A Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus) suspendeu as visitas nos presídios e também o trabalho que alguns presos realizam fora das unidades prisionais. A medida começa a valer a partir desta quarta-feira (1º).
A decisão foi tomada devido ao aumento do número de pessoas diagnosticados da Covid-19 no Estado. Já são 97 casos, segundo a Secretaria de Saúde.
O número de visitantes aos detentos já havia sido restringido pela Sejus, além da suspensão de algumas atividades de trabalho. Segundo o subsecretário do sistema prisional, Alessandro Ferreira, a medida mais rígida tem como objetivo reduzir os riscos de contaminação dos internos e dos familiares e prevenir a disseminação do novo coronavírus dentro da unidade prisional.
Os familiares que precisarem de alguma informação podem entrar em contato com a unidade prisional via e-mail. A lista com os endereços eletrônicos está disponível em: https://sejus.es.gov.br/unidades-prisionais.
A Sejus também decidiu suspender as atividades de presos que realizam trabalhos externos. A medida se deve ao fato deles transitarem nas ruas e, com isso, estarem expostos ao novo coronavírus.
Outras medidas também foram estabelecidas pela prevenção da doença dentro das unidades prisionais. "A limpeza foi reforçada e servidores receberam orientações sobre o novo Coronavírus, além de medidas de prevenção. Os internos de diversas unidades também participaram de palestras de conscientização e receberam instruções sobre a doença, cuidados e prevenção", disse a Sejus, por meio de nota.
A OAB-ES entrou com um pedido de relaxamento de prisão para determinados grupos de detentos na última terça-feira (31). O habeas corpus coletivo pede a liberação de grávidas, mães ou responsáveis por crianças de até 12 anos, ou com deficiência, idosos e indígenas.
Estão inclusos também pessoas do grupo de risco do coronavírus por causa de alguma enfermidade, como diabéticos, tuberculosos, pessoas com câncer e doenças cardiovasculares, soropositivos para HIV, entre outros. O pedido ainda não foi avaliado pela Secretaria de Justiça ou Tribunal de Justiça do ES.
Com relação ao Covid-19, a Sejus informa que as equipes de saúde receberam treinamento e orientação quanto à especificidade da doença e a como proceder em casos suspeitos, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Para evitar contágios de diversas doenças no ambiente prisional, celas de isolamento para casos de sintomas virais são utilizadas em todas as unidades do Estado como reforço ao protocolo estabelecido para controle e prevenção do novo Coronavírus.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta