou: "É preciso planejamento e cooperação coletiva para encarar as mudanças climáticas que podem ficar cada vez mais extremas nos próximos anos". Ele citou a mudança de temperatura em Alegre, que registrou ventos na velocidade acima de 60 km/h e afirmou que é necessário prevenção e para que problemas não sejam acentuados.
Vila Velha alerta para risco de doenças
Por conta dos alagamentos em várias cidades da Grande Vitória, a Prefeitura de Vila Velha alertou nesta tarde que os moradores devem se prevenir para evitar doenças como leptospirose, hepatite A, febre tifoide e infecções gastrointestinais, além da proliferação de mosquitos, principalmente o transmissor da dengue. O órgão recomenda que as pessoas não consumam alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água da chuva. A orientação é válida também para produtos de higiene, como sabonete, pasta de dente e xampu, entre outros, que devem ser descartados e, portanto, não utilizados.
Moradora de Viana tem medo de perder mercadorias
Dona Tereza Simon Otto, de 72 anos, é pensionista e tem em um bazar no bairro Industrial, em Viana, e sempre sofre quando o Rio Formate transborda. Neste momento, ela vigia o nível da água com medo de perder as mercadorias.
Transcol enfrenta atrasos
A Ceturb-ES informou nesta tarde que a circulação dos ônibus do Transcol continua difícil por conta de diversos pontos de alagamento em toda a região da Grande Vitória. Várias vias importantes estão alagadas, o que obriga algumas linhas a utilizarem rotas alternativas. Todas as linhas troncais estão prejudicadas e atrasos são esperados.
Alerta de chuva permanece
Dois institutos de meteorologia reforçaram o alerta de chuvas intensas para todo o Espírito Santo nesta quarta-feira (13). O aviso é válido até as 23h59 desta quarta, e chama atenção para chuvas de moderada a forte intensidade, o que poderá acarretar em acumulados elevados ao final do dia. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que diz que a adversidade pode atingir todos os municípios do Estado.
Muro desaba e atinga casa em Vitória
Com as fortes chuvas que atingem a Grande Vitória, um deslizamento de terra no Bairro São Benedito, em Vitória, derrubou um muro, destruiu parte de uma casa e deixou outros três imóveis interditados no final da manhã desta quarta-feira (13). A informação foi passada pelo Corpo de Bombeiros.
Árvore cai e interdita viaduto em Vila Velha
Uma árvore caiu na entrada do viaduto de Rio Marinho, entre Vila Velha e Cariacica. A via é do bairo Cobi do Meio para Rio Marinho. Os restos da árvore devem ser retirados pela prefeitura. O Corpo de Bombeiros está no local cortando as árvores que caíram.
Árvore cai e interrompe pista
Uma árvore caiu na Rodovia Norte Sul, em Jardim Camburi, próximo a divisa com a Serra. Um fotógrafo de A Gazeta que esteve no local constatou que dois motoristas que passavam pelo local cortaram os galhos com um facão. A Polícia Militar aguarda a chegada do Corpo de Bombeiros para fazer a retirada dos galhos da árvore.
Faculdades particulares cancelam aulas
Por volta das 15h21 desta quarta-feira (13), a faculdade Multivix informou que, em virtude das fortes chuvas, as aulas do período noturno de hoje, nas unidades da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica) estão canceladas. As aulas da Faesa do período noturno nos campi Vitória e Cariacica também foram canceladas nesta quarta-feira.
Mais campi sem aulas
Após os campi de Serra, Vila Velha e Viana suspenderem as aulas em decorrência da chuva, outro campus do Ifes precisou interromper as atividades ,desta vez em Cariacica. Já em Vitória, houve aula e expediente pela manhã desta quarta-feira (13), mas não haverá nos turnos da tarde e noite. Em Guarapari, as aulas não foram afetadas e a programação letiva está mantida.
BR 101: pista liberada na Serra
O trecho do km 265,5 da BR 101, em Laranjeiras, que estava com pista central interditada na manhã desta quarta-feira (13) devido à chuva já está totalmente liberado, segundo a Eco101.
Muro desaba e atinge casa em São Benedito
Parte de uma casa foi atingida por um muro que desabou no bairro São Benedito, em Vitória, na manhã desta quarta-feira (13). Segundo a servente Dalva Neves Santos, 51, dona da casa atingida, ninguém se feriu. "O muro do meu vizinho atingiu uma parte da casa onde eu estava sozinha. Eu estava dormindo na hora. Na outra parte da casa, que não foi atingida, estavam meu filho, minha nora e as duas filhas dela. Ninguém se machucou, graças a Deus", disse.
BR 101, em Viana: pista segue interditada
No km 298, próximo ao bairro Vila Betânia / Marcílio de Noronha, em Viana, as pistas da rodovia estão totalmente interditadas. Já no km 302, próximo ao Bairro Universal, no mesmo município, a pista da BR 101 sentido Norte está com uma faixa liberada.
Cariacica: casa é atingida por parte de rua
Em Cariacica, uma casa que fica logo abaixo de uma rua foi atingida depois que parte da via cedeu, no bairro Itaquari. Segundo informações iniciais, ninguém se feriu.
Comerciantes de Porto Santana: prejuízos
Em Porto Santana, Cariacica, muitos estabelecimentos comerciais não abriram as portas por conta das fortes chuvas. Os comerciantes que estão trabalhando afirmam que o movimento está fraco devido à chuva. Eles relatam prejuízos.
Planalto Serrano debaixo d'água
Por causa das fortes chuvas que atingem a Grande Vitória, o bairro Planalto Serrano, na Serra, ficou debaixo d'água , com ruas completamente alagadas. A água da chuva chegou quase ao teto dos carros.
Ufes suspende aulas em Goiabeiras e Maruípe
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) suspendeu todas as atividades acadêmicas previstas para os campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, por conta das fortes chuvas que atingem o Estado desde as primeiras horas desta quarta-feira (13). Em nota publicada nesta quarta-feira, a Ufes informou a suspensão das aulas. Os restaurantes universitários abrirão normalmente para o serviço de almoço, mas não haverá fornecimento de jantar. Em relação às atividades administrativas, a manutenção ou suspensão ficará a cargo de cada centro, pró-reitoria ou unidade, conforme as condições de funcionamento do setor.
Deslizamento em São Benedito interdita 3 casas
Informações iniciais do Corpo de Bombeiros indicam deslizamento no bairro São benedito, em Vitória. Três casas precisaram ser interditadas e dez pessoas estão desalojadas. Mais informações em instantes.
Hucam suspende parcialmente atendimentos
Em nota enviada à imprensa, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), em Vitória, informou que teve que suspender, na manhã desta quarta-feira (13), os serviços da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos por causa da queda de parte do forro da unidade, que não deixou feridos. O problema ocorreu devido às fortes chuvas que caem em Vitória. O hospital entrará em contato com os pacientes para remarcar os exames que ocorreriam nesta manhã. O Hucam também relatou ter registrado goteiras na enfermaria do quarto andar, onde também há homens trabalhando para resolver o problema. A origem deste vazamento também já foi estancada e, segundo a assessoria, não foi necessária a interdição de leitos.
Vale libera funcionários para trabalhar em casa nesta 4ª feira
A mineradora Vale informou, por nota, que "em função das fortes chuvas, a Vale flexibilizou o horário para que empregados com atividades administrativas trabalhem em regime de home office nesta quarta-feira (13), evitando assim o translado em horários de picos pelas vias da Grande Vitória".
Volta a chover forte em Vila Velha
Voltou a chover forte em Vila Velha, na região da Grande Cobilândia, na manhã desta quarta-feira (13). O município já é castigado pelas fortes chuvas que atingem a Grande Vitória, com ruas alagadas e moradores no prejuízo.
Moradores fecham rua em Cariacica
Em alguns pontos de Nova América, em Cariacica, moradores estão colocando objetos no meio da rua para impedir a passagem dos carros que jogam água para dentro das residências. A Rua Valério Coser foi interditada com objetos colocados por moradores
Casa alagada em Nova América: abrigo na casa de amigo
O pedreiro Elisandro Carlos, 46, morador de Nova América, em Cariacica, perdeu móveis por causa de alagamento. "Às 4 horas da manhã já estava tudo alagado. Entraram 20 cm de água na minha casa. Perdi guarda-roupas e outros móveis. Agora é ir para a casa de um amigo".
Queda de árvores impede retorno para a Lindenberg
Caíram duas arvores na Avenida Iracy Corteletti, na descida do bairro Nova América , em Cariacica. A queda das árvores está impedindo a passagem dos veículos que fazem o retorno para voltaram para a Avenida Carlos Lindenberg.
Pontos de alagamento na Avenida Carlos Lindenberg
Motoristas que transitam pela Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, na manhã desta quarta-feira 913) devem ter atenção. A via está com vários pontos de alagamento.
Vila Velha: Ruas alagadas em Alecrim
No bairro Alecrim, em Vila Velha, que fica às margens da Avenida Carlos Lindenberg, o acesso ao bairro está completamente alagado.
Serra: ruas congestionadas em bairros às margens da BR 101
Devido ao alagamento que interdita pista central e deixa trânsito lento nas pistas laterais da BR 101, na Serra, as ruas no interior dos bairros às margens da rodovia também estão congestionadas. Em Laranjeiras Velha, trânsito intenso nas ruas do bairro
Vila Velha: posto de saúde fechado
Devido às fortes chuvas que atingem a Grande Vitória, a unidade de saúde de Jardim Marilândia, em Vila Velha, está fechada. Segundo a prefeitura, as consultas serão remarcadas. Confira vídeo que mostra situação no bairro:
Atenção estudantes do Ifes
Em virtude das fortes chuvas que atingem a região metropolitana de Vitória nesta quarta-feira (13), e provocaram diversos alagamentos, alguns campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão com atividades suspensas. Os campi Serra, Viana e Vila Velha suspenderam todas as atividades do dia e o Campus Cariacica suspendeu as atividades desta manhã. Os campi Guarapari e Vitória mantém as atividades em todos os cursos.
Aulas mantidas
Por meio da assessoria de imprensa, a Faesa informou que as aulas estão mantidas nesta manhã. Entretanto, os alunos que não conseguirem chegar em decorrência das chuvas não serão prejudicados.
Aulas mantidas na rede municipal em vitória
Na capital capixaba, as aulas estão mantidas nessa manhã chuvosa. A orientação da Secretaria de Educação de Vitória orienta que alunos que não conseguiram eventualmente chegar aos colégios, assim como pais de alunos, procurem as respectivas diretorias dos colégios para reposição do dia letivo perdido.
Terceira Ponte parada
A Terceira Ponte está parada no sentido Vitória, segundo motoristas. Trânsito muito lento.
Serra: trânsito flui na ES 010 e Norte Sul
Quem estiver seguindo da Serra para Vitória, uma alternativa é seguir pelas rodovias ES 010 e Norte Sul, que está fluindo.
Caminhoneiro fica 3 horas parado na BR 101
José Genivaldo da Silva ficou três horas preso no trânsito na BR 101, na Serra. "Cheguei aqui às 5h45 e já estava tudo parado. Agora é esperar. Já passei uma outra vez aqui e aconteceu a mesma coisa. Passei a noite carregando o caminhão e quero voltar pra descansar", desabafou.
UVV: aulas mantidas; provas e exercícios remarcados
A Universidade de Vila Velha (UVV) informou que "as atividades acadêmicas desta quarta-feira (13) estão mantidas, exceto para avaliações ou demais atividades pontuadas, que serão reagendadas pela coordenação de cada curso. Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) coordenador(a) de seu curso".
Atualização: interdições na BR 101
Na BR-101, o km 265,5 (Laranjeiras, Serra): Os dois sentidos da pista central e o sentido Norte da pista lateral estão interditados. Trânsito com lentidão na pista lateral Sul. Já em Viana, o km 298 da BR 101 está com as pistas totalmente interditadas. No km 302, a pista no sentido Norte está interditada.
BR 101 (Viana): interdição de pista
Em Viana, interdição no km 298, próximo à Real Café, no sentido Viana. A pista lateral da rodovia está interditada e a pista central com lentidão no trânsito. O km 302 da BR 101, no sentido vitória, também está com a pista interditada.
BR 101 (Serra): pista central interditada
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na altura de Laranjeiras, a pista central da rodovia está interditada no km 265. Pistas laterais estão com lentidão no trânsito.
Terceira Ponte: trânsito lento
O acesso à Terceira Ponte pela Rua Antônio Ataíde está com ponto de alagamento. Na ponte, o trânsito está lento, mas flui, segundo imagens de câmeras da Rodosol.
Aulas canceladas no Ifes (Serra)
Em seu site, o campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo informa que não haverá aula para os alunos do turno matutino nesta quarta-feira (13) em função das fortes chuvas.
Parados na BR 101
Ônibus com cerca de 20 pacientes que saíram de Vila Valério para realizarem consultas na Grande Vitória está parado na BR 101, que também tem muitos pontos de alagamento.
Transporte Urbano
Acessos ao Terminal Laranjeiras, na Serra, é bastante complicado e os passageiros encontram poucos ônibus disponíveis. Chuvas na Grande Vitória atrapalham as chegadas e saídas dos coletivos, além da circulação por conta dos muitos pontos de alagamento.
Interdição de pistas da BR 101 em Viana e Serra
Segundo a concessionária Eco101, que administra a BR 101, a rodovia está com a pista central interditada na altura de Laranjeiras, na Serra. Em Viana, há pistas laterais interditadas. Confira os trechos:
Fotojornalismo: chuva deixa vários pontos alagados na Grande Vitória
Valão transbordou em Cariacica
Por causa do grande volume de chuva no município, um valão no bairro Porto de Cariacica transbordou
Parado desde 5h30 da manhã na BR 101
Leônidas Ferreira, caminhoneiro, está preso no trânsito na BR 101 desde 5h30. "Até saí do caminhão. Cansei de ficar sentado. A gente acorda cedo e passar por uma situação dessas. O poder público não faz nada pela gente, que paga um pedágio caro"
Defesa Civil do ES em alerta!
A Defesa Civil do Espírito Santo enviou boletim com informações sobre chuva na Grande Vitória e informou que o estado é de alerta. Em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana choveu 345,65 milímetros nas últimas 24 horas.
Pontos de alagamento na BR 101
Pista central da rodovia está interditada na altura de Laranjeiras, na Serra
Em Cobilândia, ruas alagadas
As ruas e avenidas de Cobilândia, em Vila Velha, estão alagadas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
Entre para receber conteúdo exclusivo.
A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.